"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

terça-feira, 14 de abril de 2009

ORIGEM DO DIA DO ÍNDIO


Por Edson Silva*


O 19 de abril foi escolhido como Dia do Índio em assembléia realizada na cidade de Patzcuaro (México), em 1940. Não é data de batalha, nem data que celebre a resistência indígena propriamente dita, mas sim a data em que pela primeira vez delegados indígenas se reuniram em assembléia no 1º Congresso Indigenista Interamericano que se realizava naquela cidade. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração. Esse dia seria dedicado ao estudo dos problemas dos índios pelas diversas instituições de ensino, no sentido de facilitar aos governos a adoção de normas necessárias à orientação de suas políticas indigenistas. Pelo Decreto-lei nº 5.540, de 02 de junho de 1943, o Brasil adotou a recomendação do Congresso, sendo o Dia do Índio celebrado pela primeira vez no país em 1944.

*Doutor em História Social pela UNICAMP. Mestre em História pela UFPE. Pesquisador do Laboratório de Estudos em Movimentos Étnicos-LEME/UFCG; do Núcleo de Estudos e Debates sobre a América Latina-NEDAL/UFPE; e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade-NEPE/UFPE. Leciona História no Col. de Aplicação/CENTRO DE EDUCAÇÃO-UFPE.
E-mail: edson.edsilva@gmail.com

2 comentários:

Duroxo disse...

Parabéns pela iniciativa!!!!!
Sou coordenador pedagógico da E.E. Jardim Progresso aqui em Ribeirão Preto. sou formado em História e o conteúdo do seu blog é formidável.
E viva a igualdade e as diferenças!!!
PAZ!!!

Unknown disse...

Muito obrigada, caro colega!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails