"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

terça-feira, 14 de julho de 2009

EQUOTERAPIA: BEM MAIS QUE UM SIMPLES PASSEIO



PROJETO DO VEREADOR PEDRO MARTINIANO (PRB) SOLICITA A UTILIZAÇÃO DE CAVALOS NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES




A Equoterapia foi reconhecida como método terapêutico em 1997 pela Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitacional e pelo Conselho Federal de Medicina. Este serviço hoje é oferecido no Batalhão de Cavalaria da Polícia Militar de Pernambuco, e envolve uma equipe composta por 14 profissionais: fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, médico, pedagogo, professor de educação física, instrutor de equitação, auxiliar-guia e tratador. Segundo o tenente Gustavo Frederico Farias, responsável pelo serviço, há 170 inscritos na lista de espera. "O trabalho é reconhecido e muito procurado, inclusive por pacientes de estados próximos como a Paraíba e Alagoas", informa.

Aqui em Gravatá, o vereador Pedro Martiniano apresentou uma Indicação N.096/2009, em 05 de fevereiro, solicitando apoio da Prefeitura Municipal para a implantação deste serviço, através da Secretaria de Saúde, firmando parceria com o SERC (Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança), com a Villa Hípica, que dispõe de toda estrutura física necessária e adequada para este tipo de trabalho, e ao Presidente da Federação Equestre de Pernambuco.
A Indicação recebeu o apoio dos vereadores Elson Campos e Doca da Cavalhada, que sinalizaram positivamente, prometendo empenho para que este serviço torne-se Projeto de lei e assim, beneficie diversas crianças e adolescentes portadoras de necessidades específicas, não apenas do município, mas de outras localidades, devido a carência de serviços deste porte no estado.

Passados 05 (cinco) meses da aprovação desta indicação na Câmara Municipal de Vereadores, até o momento, o serviço encontra-se apenas no papel. Não houve nenhum contato ou sinalização do executivo para com este pedido, o que fez com que o Vereador Pedro Martiniano, buscasse alternativas para implementar o serviço de equoterapia na cidade.
Negociações são importantes e necessárias, bem como, firmar parcerias. Este projeto transcende questões partidárias. Estamos falando de seres humanos, que já nasceram com seus próprios desafios, a serem superados diariamente, não precisam mais de mesquinharia e pequinês na hora de executar uma ação que minimiza seus problemas, lhes garante mais autonomia e dignidade para viver.

Algumas pessoas fazem projetos para colocar na parede, ou simplesmente para dizer que fizeram. Este não é o caso. De acordo com o vereador Pedro Martiniano, ele não medirá esforços para que este serviço passe a funcionar na cidade o quanto antes, uma demonstração de que quando se quer, tudo é possível.

De minha parte, preciso registrar o quanto apoio esta proposta, bem como, coloco-me a disposição para divulgar, buscar parcerias e apoios. Quando esta Indicação se tornar Projeto, beneficiará, dentre muitas crianças, meu filho, portador da Síndrome de Down.

Minha torcida, apoio e luta!
_______________________
Fonte:
Jornal Diário de Pernambuco
07 de junho de 2009

Um comentário:

DeX disse...

Vivendo e aprendendo, né? Não sabia da existência da mesma. Legal a iniciativa.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails