"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

segunda-feira, 27 de abril de 2009

PRECONCEITO: ESTÁ SERVIDO/A?

O texto abaixo foi publicado em um desses milhares de sites que há na internet, todavia, dessa vez, não farei a propaganda. Trata-se da visão, preconceituosa, arrogante e discriminatória de um "cidadão" do sudeste para com nossos índios.
Esta republicação que faço tem o intuito de discutir a questão, obter a opinião dos leitores deste blog, alguns por sinal, educadores, para quem sabe, apontarmos quais são as saídas e caminho no combate a essa visão esteriotipada que muitos tem acerca dos nordestinos, pernambucanos e ÍNDIOS!

"A foto está na capa do Estadão de hoje (03/01/2007). A legenda indica que se trata de Marcos de Araújo, cacique xucuru, na solenidade da chegada do 'Programa Luz para Todos', que leva eletricidade a 5 milhões de pessoas.O excelente sítio Povos Indígenas do Brasil, cujos únicos defeitos são a falta de atualização e de mapas localizando os grupos indígenas, informa que os xucuru contavam em 1996-1999 com cerca de 8.000 indivíduos distribuídos entre Alagoas e Pernambuco. Feita por Beto Barata, da Agência Estado, a foto é muito boa. A bananeira pintada no quadro da parede forma um cocar que se encaixa direitinho na cabeça de Lula. O presente que o índio trouxe (ou ganhou?) está numa caixa azul-vivo que pode ter sido comprada em loja de shopping. Seu perfil quase aquilino e o cabelo bem cortado surgindo por debaixo do cocar, juntam-se ao seu nome pouco xucuru para sugerir uma encenação. Com um índio de araque interpelando o presidente que toca no seu cotovelo."

_______________________________

LEIA! REFLITA! R E A J A!
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails