"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

domingo, 14 de junho de 2009

Lutando contra a invisibilidade : Indios Potiguaras da aldeia de Barra de Camaratuba (Baía da Traição-PB).


Os potiguaras são um grupo indígena que habita o litoral norte da Paraíba, junto aos limites dos municípios de Rio Tinto, Baía da Traição e Marcação (na Terra Indígena Potiguara, Terra Indígena Jacaré de São Domingos e Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor) e no Ceará, nos municípios de Crateús (na Terra Indígena Monte Nebo); Monsenhor Tabosa e Tamboril (Terra Indígena Mundo Novo / Viração ou Serra das Matas). Falam o potiguara, um idioma da família tupi-guarani.
A grande reserva paraibana dos índios potiguaras está no município de Baía da Traição. Conta com uma população de mais de dez mil índios, distribuídos em vinte e quatro aldeias, espalhadas em uma área de mais de trezentos km quadrados de reserva ecológica, dos quais quatorze são de praias virgens. A área da reserva, oferece um cenário belíssimo, onde a mata atlântica, rios, lagoas e estuários, misturam-se à cultura tradicional dos índios potiguaras, formando um contexto único, uma verdadeira relíquia antropológica, onde a natureza, a cultura indígena e seus conflitos com o colonizador, ainda estão fortemente vivas e preservadas.
Em tupi-guarani, potiguar equivale a “comedor de camarão”, por este motivo, vários descendentes da tribo dos potiguaras adotaram, ao serem submetidos ao batismo cristão, o sobrenome Camarão, sendo o mais famoso deles o combatente Felipe Camarão.

6 comentários:

Anônimo disse...

sou o cacique geral do povo potiguara da Paraiba,caboquinho Potiguara,meu comentario é a respeito do nome Potiguara,esse nome é realmente tupi e não tupi guarani,guarani é uma ramificação do tupi.a outra coisa é quanto as nossas aldeias e a nossa área de terra.temos 32 aldeias,32 representantes ou caciques,assim com a comunidade o queira chamar e 1 cacique geral que sou eu Caboquinho Potiguara,temos 3 terras contiguas a saber Potiguara de São Miguel,São Domingos e Monte-Mó no total de aproximadamente 34 mil Ha,nos Municipios de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto.

Unknown disse...

Caro parente,
Obrigada pelo comentário e correções. As informações aqui postadas foram de várias fontes do google, por isso talvez as informações desencontradas. Todavia, criamos este espaço e uma proposta para que a história dos índios seja contada pelos próprios índios, como agora. Estamos a disposição!

Grande abraço,

Sunamita Oliveira

Anônimo disse...

Professora estou com um projeto com o 5ºano sobre os índios da Paraíba,gostaria de saber mais sobre a influência dos índios Potiguaras no período da colonização.Nós educadores temos nas mãos o resgate desse povo,meus alunos estão cada vez mais interessados no projeto.Voltarei a visita-la.
Um abraço,
Maria Antônia-Pb

Unknown disse...

Querida Professora Maria Antônia,
Fico imensamente feliz em constatar que esta corrente a cada dia aumenta e se fortalece, em prol do resgate e divulgação da Cultura Indígena.
De minha parte, estou a disposição. Parabéns pelo trabalho.
Conte a seus alunos sobre um grande índio potiguara (dentre tantos) que cursa Engenharia Florestal na UNB. Ele está no blog. Chama-se Poran.

Grande abraço.

Vanessa' s Art disse...

Eu gostaria de saber de tudo que a Senhora souber sobre os índios potiguara, provavelmente no próximo ano eu estarei indo lá na Baía da Traição e gostaria mais de saber sobre os costumes e cultura deles... desde já agradeço... vanessa.ciem@hotmail.com

Unknown disse...

Querida Vanessa,
As informações mais recentes que tenho me estão sendo disponiblizadas por um amigo Potiguara, que atualmente cursa Engenharia Florestal na UNB. Assim que conseguir contacta-lo, apresentarei os resultados no blog.
Grande abraço e boa sorte em sua pesquisa!

Sunamita Oliveira

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails