"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quarta-feira, 24 de junho de 2009

ÍNDIOS DO SÉCULO XXI



























Eles só aparecem na mídia (TV) quando há disputas por terras, conflitos com invasores ou com os órgãos do governo que insistem em tratá-los como incapazes de gerir suas próprias vidas.

Mas, dentre os meios de comunicação que apresentam questões pertinentes aos índios, destaca-se a internet, ferramenta que tem sido utilizada por eles, com autonomia, com fotos e textos da forma que eles desejam que os vejamos e os conheçamos um pouco mais, sem preconceito, discriminação ou estigma.

Um site de relacionamento tem sido um veículo muito procurado por nossos parentes (todo mundo tem um pouco de índio, outros mais, como eu!), para compartilhar suas idéias, externar suas dores e buscar apoios para essa luta iniciada em 1500, com a chegada de um tal de "seu" Cabral e cia.

É surpreendente ( e repugnante) perceber o quanto nós, brasileiros, retrocedemos no quesito humanismo. O capitalismo não apenas cegou a maioria, mas comprometeu o encéfalo!!

As pessoas matam por dinheiro, destroem vidas por dinheiro, enlouquecem por dinheiro... a natureza já é uma vítima dessa cobiça desenfreada, faz tempo... De minha parte, disponiblizo minha voz e minha alma nessa luta. Convido você para se juntar a nós.

Se meu convite não é convincente o suficiente, apresento-vos OS ÍNDIOS CONECTADOS DO SÉCULO XXI. Eles/as estão aqui para provar que índio não está no passado, índio não só quer apito. Alguns já ganharam destaque na mídia, como é o caso de Fidelis Baniwa, que interpretou um índio em Mad Maria, e recebem muitos elogios pela beleza que representam (alguns elogios até bem atrevidinhos!!) Mas, eles são a prova de que a tecnologia pode ter bons usos.
MÃOS À OBRA!!


Iporã Eté
( profundo agradecimento- em guarani - aprendi com minha amiga Liana (escritora, ativista, guerreira - na primeira foto )
















OBS.

Todos, e mais alguns são meus parentes, irmãos e novos amigos no orkut!!

7 comentários:

Unknown disse...

mas o que fazer pra reverter tudo isso? eu como uma adolescente estou aqui pra representar o futuro, que destino devemos seguir?

Unknown disse...

Querida marina, a educação é o caminho ais acertado, embora seja longo e árduo, para reverter as discriminações sociais e arbitrariedades cometidas por outros seres não tão humanos. Quanto mais conhecemos, mais se acende a chama da renovação e da luta em nosso ser. Use sua voz, seu tempo, sua inteligência e sensibilidade para informar e tocar o coração de outras pessoas. Dessa forma, mudaremos este e outros quadros que parecem intransponíveis no momento.
Conte comigo! Vamos, de mãos dadas, mudar a cara desse país.

Grande abraço.

Sunamita Oliveira

Anônimo disse...

ganda cena meu ! ganda site ! alta ajuda po trabalho de historia ! XD

Soham disse...

Estava procurando fotos de índios (antigos e atuais) e resolvi dar uma "estacionada" nesse blógui para comentar que achei interessante a postagem. Por sinal, as imagens também tão bem legais, usarei algumas delas!

Abraços solidários à questão indígena.

Unknown disse...

Soham, obrigada pela visita e volte sempre que precisar!! Abraços.

Tamara disse...

Oiie, profa que não és minha... Adorei o mine artigo, super envolvente e atrativo. Espero que possa conhecer mais com vc nossos povos brasileiros. Abraços de uma estudando autamente centrada na questão da terra e de nossa raça.

Taaa M.Leite

Unknown disse...

Olá Tamara! Obrigada pelo carinho! Bem-vinda ao grande grupo!Volte sempre! Abraços.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails