"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

domingo, 5 de abril de 2009

TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO!

TRABALHO DAS MULHERES NA ALDEIA

O dia começa bem cedinho na aldeia. Assim que clareia, os índios levantam-se e já vão cuidando dos seus afazeres. Como os homens, as mulheres também têm muitas tarefas.
São as índias que preparam toda a comida da sua família. Também apanham frutos na mata, plantam e colhem alimentos na roça.
Além de cuidar das refeições, as mulheres fabricam enfeites e tintas para o corpo, tecem redes, fazem cerâmica e carregam a bagagem da família quando estão em viagem.
Também é trabalho feminino não deixar que falte lenha e água em casa e cuidar das crianças. Até que o filho complete quatro anos, a mãe não se separa dele de jeito nenhum, carregando-o para cima e para baixo nas costas, numa tipóia. Ufa! E ainda não acabou.
À noite, enquanto os homens e as crianças dormem tranquilamente, as mulheres alimentam a fogueira para manter a sua família bem quentinha.
O serviço é sempre feito sem pressa e com muito gosto. De preferência, em grupo. Desse jeito, as índias põem a conversa em dia e tudo se torna mais divertido. Fica até difícil saber o que é trabalho e o que é lazer.
FONTE:
Manual do índio do Papa- Capim (Mauricio de Sousa)
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails