"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sábado, 4 de abril de 2009

FILOSOFIA INDÍGENA

CRIANÇAS – DONAS DO MUNDO



Se ser criança é bom, melhor ainda ser uma criança indígena. É que, para os índios, ela é a dona do mundo.
Na aldeia, meninos e meninas não apanham e os adultos os ensinam com o maior carinho e paciência o que é certo e errado. Eles podem fazer quase tudo o que quiserem: correr, brincar, comer à vontade.
Os curumins aproveitam essa liberdade para se divertir. Qualquer coisa pode virar passatempo: as borboletas, o barro da beira dos rios, os galhos de uma árvore ou até mesmo as poças formadas pela chuva. Os indiozinhos também inventam brinquedos e jogos bem legais. Juntos, apostam corridas com pernas-de-pau, jogam pião, pulam corda e fazem cabo-de-guerra.
Muitas das nossas brincadeiras, aliás, foram inspiradas nas dos índios, só que há uma diferença entre elas. Na maioria das vezes, as crianças não ligam se vão ganhar ou perder. Elas procuram sempre o empate, pois a cooperação de todos é o que importa.
A garotada também participa dos afazeres da aldeia. Com arcos e flechas em miniatura, os meninos acompanham os pais nas caçadas e as meninas ajudam as mães a carregar água em suas pequenas vasilhas.
Em vez de se aborrecer com essas tarefas, as crianças sempre dão um jeito de transformá-las em lazer.
Assim, aprendem brincando os costumes do seu povo. E tem jeito mais gostoso de aprender do que esse?




FONTE:

Manual do Índio do Papa-Capim (Mauricio de Sousa)

5 comentários:

ana marta disse...

Parabéns por este material que vai ajudar muitos professores a trabalharem a verdadeira importãncia dos índios dentro da nossa história.Espero que desperte uma prática diferente daquela de apenas pintar um desenho referente a eles no seu dia.
Todo dia é dia de índio!

dalee sunamita





p.s. pena que eu não posso imprimir...

Casa de Cultura disse...

ola o meu nome e Joel Xakriaba e sou professor da area de ciencia sociais e humanidade. Gostei do seu blog queria ter seu contato se possivel o meu email é joelxakriaba@gmail.com
O meu povo xakriaba e do norte de minas gerais tem aproximadamente 12 mil indios num territorio de 54 mil hectarie estamos no porcesso de retomada de alguma parte do territorio qie ficou de fora da primeira demarcação em 87 . queria muito compartilha experiencia de pratica de ensino de historia, geografia sociologia e filosofia materia que eu trabalho na escola da rede estadual na minha aldeia.

Unknown disse...

Olá Joel Xacriabá! Seja muito bem-vindo!!! Saiba que para mim é uma imensa honra recebe-lo aqui no blog. Fique a vontade para enviar suas experiências e de seu povo. O blog é para isso mesmo!! Meu email está disponível na parte superior do blog. Mande quantos textos quiser, com imagens, se desejar. Publicarei com satisfação. Aguardo noticias. Grande abraço.

Casa de Cultura disse...

De uma olha no blog que estou fazendo esta no começo falta muita coisa ainda neste blog quero contar a histório da casa e cultura xakriaba
casadeculturaxakriaba.blogspot.com/

Casa de Cultura disse...

De uma olha no blog que estou fazendo esta no começo falta muita coisa ainda neste blog quero contar a histório da casa e cultura xakriaba
casadeculturaxakriaba.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails