"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

domingo, 19 de abril de 2009

PARA REFLETIR:

Carta de Agnaldo Xukuru da Prisão
(Presídio Juiz Plácido de Souza, Caruaru/PE).
Caruaru, 06/01/08

Povo Xukuru do Ororubá, guerreiros e guerreiras Xukuru, que a força encantada do reino do Ororubá, esteja com todos e todas neste momento. Escrevo-lhes da prisão, onde com muita dignidade, tento resistir, como fez meu povo, durante estes 507 anos. Estou sofrendo muito, não apenas pelo fato de estar preso, mas por conta de que me tiraram do meio do meu povo, dos costumes e tradições do povo Xukuru. Não permitiram que este ano, eu pudesse estar recebendo com vocês, as forças encantadas do reino do Ororubá.
No entanto não me tiraram algumas coisas que considero essencial: a minha dignidade, o meu amor pelo meu povo, o meu compromisso com a construção do projeto de futuro do meu povo, que significa a construção de um mundo melhor, sem opressores e oprimidos.
Aqueles que nos perseguiram no passado, através dos nossos antepassados, ainda hoje nos perseguem representado pelas elites de Pesqueira, pelos que detém
o poder e com ele, conseguem manipular alguns descomprometidos com a luta do nosso povo e que só pensam em tirar proveito próprio.
São muitas e articuladas as forças contrarias ás nossas lutas, ao nosso povo. Estão cada vez mais tentando atrapalhar o trabalho que nossas lideranças vêm buscando desenvolver. No entanto, esses, que se unem para destruir o povo xukuru, encontram pela frente muitos obstáculos e eis alguns deles:
1° - nossas lideranças não se vendem, apesar de ter em dificuldades financeiras;
2° - somos um povo numeroso e unido, consciente dos direitos e não nos deixamos manipular;
3° - nosso povo conta com uma estrutura de organiza ção sólida, como o CISXO, COPIXO, Conselho de Lideranças, Associação;
4° - temos um cacique dinâmico que trabalha e nos deixa trabalhar e um pajé, que nos ajudou a enxergar e valorizar a força encantada do reino do Ororubá;
5° - temos uma mediunidade preparada para juntos qu ebrar-mos toda força contrárias a nossas lutas.
Gostaria de aqui da prisão, pedir a união de toda força encantada. Agradecer os apoios, as demonstrações de confiança em mim e no companheiro Rinaldo.
Quero ainda afirmar que sou inocente e que acredito na justiça divina. Estou cheio de esperanças que em breve estarei de volta para continuar a luta por dias melhores junto ao meu povo. No entanto, sei que estou pagando um preço alto por estar a frente, junto as demais lideranças, das lutas e conquistas que temos.
Portanto, esse preço pago com muita dignidade e peço apenas, nesse momento, tão difícil que as forças continuem unidas, acreditando na nossa inocência.
Mas gostaria de dizer ainda, prá finalizar:índios) estão morrendo em nosso território nos últimos anos e a maioria delas, através de emboscadas todas no território xukuru e isso precisa ter fim. Chico Quelé foi a primeira vitima, depois de Xikão. Quem está por trás dessas mortes, destes crimes hediondos, precisa pagar por eles, pois se não inocentes acabam pagando sem dever. Nossa grande luta é pela vida, como nos orienta nosso pai Tupã, da qual seremos sempre os grandes promotores e promotoras.
Chega de impunidade! Chegam de perseguição as lideranças e ao povo Xukuru! Aqueles que nos tentam destruir tem que aprender que aprendemos com o
nosso grande professor Xikão: “em cima de medo coragem!”. Com o Cacique Marcos: “diga ao povo que avance!” Com o nosso Pajé que “as nossas forças estão na Pedra do reino do Ororubá!”.
Agradeço especialmente aos nossos parceiros, pela articulação, pelo credito no nosso trabalho. Nosso povo é forte e junto comigo continuará resistindo e como disse um grande líder indígena: “somos milhões e mesmo que todo o universo seja destruído, nós viveremos”.
Salve as forças encantadas do reino do Ororubá! Salve as matas, as pedras e água! Salve a união e a força de todo o povo Xukuru!
Um beijo no coração de todo o meu povo e um feliz ano novo cheio de paz e
harmonia para todos e todas.

Do amigo aprisionado.

Agnaldo Xukuru.
_________________________________
FONTE:
Anexo da Tese de Doutorado do Professor Edson Hely Silva - UNICAMP/UFPE
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails