"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

segunda-feira, 27 de abril de 2009

PRECONCEITO: ESTÁ SERVIDO/A?

O texto abaixo foi publicado em um desses milhares de sites que há na internet, todavia, dessa vez, não farei a propaganda. Trata-se da visão, preconceituosa, arrogante e discriminatória de um "cidadão" do sudeste para com nossos índios.
Esta republicação que faço tem o intuito de discutir a questão, obter a opinião dos leitores deste blog, alguns por sinal, educadores, para quem sabe, apontarmos quais são as saídas e caminho no combate a essa visão esteriotipada que muitos tem acerca dos nordestinos, pernambucanos e ÍNDIOS!

"A foto está na capa do Estadão de hoje (03/01/2007). A legenda indica que se trata de Marcos de Araújo, cacique xucuru, na solenidade da chegada do 'Programa Luz para Todos', que leva eletricidade a 5 milhões de pessoas.O excelente sítio Povos Indígenas do Brasil, cujos únicos defeitos são a falta de atualização e de mapas localizando os grupos indígenas, informa que os xucuru contavam em 1996-1999 com cerca de 8.000 indivíduos distribuídos entre Alagoas e Pernambuco. Feita por Beto Barata, da Agência Estado, a foto é muito boa. A bananeira pintada no quadro da parede forma um cocar que se encaixa direitinho na cabeça de Lula. O presente que o índio trouxe (ou ganhou?) está numa caixa azul-vivo que pode ter sido comprada em loja de shopping. Seu perfil quase aquilino e o cabelo bem cortado surgindo por debaixo do cocar, juntam-se ao seu nome pouco xucuru para sugerir uma encenação. Com um índio de araque interpelando o presidente que toca no seu cotovelo."

_______________________________

LEIA! REFLITA! R E A J A!

6 comentários:

Warupi disse...

Gostei muito de ter descoberto este blog, e espero poder obter mais informação sobre os projetos educacionais a luz da cultura indigena, além de desejar muito aprender a falar línguas da nossa 1ª civilização brasileira. Para isso peço indicações de como me aproximar desse aprendizado. Parabéns e muita força e harmonia, para que nós brasileiros possamos vivenciarmos um País humano e igualitário. Viva o Povo Brasileiro em toda a sua pluralidade.
Okurindudu@gmail.com, Warupi, Walter Rui Pinheiro.
Saudações Quilombolas

Unknown disse...

É um imenso prazer poder desenvolver um trabalho que conscientiza, e quem sabe, com nossa discursões, humaniza um pouco mias os brasileiros acerca das questões indígenas. Seja muito bem vindo Walter! Estamos à disposição. Postarei em breve as informações que você solicitou.
Abçs.,
Sunamita Oliveira

Doroni Hilgenberg disse...

Prof.

Aqui em Manaus, convivemos quase que diariamente com indios que tem seus acampamentos nos arredores e muitos deles já trabalham até em supermercados e em residencias de familia, numa diversificação
cultural que deveria ser bem aceita, mas não é isso que acontece, pois muitos indios deixam de se dizer "indios" e deixam sua cultura em segundo plano, por causa do preconceito.
Gostei do Blog
Bjs

Anônimo disse...

Caro Prof.

Os "cidadões" do sudeste tem grande apreço e respeito para com os "nossos" indios.
O sudeste jamais tratou seus indios com preconceito, arrogância ou discriminação.
O povo Xukuru tem sido assassinado e massacrado por seus "conterrâneos" (os brancos) em conflitos de terra, estão respondendo a processos e 1 indio já se encontra preso (nunca imaginei que um dia algo assim pudesse acontecer), os coroneis matam, mandam matar e estão soltos por ai e nisso tudo que esta acontecendo no nordeste, o sudeste jamais tomou parte.
Abraços
"Cidadã do Sudeste"

Unknown disse...

Amiga leitora,
A referência que fizemos no texto refere-se apenas a um cidadão do sudeste do Brasil, que com certeza, representa uma pequena parcela de pessoas equivocadas e preconceituosas, que certamente não refletem a posição da maioria dos cidadãos desta região do país.
Obrigada por sua opinião!
Abçs.,
Sunamita Oliveira

Opkrieka disse...

é um grande praze esta aqui aprendendo mais um pouco sobre o meu povo e todos os povos indiginas. todos povos que sofre de todo tipo de discriminação,etinico e cultural, uma abraço a todos!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails