"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sexta-feira, 22 de maio de 2009

OS BASTIDORES DO JOEG

JOGOS ESCOLARES DE GRAVATÁ (JOEG) – A PREFEITURA COMPRA O PEIXE, MAS OS ALUNOS DO MUNICÍPIO SÓ COMEM AS ESPINHAS!!








Para quem não tem filhos nas escolas do município, deve ter saído da abertura do JOEG acreditando que a prefeitura é uma incentivadora da prática de esportes dentre seus alunos, após assistir ao espetáculo preparado pelo pessoal da secretaria de educação do município.
Balões azuis, brancos e amarelos enfeitavam as laterais do palanque improvisado na Praça da Matriz, além de umas tiras de plástico, semelhantes aquelas usadas no folclore ou pastoril. A abertura do JOEG neste dia 21 de maio, contou até com a presença do locutor esportivo da Rede Globo de televisão Rembrandt Júnior (amigo da escola??), além de bandas marciais, rapazes fantasiados de gregos com asas (anjos??), capoeiristas e toda pompa para apresentar o gestor atual e Cia. Ltda. Que por sinal, permanece inalterada, desde a “saída” oficial do último gestor.
Tivemos até a apresentação de um campeão mundial de judô, aluno das SALESIANAS!!
Os bastidores, que revelam as verdades sobre o JOEG poderiam até passar despercebidos, se não fossem o olhar e ouvidos atentados de alguns professores, verdadeiramente comprometidos com a qualidade de ensino no município e, com o tratamento destinado as nossas crianças.


A VERDADE DOS FATOS:


1. As escolas do município selecionam com uma semana de antecedência algumas crianças que já tem habilidade inata para jogar.
2. Os alunos não dispõe de aulas de educação física regulares, com professores habilitados.
3. A maioria das escolas do município não dispõe de quadra esportiva (os nossos, nem de SALA DE AULA, pois estudam em quartos improvisados!!) – as exceções, construídas na década de 80 são as escolas de Uruçu-Mirim e Mandacaru, na zona rural e CAIC (que é do governo federal) na zona urbana. Note-se: Há em média 60 escolas no município!
4. A roupa para a competição dos atletas da Escola John Kennedy ,por exemplo, de acordo com a equipe da escola, foram comprados por ela.
5. Os alunos da escola John Kennedy são orientados por um funcionário da área de serviços administrativos, e que por pura boa-vontade os reúne, leva-os até a quadra do EPAF (Escola Professor Antônio Farias – estadual), quando se aproximam os jogos, para tentar dar-lhes alento, diante das competições a serem realizadas com as escolas particulares (RECREARTE, SALESIANAS, PEQUENO PRÍNCIPE).
6. As aulas de Educação Física, que tornaram-se obrigatórias depois de uma lei aprovada pelo governo, são ministradas, no ensino fundamental I (1ª a 4ª série), por professores leigos, como eu, por exemplo, e todos os outros, que não dispõe de formação na área.

PERGUNTO:

Quando as cortinas se fecharem (fim do JOEG 2009), e os holofotes não estiverem mais sobre nossos alunos, quando REMBRANDT JÚNIOR não estiver mais por aqui, que trato continuarão recebendo nossos pequenos heróis, que muitas vezes saem de casa sem ter consumido qualquer alimento (deveras ser nutritivo), que lhes garanta a força e energia necessária para disputar um jogo com crianças de classe média alta, que dispõe de professores habilitados de educação física, alimentação, quadra para treinar e apoio dos pais, como ocorre com o filho do gestor, que estuda na RECREARTE ??

REGISTRE-SE E DIVULGUE-SE:

1. A atitude nobre da coordenação da escola, em utilizar o próprio cartão de crédito para comprar os padrões utilizados pelos alunos da escola, a fim de não permitir que estes passassem por vexame com roupas inadequadas e, fossem ridicularizados diante de outros alunos com padrões até profissionais.


2. Aos pequenos/grandes heróis da Escola John Kennedy, que independente de qualquer resultado, já são VENCEDORES!! Eles matam um leão por dia! PARABÉNS!!


3. Ao funcionário Cícero - auxiliar de serviços administrativos - que se disponibliza para acompanhar nossos alunos e, os defende com paixão. PARABÉNS E OBRIGADA!
______________________________
É A ISSO QUE CHAMAM: O PROGRESSO VAI CONTINUAR, POR AMOR A GRAVATÁ?? É ESSA A VIDA MELHOR PARA TODOS??

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails