"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sábado, 6 de junho de 2009

CARTA DAS CRIANÇAS AO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª. REGIÃO EM APOIO AO POVO XUKURU

Excelentísimo(a) Sr(a). Desembargador(a),


Tomamos conhecimento de que o cacique Marcos Luidson de Araújo e outros trinta indígenas Xukuru foram condenados em virtude dos incidentes do dia 7 de fevereiro de 2003, ocorridos na Vila de Cimbres, dentro da terra Xukuru, no município de Pesqueira, o que nos deixou bastante preocupados.

O povo Xukuru e suas lideranças, como o cacique Marcos e seu pai, o cacique Chicão Xukuru, são reconhecidos nacional e internacionalmente pela luta incansável pela recuperação de seu território tradicional e pelo respeito à organização social dos povos indígenas. Ambos sempre atuaram em defesa dos direitos humanos e do reconhecimento de um Estado pluriétnico e multicultural, motivo pelo qual o cacique Chicão foi assassinado em 1998.

A análise do processo que resultou nas 31 condenações evidencia haver irregularidades, uma vez que importantes fatos relativos a provas não teriam sido analisados em si mesmos e nem dentro do contexto específico em que se inserem, ou seja, o projeto de fortalecimento do povo Xukuru.

No processo, não ficou evidenciado, e devidamente sopesado, que foi o assassinato de dois jovens indígenas e a tentativa de assassinato do cacique Marcos, na manhã daquele dia, que geraram a reação da comunidade Xukuru como um todo.

Quase todas as testemunhas de acusação são consideradas inimigas do projeto de fortalecimento do povo Xukuru. Além disso, provas importantes que poderiam conduzir a outro tipo de decisão não teriam sido devidamente analisadas.

Confiando no Poder Judiciário Brasileiro, esperamos que seja feita *JUSTIÇA*!


PS.(Carta escrita coletivamente pelos alunos da 4ª série C, transcrita na íntegra )
Excelência,
A carta acima com certeza já deve ter sido enviada por outras pessoas que acreditam no senhor como representante da justiça, mas nós queremos que o senhor saiba que nosso futuro depende das decisões que o senhor tomar, porque já nascemos no meio de muitas injustiças, e o senhor pode ajudar a mudar essa realidade tão triste.
Na escola, aprendemos que os índios desde que os portugueses chegaram, são vítimas de todo tipo de perseguição. O senhor estudou isso também, não foi Excelência? Os portugueses de 1500 não existem mais. Só temos nós, os brasileiros. E os índios também são brasileiros, não é Excelência? Eles já sofreram demais. Por favor, nos ajude a continuar acreditando que o Brasil pode confiar na justiça, como nos ensinou a professora, que é para proteger a todos que dela necessitam. Muito obrigado por sua atenção, Excelência. Que o senhor também fique com "a pureza da resposta das crianças"!


Atenciosamente,
*Abraão Lemos Ferreira
*Adeilson Juvencio Lindoso da Silva
*Andresa Maria Tenório
*Beatriz Dayanne Heráclio da Silva
*Clara Daniely da Silva Lima
*Daniel Severino da Silva
*Danilo Rodrigues de Melo
*Ewellin Cristiny da Silva Oliveira
*Felipe Mateus Costa Silva
*Gabrielli Maria Gomes
*Graziella Rodrigues dos Santos
*Jonatha Alves de Barros
*Jonathan Sales da Silva
*José Douglas de Lira
*José Fabrício Vicente
*José Vinícius do Ramo Rodrigues
*Jhony Soares Ferreira da Silva
*João Vítor Bezerra de Lima
*Kleiciane Nayara Maria dos Santos
*Leila Jece Pereira de Medeiros
*Maria Brena de Oliveira Dutra
*Maria Eduarda Bezerra
*Maria Victória da Silva
*Pedro Adeildo da Silva
*Pedro Henrique da Silva
*Philip Medeiros dos Santos
*Roney Felipe Alves da Silva
(Alunos da 4ª série "C" da Escola Municipal John Kennedy - Gravatá- PE)
Educadora: Sunamita Silva de Oliveira Albuquerque - mat. 3419
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails