"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

domingo, 24 de outubro de 2010

DEPOIMENTO DE UMA QUASE EX-GORDA!!!


MINHA LUTA CONTRA A OBESIDADE - O MAL DO SÉCULO XXI



Foto tirada ontem (23.10), na faculdade - 15 kg a menos (87 kg), depois de 3 meses de disciplina alimentar e muita determinação!




Normalmente, se inicia um texto falando sobre dietas e a luta de muitas pessoas contra o mal do século - a obesidade, mostrando-se o antes e o depois. Resolvi fazer o contrário, exatamente para estimular os que como eu, partilham desse desafio e luta, não puramente por uma silhueta bem definida, mas sobretudo por qualidade de vida!

Iniciei minha luta contra a obesidade há 3 meses atrás, e hoje, embora ainda esteja no meio do caminho, os resultados são visíveis.

Comecei com 102 kg, pesagem realizada no dia 23 de Julho. Hoje, 3 meses e um dia depois, estou pesando 87 kg, portanto, 15 kg a menos. A meta é chegar aos 70 kg, meu peso ideal, (de acordo com meu IMC: Índice de Massa Corpórea) haja vista medir 1,70 cm. Uma displasia mamária me dá a aparência de ter mais volume do que o normal, justamente no busto, algo que só poderá ser corrigido com cirurgia plástica, especialmente pelo prejuízo que vem causando em minha coluna.

Estou compartilhando de coração aberto, sem tabus ou "grilos," algo que é partilhado por milhares de pessoas: a necessidade de perder peso e se manter saudável, sem mistérios ou complicações.

Além de determinação. é preciso ter um objetivo claro, a fim de não parar no meio do caminho e aumentar suas frustrações. Remédios só são indicados em caso de orientação médica. No meu caso, por conta da ansiedade,e por ter uma rotina bem estressante (sou professora e tenho 3 filhos!!) e por já ter saído frustrada de várias outras tentativas, recebi orientação médica para usar Sibutramina e Fluoxetina, durante 60 dias, no entanto, só usei 35 dias, e optei pela mudança dos meus hábitos alimentares.

Uma questão complicada para quem precisa fazer dieta é o preço dos alimentos diet e light, que em alguns casos, custam o dobro dos produtos convencionais. No início, eles realmente são necessários, a fim de ajudar seu organismo a desintoxicar e condicionar seu cérebro para as novas medidas calóricas que seu organismo irá receber a partir de então.

Na prática, o que fiz?

CAFÉ DA MANHÃ

* 2 fatias de pão integral diet
* 1 fatia de queijo coalho OU
* 1 colher de sobremesa de requeijão light
* 1 xícara de café pequena com adoçante (zero cal)

VARIAÇÕES:

* aveia quacker (porção)
*250 ml de leite desnatado
*1 fatia pequena de mamão ( que caiba na palma da mão)

LANCHE DA MANHÃ

* 1 iogurte desnatado OU
*1 maçã OU
*1 barra de cereais (máximo de 80 kcal)

ALMOÇO

* Uma porção de salada crua (alface, cenoura ralada, beterraba ralada, pepino,repolho roxo, acelga - regados com 1 colher de azeite extra-virgem)
*3 colheres de sopa de arroz branco
* Uma porção de frango assado ou peixe
*Uma porção de legumes e/ou hortaliças cozidos (abobrinha, vagem, cenoura) BATATA NÃO PODE!!

LANCHE DA TARDE

*1 barra de cereais OU uma fruta ( exceto banana nos primeiros 15 dias)

JANTAR

*2 torradas feitas com pão integral
*1 xícara de café com adoçante

OU

*aveia com leite desnatado

ANTES DE DORMIR

*chá gelado ( normalmente tomo Plan30) ou
*1 copo de leite desnatado gelado


ÁGUA É IMPRESCINDÍVEL, longe das refeições. Para mim, é mais um desafio a ser vencido. Tenho me esforçado para beber ao menos 2 litros por dia. Já cheguei a 1,5 l!!!

Esta semana, para desacostumar meu organismo, iniciei o tratamento com HERBALIFE, com ajuda da minha amiga Glaucia e de sua filha. Daqui a 2 semanas faremos o teste da balança. Recebi a dica de um professor da faculdade para realizar a DIETA DAS PROTEÍNAS, criada pelo Dr. Atikson. Essa dieta não é indicada para todas as pessoas, pelo risco de debilitar o organismo, contudo, estou analisando os prós e contras para adequar às minhas condições e necessidades. Se fizer, conto-lhes!

Tenho tentado fazer exercícios físicos ao menos 3 vezes na semana (1 hora de bicicleta ergométrica), o que muitas vezes não cumpro em virtude do cansaço físico e do pouco tempo. Curso 2 graduações ao mesmo tempo, e isso requer dedicação e disciplina. SE EU CONSEGUI, VOCÊ TAMBÉM CONSEGUE!!



Foto tirada no dia 12 de Julho, durante a realização de um seminário, no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - nesta ocasião pesava 102 quilos!!

4 comentários:

Embriague-se de Poesia disse...

sou sua fã né?

nem precisa dizer ...

Unknown disse...

Own, amiga Linda!!! Obrigada!
Te adoro!! Tb sou sua fã!

Bjsssssssssss

Aquino José disse...

Depois dessa acho que vou "perder" minha barriga de cerveja e refrigerante. Até o natal (é claro!). Firme na luta em favor da balança leve. Juízo! Te adoro!
Xerooooooooooooooooo!!!!! (aprendi).

Unknown disse...

Obrigada pela torcida, amigo querido!! vc é ímpar!!Te adoro!!!

Xerooooooooooooooooo
rsrsrs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails