"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quinta-feira, 14 de maio de 2009

QUAIS DEVEM SER AS PRIORIDADES DO GESTOR MUNICIPAL?

Certamente, a maioria deve responder: SAÚDE. Desta forma, peço-lhes licença para discordar e, apresentar minha humilde justificativa para tal.

Não preciso recorrer a nenhum filósofo ou PHD no assunto para convercer-lhes de que, o melhor e mais sábio investimento de verdadeiros políticos ( e não politiqueiros) deve ser na EDUCAÇÃO. O raciocínio é muito simples: pessoas informadas, tem uma vida regrada, possuem bons hábitos alimentares, mesmo os de baixa renda conseguem fazer substituições importantes na alimentação, com produtos de mesmo valor, no entanto, com alto valor nutritivo. Substituir por exemplo os enlatados por soja, é uma prática que normalmente só ocorre depois de um longo processo de conscientização.Os maus hábitos alimentares são responsa´veis por boa parte dos problemas de sáude: diabetes, hipertensão, colesterol, enfarto do miocárdio, obesidade, etc. PESSOAS MAIS INFORMADAS/EDUCADAS, ADOECEM MENOS. Desta forma, economiza-se consideravelmente com a medicina curativa. Prevenção, através da educação passa a ser o remédio!


A EDUCAÇÃO, quando vivenciada em sua totalidade, é capaz de provocar mudanças arrebatadoras no indivíduo. Há diversos relatos de resgate da dignidade humana por meio da educação.


Só em países de terceiro mundo, como o nosso, a EDUCAÇÃO é tratada com desdém, por receio dos aproveitadores que tem na deinformação e ingenuidade do povo, a chave para seus jogos sórdidos, a única forma de se manterem no poder.


O fato é que esse pensamento ultrapassado desta escória da humanidade está com os dias contados. Tal qual, visto no filme "Vida de Inseto", pode até demorar um pouco, mas no fim, as FORMIGAS DEVORAM OS GAFANHOTOS!!


Há um clamor da sociedade por medidas sérias e justas para melhorar o ensino público, que tem, além da má fé dos políticos, a dura competição com o capitalismo das escolas particulares.


Nesse passo, Gravatá segue uma poltíca medíocre, não priorizando a qualidade do ensino, a começar pelos espaços físicos nos quais as crianças gravataenses precisam permancer por longas 4 horas, sem o mínimo de conforto, que lhes assegure o aprendizado. OU ALGUÉM SENTA NO MEIO DA RUA, EMBAIXO DE UM SOL ESCALDANTE PARA LER MACHADO DE ASSIS??









Imagens de uma das salas da Escola John Kennedy, localizada na Rua do Norte, n. 500, que precisa funcionar com a porta esteira aberta devido ao excesso de calor e falta de ventilação adequada. Os outros problemas da escola já foram discutidos neste blog, sem que até o momento houvesse qualquer declaração por parte do executivo a respeito, não para este blog, mas para a comunidade que precisa dos serviços da escola, bem como de seus funcionários, que se dedicam a realizar um excelente trabalho.

Em contrapartida, as respostas que recebemos foram as novas SEDES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, com aluguel no valor de R$7 000,00 (sete mil reais) e a SEDE DA SECRETARIA DE AGRICULTURA ( que até mudou de nome), que não deve custar menos do que 10 mil reais, no centro da cidade!!! Enquanto isso, nossos alunos assistem as aulas sobre CIDADANIA, RESPEITO, DIREITO E EDUCAÇÃO em condições desonrosas, o que certamente não ocorre com os filhos dos políticos desta cidade que chegam a pagar em média R$ 300,00 (trezentos reais) de mensalidade para seus filhos, nas escolas particulares da cidade!

2 comentários:

Unknown disse...

É um absurdo toda essa situação, é vergonhoso ver nossas crianças obrigadas a passar por esse tipo de constrangimento. Quem acha que isso não é constrangimento? Acho que ninguém.
Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil em seu artº6: São direitos sociais a "EDUCAÇÃO," A SAÚDE, O TRABALHO,A MORADIA,O LAZER, A SEGURANÇA,A PREVIDÊNCIA SOCIAL, A PROTEÇÃO À MATERNIDADE E À INFÂNCIA, A ASSISTÊNCIA AOS DESAMPARADOS, NA FORMA DESTA CONSTITUIÇÃO. Bem sabemos que direito a educação essas crianças tem, não falo na questão no ensino, até por que essa escola possui ótimos professores, só que para que esses profissionais da educação desenvolva um trabalho produtivo é no mínimo necessário infra-estrutura da instituição e isso o executivo de nossa cidade finge que não está vendo!Acredita-se que tudo isso é propositalmente feito, por que pessoas sem conhecimento são mais fácil de enganar em época de campanha!

Unknown disse...

Infelizmente, querido amigo, a educação ainda não é prioridade em nosso país, muito menos em nossa cidade. Vamos torcer, para que essa postura mude, a partir deste trabalho de formiguinha!
Abçs.
Sunamita Oliveira

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails