"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sábado, 30 de maio de 2009

REFORMULAÇÃO DE CONCEITOS: POLÍCIA AMIGA




Hoje, dia 30 de maio de 2009, vivi uma experiência ímpar, e de forma alguma poderia retardar meu registro aqui.


A chegada do Programa Polícia Amiga a Gravatá, trouxe-me um alento não apenas no campo profissional, com a contribuição e/ou assistência que pretende dar aos nossos jovens, com intuito de afastá-los das drogas, mas, particularmente pessoal, por me fazer voltar a acreditar na POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO. Confesso que tinha como uma de minhas músicas preferidas (para protestar!), os versos da Rita Lee: "... cuidado com a polícia, cuidado com o ladrão..." e hoje, estes conceitos que foram formulados e incutidos em minha mente ao longo do tempo, devido as cenas de despreparo que até então havia assistido desta instituição, foram ao chão, sob o comando do TENENTE CORONEL RICARDO SANTOS, Educador Social, ministrante do curso.


Neste momento, definir a experiência vivenciada hoje e nomear o sentimento que brotou em mim desde então, é tarefa das mais difíceis, não por ausência de opinião, mas por não encontrar uma palavra que reflita com fidelidade a grandeza do trabalho que nos foi apresentado, na quadra da Escola Professor Antônio Farias.


A partir de segunda-feira, compartilharei muitas das lições aprendidas, bem como, registrarei a face encantadora desta nova instituição que nos foi apresentada, através da eloquencia, sensibilidade, retórica e competência do TENENTE CORONEL RICARDO SANTOS, em particular, que além da aula de cidadania nos presenteou com algumas poesias escritas durante o evento. Antes, vamos conhecer o Programa que mostra a polícia da forma que a sociedade deseja e espera ter: AMIGA! Ainda é possível confiar na instiuição policial! É possível acreditar no ser humano!


O trabalho que está sendo desenvolvido e foi apresentado hoje chama-se PROERD.



O QUE É O PROERD


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido pela Policia Militar de Pernambuco na comunidade escolar, visa desenvolver a cultura da Paz e na prevenção do uso e abuso indevido de drogas entre crianças e adolescente, através de um curso, desenvolvido em ambiente escolar, com a participação da família,professores e comunidade escolar.

HABILITAÇÃO DOS DOCENTES



O corpo de instrutores e mentores do PROERD é composto por policiais militares voluntários que são selecionados e submetidos a rigoroso treinamento de 80h/a, sendo que os profissionais que participam da formação dos instrutores são ligados à área da prevenção de drogas.

COMO É O CURSO?



O PROERD é desenvolvido no ambiente escolar, envolvendo crianças na faixa etária dos 9 aos 12,concentrando na 4ª série do ensino fundamental. O desenvolvimento do programa é feito por um Policial Militar, especialmente treinado, em sala de aula, durante dezessete semanas, com encontros semanais de uma hora de duração, com auxilio de material desenvolvido especialmente para o Proerd, tendo por base uma Cartilha, onde o aluno é convidado a discutir e assimilar conteúdos relacionados auto-estima, pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas, as pressões dos companheiros e amigos para agir de forma violenta, resolução de conflitos sem uso da violência e aspectos de vida saudável.

A atuação dos Instrutores, além de estimular as habilidades das crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento policial –comunidade, dentro do modelo de Gestão Integrada, a qual visa a defesa da vida, da integridade física e a dignidade da pessoa humana.

Tais fundamentos fortalecem a atitude positiva das crianças em relação às autoridades e o respeito às leis, mostrando para todos que para se obter sucesso na vida não existe a necessidade de se experimentar álcool e drogas, como muitas mensagens que chegam às crianças procuram mostrar.

COMO PARTICIPAR?



As escolas interessadas em que o Proerd seja desenvolvido na sua comunidade escolar, sejam públicas ou privadas, devem entrar em contato com a Coordenação Estadual do Proerd pelos telefones: (0XX81) 33035394/33035122/33035122/ 34121225.



Nossas crianças longe das drogas e da Violência, para viver sempre de bem com a VIDA!



___________________________

FONTE:

Secretaria de Defesa Social - Governo de Pernambuco


Disponível em:


www.portais.pe.gov.br/web/pmpe

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails