"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PARANÁ: Programa Estadual de Mata Ciliar chega ao plantio de 100 milhões de árvores



O Programa Estadual de Mata Ciliar, idealizado pelo deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB) quando ocupou a função de secretário de Meio Ambiente do Paraná, chega à marca de 100 milhões de árvores plantadas em todas as regiões do Estado. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos aproveitará o Dia da Árvore, nesta segunda-feira (21), e promoverá uma solenidade para o plantio da muda número 100 milhões.



O evento começa às 15 horas, no Jardim Botânico de Londrina, que também foi idealizado por Cheida. Ele conseguiu a doação da área e convenceu o Governo do Estado a realizar a obra, que terá custo final de mais de R$ 50 milhões. A previsão é que a primeira etapa será concluída em outubro e a inauguração ocorrerá ainda neste ano.

"É um momento de grande felicidade", disse Cheida. "O Programa que criamos quase oito anos atrás hoje é considerado referência mundial e recomendado até pela ONU. Isso mostra que o mundo está entendendo cada vez mais aquilo que o Paraná já sabe há algum tempo: se não recuperarmos o que se degrada no meio ambiente, não teremos futuro", declarou o deputado.

Cheida também criou o sistema de cadastro, monitoramento e auditagem que garante a eficiência e a credibilidade do Programa: todas as propriedades rurais participantes são cadastradas por meio de documentos pessoais do proprietário, documentos do imóvel e localização geográfica. Técnicos treinados acompanham o trabalho. Os resultados são, ainda, monitorados pelo Tribunal de Contas do Paraná e auferidos pelo Ministério Público.



Coleção de árvores

A solenidade desta segunda-feira contará com a presença do próprio Cheida, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Paraná, e autoridades como o governador Roberto Requião, o vice governador Orlando Pessuti, o secretário de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, o prefeito de Londrina Barbosa Neto, outros deputados estaduais e federais, prefeitos da região e representantes de mais de 300 entidades parceiras do Programa.

Serão plantadas no mesmo dia 100 espécies de árvores nativas no Jardim Botânico de Londrina. O "Jardim das 100 Milhões" será a primeira coleção de plantas inseridas no parque ambiental (que já conta com espécies da flora natural). Entre outras, farão parte da coleção peroba-rosa, pau-marfim, araucária, cedro-rosa, imbuia, canela-sassafrás, erva-mate, canafístula, figueira e ipês-roxo e rosa.

Selo comemorativo

Durante a solenidade, representantes das entidades parceiras do Programa Estadual de Mata Ciliar, viveiristas e coordenadores serão homenageados com certificados de reconhecimento. Acontecerá ainda o lançamento de um selo dos Correios comemorativo ao plantio.

O Programa Estadual de Mata Ciliar teve início oficial em 2003, com um objetivo ousado: plantar 90 milhões de mudas de árvores nativas. A meta foi ultrapassada assegurando ao Paraná o título de realizador do maior programa mundial de reflorestamento de mata nativa.

O Governo investiu mais de R$ 20 milhões em equipamentos, materiais para cercamento de áreas e a reestruturação de viveiros em 280 municípios, instalados em diversas instituições públicas e privadas. Outra marca importante do Programa Mata Ciliar é a adesão dos 399 municípios paranaenses.



*Luiz Eduardo Cheida é médico, deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Paraná. Premiado pela ONU por seus projetos ambientais, foi prefeito de Londrina, secretário de Estado do Meio Ambiente, membro titular do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails