"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quarta-feira, 1 de julho de 2009

OUÇA O CHAMADO DA TERRA

"TODOS TEM DIREITO A ESTAR EM SEU ESPAÇO SAGRADO NA NATUREZA E ASSIM EXPRESSAR SUA BELEZA"

Por Liana Utinguassú*

Javy uju (Bom Dia) Todos! Inicialmente, sempre agradecemos à oportunidade em estar aqui, e agradeço pela Vida, sobretudo e é este fio de racicínio que gostaria de compartilhar hoje.

Vivemos tempos mais que delicados, sabemos que estamos no olho do furacão, sabemos que a Natureza Mãe convoca seus filhos a uma Retomada de Consciência profunda. É mais que emergencial Preservar, Reflorestar, Respeitar os ciclos da Terra e RESPEITAR direito à Vida de todas as espécies, dos reinos em geral. Que o SER HUMANO ,tão dotado de capacidades já hoje “questionáveis”, não seja mais considerado o maior predador na Natureza e seja ele o desencadeador de uma NOVA Consciência por uma mudança de comportamento onde o foco seja o SER e não somente o “TER”..Talvez surgindo o SER..TENDO se tenha caminhar que permita VIDA e não SOBREVIDA.

Dentro desta linha quero lhes contar algo pessoal que me fez nos últimos dias refletir muito sobre toda forma de caminhar que me toca nesta vida que é conduzida por um viés Espiritual, UM CHAMADO muito forte da TERRA, que ao longo de 20 anos me possibilitou voltar para casa, retomando minha vida Tribal como Guarani. Nasci na cidade, tenho impresso em mim estes registros, mas ,jamais deixei de ser quem sou, e jamais deixarei, é um legado ancestral e assim cada um tem o seu fio, o seu Chamado que em um determinado momento se descortina.

Coloco este breve relato para lhes contar que dentro deste CHAMADO DA TERRA, sobretudo vem o CHAMADO à VIDA . Recebi muitas bênçãos e recebo nesta VIDA. A maior delas, é ter gerado uma VIDA, logo após, em 2008, comecei a ser chamada para ajudar em partos e amparei mais vidas, com a vinda de uma linda menina que nasceu em 21 de setembro/2008 e recentemente um acontecimento que me deixou mais sensibilizada ainda, foi o encaminhamento de uma linda e amada senhora, que fez sua passagem neste final de semana e é por este acontecimento muito Sagrado, de ter sido CHAMADA para encaminhar sua Alma que escrevo aqui, sobre o VALOR DA VIDA!

Nas Aldeias Indígenas vemos todo tipo de situação, vemos a “VIDA” ser desrespeitada, vemos a beleza de se viver “em liberdade” comungando com o SAGRADO e nas cidades, não é diferente, mas a noção de liberdade, de beleza e os valores, são bem outros na cidade. “Alguns” optam por fazer ginástica dentro dos shoppings respirando concreto, outros preferem sentir o frio batendo no rosto ...temos várias situações, mas dentro de cada um é que deve se saber qual SENTIDO QUE DÃO ÀS SUAS VIDAS! Se ao contemplar prédios ,altas colunas, nos sentimos apreciando BELEZA, ou s e preferimos olhar ao Horizonte e ver os pássaros indo para Leste, Norte, Sul, oeste..cantando e contrastando com azul do Céu, percebendo a dança fantástica da NATUREZA em sua PLENITUDE E VIDA!

Sabemos que Violência existe no Mundo,a Fome, a Miséria, descuidos com a VIDA, ações que traduzem INSANIDADE da Humanidade que parece ter perdido sua Alma e o sentido do quão a VIDA é SAGRADA. AUTO-RESPEITO, RESPEITO, FIDELIDADE ÉTICA , honrando aos nossos Ancestrais, honrando esta MÃE que nos embala e este Pai que nos ampara devem estar presentes em nossos corações e Espíritos, assim acreditamos que a Humanidade talvez possa VIVER, pois os caminhos mostram um distanciamento da VIDA .Sería uma auto sabotagem? Auto-sequestro? Não temos mais muito tempo!

Não sou Pessimista, sou do tipo que Não desiste Jamais, mas também não deixo de enchergar e refletir me olhando no espelho e olhando para os lados, para frente, para trás, acima e abaixo, uma linguagem simbólica aqui para sinalizar que os pontos cardeais não existem à toa, e o SER HUMANO, cada um ,deverá saber em que direção está indo, ou se está ziguezagueando ,ou pior, olhando só ao seu “umbigo”.

A VIDA! É MAIS QUE SAGRADA! Aprendo à cada segundo de minha respiração, o quanto é bom RESPIRAR, sentir , e buscar fazer o melhor no aqui e agora, pois isto a mim ficou claro nestas três etapas que vivi SENDO :MÃE, AMPARANDO VIDAS E ENCAMINHANDO PARA OUTRA VIDA, na TERRA SEM MALES que existe (Yvy Marãey), porém TUDO ACONTECE NO AQUI E AGORA, não se pode empurrar ou ignorar, devemos FAZER! Sigo sendo , apenas para deixar claro, Mãe, e uma Servidora nesta vida, optei por mostrar-me presente, mas não se trata aqui de centralizar no “EU”, e sim no “NÓS”.

Ocupando-se por FAZER, deixamos os lamentos de lado, arregassamos às mangas, olhamos para SOL (Nhamandu), e recebemos sua LUZ, e seja como seja, se estamos insatisfeitos, frustrados, tristes ou oprimidos, só temos uma opção: F A Z E R pela VIDA! PARA VIDA!

Deixamos aqui uma mensagem de reflexão que muito me fala atualmente: “UM GUERREIRO DEVE FUGIR DOS JOGOS D E APARÊNCIAS, POIS A VIDA É DEMASIADAMENTE CURTA PARA ESTRATÉGIAS DE FAZ D E CONTA” ( Carlos Aveline).

EM RESPEITO À VIDA E DIREITOS DE CADA CRIATURA, VIVER EM SEU ESPAÇO E COMO ASSIM DESEJAR, MANIFESTAR-SE..

*Liana Utinguassú- Consultora em temáticas Indígenas/Motivacionais/Emocionais

Escritora: Obra Publicada O CHAMADO DA TERRA

Servidora Presidente OSCIP Yvy Kuraxo

www.yvykuraxo.org.br


A escritora Liana Utinguassú com Paulo Celso Villas-Bôas no lançamento do Livro "O chamado da Terra"

4 comentários:

Utin guassu disse...

Kunhã Sunamita!
Irmã, Parente,amiga.expresso aqui, Gratidão carinho Respeito pela forma como voce aqui e em sua caminhada segue em frente! Importante realmente FAZER! Não podemos nos preocupar e sim FAZER! Entre o que se quer e o que s e DEVE, o que s e pensa e se sente..PREVALEÇA O SENTIR!Assim o coração se manifesta mais livremente e Nada pode dar "errado"..basta sentir..Um grande beijo no seu coração e PARABÉNS !

Unknown disse...

Minha irmã e bela amiga,
Acredito que tudo o que acontece na natureza, em nossa vida, é providenciado. Sou imensamente grata as forças encantadas que me levaram até você, através do Paulo Villas-Bôas. É uma honra poder fazer parte de um pedacinho que seja da tua vida, da tua história. Essa história não começou por acaso. Não existem acasos, você sabe, e sente como eu. Iremos nos encontrar, e caminhar juntar nessa luta. PARABÉNS a VOCÊ, por seres essa pessoa LINDA!! Você já tem uma irmã, parente, amiga e fã!!
Beijos

Iporã Eté (estou aprendendo, viu?! rsrs)

Chico Canindé disse...

Somos muito antigos mesmo assim somos como as aguas novas. tão antigas como tudo que esta a i.
veja o blog jttp://hydrocidadania.blogspot.com

Brunno Novatto disse...

Somente pessoas que amam o que fazem são capazes de promover coisas assim, parabéns pelo empenho amiga, quisera esse país que todas professoras tivessem seu amor pela profissão !

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails