"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sexta-feira, 3 de abril de 2009

RELEITURA - UMA BOA OPÇÃO PARA AS AULAS DE ARTE!




Muitos de nós (inclusive eu), nos queixamos da dificuldade que temos em ministrar uma aula de uma disciplina com a qual não temos muita (ou nenhuma) afinidade. As atividades para as aulas de arte terminam muitas vezes tornando-se enfadonhas (quase aquele: cubra, ligue e pinte) e pouco produtivas.


Uma alternativa criativa é a releitura das obras de arte. Além de possibilitar aos alunos conhecerem um pouco sobre a vida dos grandes pintores, tanto brasileiros quanto estrangeiros, através da biografia, a releitura permite que o aluno crie, elabore seu desenho a partir de seu ponto de vista, o que é imprescindível para desenvolver a consciência e a criticidade.


Em virtude do mês do Índio (sim, porque aprender tanto sobre tão rica cultura em apenas um dia, é mediocridade demais), apresentamos a obra de Eckhout, pintor holandês que esteve no Brasil, com Maurício de Nassau por volta do ano de 1612 e, a paródia feita por Mauricio de Sousa.

Mãos à obra!
* PEQUENA BIOGRAFIA DE ALBERT ECKHOUT
O pintor holandês Albert Eckhout é um dos artistas estrangeiros que participaram de expedições científicas e de reconhecimento em terras brasileiras. Estes artistas registraram em desenhos e pinturas tudo o que viram por aqui: os habitantes e seus costumes, a flora e a fauna.
Não se sabe muito sobre a vida de Eckhout, mas sua obra ajuda a conhecer um pouco mais do Brasil daquela época. É o que acontece com o quadro o seu quadro mais conhecido Dança Tarairiu, que mostra índios dançando com tacapes e lanças.
FONTE:
História em Quadrões (Mauricio de Sousa)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails