"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sexta-feira, 24 de abril de 2009

IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 NO MUNICÍPIO

Da direita para a esquerda: Profª Sunamita, Cacique Marcos Xukuru e a secretária de educação Rosa Melo


Que é Lei, alguns já sabem, mas, de fato, o ensino sobre a Cultura Indígena nas escolas municipais ainda é uma raridade!

Para corrigir esta dívida que temos com nossa própria história, as professoras Ana Marta, Madalena e Sunamita Oliveira, entregarão a Secretária de Educação do município Rosa Melo, nesta segunda-feira, um projeto que apresenta as devidas justificativas, bem como, todos os objetivos a serem alcançados com a implementação da Lei 11.465/08 no ensino Fundamental I e II das Escolas Municipais de Gravatá.

A secretária de educação participou ativamente de uma aula-passeio no último dia 18.04, promovida pelas professoras Ana Marta, Madalena e Sunamita Oliveira, da Escola John Kennedy, inclusive, ouvindo todas as explicações do Cacique Marcos Xukuru, a respeito do ensino da cultura de seu povo nas escolas. Hoje, a maioria dos livros didáticos apresenta o índio no passado, e cria uma visão esteriotipada nas crianças e, consequentemente, gera preconceito e discriminação.

Diante das explicações do Cacique, a secretária demonstrou interesse em conhecer um pouco mais sobre a Cultura Xukuru, e afirmou que irá participar da Assembléia dos Povos Indígenas, que acontece nos dias 18, 19 e 20 na Serra do Ororubá, na cidade de Pesqueira, quando aproximadamente 10 mil índios se reunem para discutir questões ligadas as diversas lutas que travam, com a participação de diversas autoridades, lideranças de outras etnias, professores de universidades e sociedade civil, de forma geral.Na ocasião, os Xukuru realizam cerimônia na Serra do Ororubá, onde o Cacique Xicão está "plantado"*, e descem em caminhada até o centro de Pesqueira.



Vamos aguardar!!





* Termo usado pelos índios Xukuru substituindo "enterrado". D. Zenilda esposa de Xicão, mãe do atual cacique, expressou o significado diante do corpo de Xicão em 1998, : "Ele foi plantado para que dele nasçam novos guerreiros!"

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails