"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sábado, 19 de setembro de 2009

POUSADA ECOLÓGICA SEMPRE VERDE: UM MODELO DE GESTÃO AMBIENTAL E DE TURISMO RURAL





Localizada a apenas 10 km do centro de Gravatá, precisamente no sítio Camocim de Gravatá - uma das centenas de localidades rurais desta cidade - a Pousada Ecológica Sempre Verde, gerida pela empresária Mallin, uma sueca, radicada no Brasil há vários anos, junto com sua família, dá um belíssimo exemplo e cria um modelo quase que único na região, de Gestão Ambiental.


A aluna Vanessa do Curso de Pedagogia da U.V.A, durante aula de Gestão Ambiental- ao fundo se pode ver a Serra Negra.


A propriedade oferece diversos atrativos para os visitantes. São trilhas pela Mata Atlântica, e por Hortas orgânicas, banho de cachoeira em água cristalina, passeios a cavalo e uma alimentação preparada com produtos orgânicos cultivados no local, além de uma aula inesquecível de educação ambiental.




Isso não é tudo, embora já seja muito, se considerarmos o nível de poluição e estresse de nosso dia-a-dia. Existem diversos aparelhos e maquinários na propriedade, que além de inusitados surpreendem pela funcionalidade do tipo ecologicamente correta.




São diversos cata-ventos que bombeam água para as cisternas, um tipo de bicicleta que, quando pedalada, bombea água para a irrigação, sem necessitar de eletricidade, placas de energia solar, uma máquina fotográfica que funciona com energia solar, rádio e lanternas com energia solar, uma caixa d'água que abastece o chuveiro da casa, com água aquecida pelas placas solares, além de um serviço de rádio-amador que funciona em uma casa chamada de "Casa da Energia Solar", onde tudo funciona apenas com energia solar. E, acredite: FUNCIONA!



Existem fontes de água mineral, diversas frutas que podem ser colhidas diretamente do pé, fresquinhas, sem agrotóxicos. O ambiente da Pousada é acolhedor, as pessoas são super-receptivas e simpáticas, muito prestativas e dispostas a ajudar. Tudo foi pensando de uma forma para que causasse o mínimo de impacto ambiental possível, com móveis fabricados com bambu, madeira de reflorestamento, como as mesas, camas, molduras dos quadros e penteadeiras. As pessoas da comunidade, em parceria com a proprietária da pousada Mallin, oferecem ainda artesanato e outros produtos, além dos serviços da Pousada, trazendo recursos para os moradores da localidade, favorecendo-os e combatendo a concentração de renda gerada pelo turismo praticado hoje em Gravatá, que só contempla os grandes hotéis e restaurantes.

É um local que dispõe de roteiros excelentes para estudos, lazer, descanso, aventura. A vista é estonteante! É um reencontro com a natureza, onde se tem o privilégio de interagir com o meio e sentir-se de fato, integrante deste.

POUSADA SEMPRE VERDE EM CAMOCIM DE GRAVATÁ: ESTE TIPO DE TURISMO EU APOIO!!



Contato: (81) 3533 75 24 - 9958 38 61 - 9978 1021

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails