"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sexta-feira, 23 de abril de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES EM GRAVATÁ

FALTA "ARTE" NAS DISCIPLINAS E NOS FORMADORES DO IPAD

Arte-educador Emerson Pontes - profissionalismo com sucesso garantido nas oficinas realizadas

Encerrou hoje a 1ª Formação continuada dos Educadores em Gravatá de 2010, e pelo terceiro ano consecutivo, desagradou a maioria dos professores, pela falta de aptidão de boa parte dos formadores, que nada acrescentaram à pratica docente.

Saímos com a sensação ou certeza de estarmos sempre sendo subestimados, exatamente por sermos do interior do estado. Curiosamente, os formadores chegam falando em "construtivismo" e aplicam atividades "jesuíticas", que praticávamos no século XIX.
As atividades que foram apresentadas na 4ª série (5º ano), por exemplo, correspondem ao que vivenciamos em nossas salas de 2ª série, sendo que com muito mais vigor do que as formadoras trouxeram.

Parece que o desencanto ao qual os educadores estão sendo submetidos, mediante a falta de reconhecimento, politicas públicas respeitáveis e um salário digno, atingiram também os formadores.

Mas, nem tudo felizmente é fel. O grande artista plástico e Arte-educador Emerson Pontes elevou o nível das atividades realizadas, especialmente no 1º ano. Para quem ainda não o conhece, temos a honra de apresentar: Formado em Artes Plásticas, com especialização, Emerson Pontes tem alcançado êxito nas formações que rea liza em Gravatá, e neste ano, pela primeira vez, com turmas do Ensino Fundamental I, embora, o IPAD tenha deixado apenas 01 dia para as aulas de artes visuais, desconsiderando a importância e relevância desta disciplina na vida de crianças pequenas, especialmente.

Além de possibilitar o conhecimento cultural, através de leituras e releituras de obras de artes, a disciplina de artes também possibilita a livre expressão da criança, que tem a possiblidade de externar sentimentos e pensamentos através de suas produções.
Nossa torcida para que esse fato seja revisto, e na próxima formação, já marcada para o mês de julho, Emerson Pontes possa dar continudade ao belo trabalho iniciado ontem, dia 22 de Abril.
Confira as imagens de algumas belas produções, que contagiram alunas de outras salas, inclusive a mim!
Ao Mestre Emerson Pontes, parabéns pelo profissionalismo e dedicação. Que tenhamos aulas de Matemática, Português, Ciências, Geografia, História, com ARTE!!

Outro ponto positivo a ser registrado, fazendo jus ao que ensinou minha mãe, trata-se de reconhecer o empenho da equipe da Secretaria de Educação, nas pessoas de Maria da Paz, D. Sônia, que o tempo todo ouviam as queixas e anotavam. Gentileza gera gentileza!
D. Sônia, como prometido: Um cheiro pra senhora!!





Metade: esta atividade se completa com a fotografia, como visto no topo da matéria com o Prof. Emerson Pontes

3 comentários:

Emerson Pontes disse...

Maravilha de postagem, Sunamita! Tirando a amostragem das cifras gastas na empreitada (uma vez que todos os formadores nada têm a haver com tal quantia), isso só me faz ter certeza de que estamos todos no caminho certo: o caminho da boa arte nas salas de aula! Continuem assim. Um abração, Emerson Pontes.

Emerson Pontes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O senhor está certo, mais uma vez professor. a citação foi retirada, por não ser significativa para o texto que abordamos: o brilho de seu trabalho.

Abraços,
Sunamita Oliveira

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails