"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sábado, 18 de abril de 2009

UM DIA PARA REFLETIR E APRENDER SOBRE SER ÍNDIO!


Com certeza ficará na memória de todos os alunos da Escola John Kennedy, bem como dos professores, diretores, coordenadores e da própria secretária de educação que nos acompanhou na aula-passeio, as lições aprendidas com os Guerreiros Xukuru do Ororubá, em particular, pelo Cacique Marcos Xukuru (foto) que nos recebeu junto com outras lideranças (como o Seu Dedé, uma figura inesquecível), e expôs de forma terna e serena a História de luta de seu povo. D. Zenilda (mãe do Cacique) serena e receptiva, D. Maria com os artesanatos, a irmã do cacique e todos que nos acolheram de forma tão amigável!

A luta do povo Xukuru não é uma luta por apropriações capitalistas, mas, pela afirmação de sua cultura, de seus costumes, de sua forma diferenciada de viver.

Estamos completamente encantados com tudo que vimos, sentimos e ouvimos. A magia da Serra do Ororubá é capaz de sensiblizar até os mais desligados dos seres.


Postaremos as fotos o quanto antes.


No mais, de minha parte, vou continuar curtindo a sensação de estar ouvindo a Mãe Terra e o canto de seus legítimos filhos!!


Até!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails