"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sábado, 23 de janeiro de 2010

ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA da U.V.A EM GRAVATÁ CONHECEM CULTURA FULNI-Ô

Em Ouricuri, com as explicações do nosso guia, Werle Fulni-ô - estudante de Pedagogia da U.V.A. Ao lado, a Professora Carmem posa com um cocar ao lado das simpáticas crianças fulni-ô.


Na casa do Pajé - sabedoria. Ao lado, as crianças que realizaram apresentação de dança e cantos.




Dois momento
s: A direita, todos ouvindo as explicações do Prof. Fulni-ô Werle, nosso guia durante a visita. Ao lado, fazendo questionamentos sobre a água e outras formas de preservação ambiental.


A direita, o Juazeiro Sagrado. A professora Carmem com duas jovens suecas que nos acompanharam.



Neste sábado (23), a turma do IV Período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, alunas da Professora Maria do Carmo, visitaram a cidade de Águas Belas para conhecer a Aldeia Indígena Fulni-ô. A visita iniciou pela aldeia próxima a cidade de Águas Belas, com uma apresentação de 06 crianças Fulni-ô, que cantaram e dançaram algumas das músicas entoadas em seus rituais na língua nativa Yathê.
O povo Fulni-ô soma cerca de 7 mil indivíduos, e todos são bilingues, conversando entre si sempre na língua nativa, e só recorrendo ao português na presença de estranhos.
Além da dança, as alunas puderam conhecer um pouco do artesanato e conversar com o Pajé -líder espiritual do povo e dois professores da aldeia - D. Ivanilda e Werle, também estudante de Pedagogia da U.V.A. A figura do Pajé, um senhor de idade e fala mansa, ficou marcada, pelo zelo que tem pelos costumes e tradições.
Após este momento, a turma se dirigiu a Aldeia de Ouricuri, distante 5 km de Águas Belas, local usado como retiro espiritual do povo Fulni-ô durante 3 meses do ano, nos meses de Setembro, Outubro e Novembro. O calendário escolar é modificado para não interferir com o período do Ouricuri, nem atrapalhar o desempenho dos alunos nas escolas.
Como estamos no mês de Janeiro, encontramos a aldeia completamente vazia, exceto pela presença de dois jumentinhos e alguns porcos. Todas as casas (em torno de 600) ficam fechadas durante 09 meses, mas, encontramos vários resíduos, tanto nas ruas apertadas do Ouricuri, onde o povo se reúne em torno do Juazeiro Sagrado (exceto as mulheres, que ficam do lado oposto onde se encontra a árvore tida como sagrada, por ser a única da espécie sem espinho), mas também no acesso a localidade, o que nos fez refletir como a influência da civilização não índia foi aprendida por eles, que consomem refrigerantes, biscoitos recheados, latas diversas e descartam a céu aberto.
Além das alunas da UVA, duas suecas que realizam trabalho sobre meio-ambiente em Gravatá, através de intercâmbio cultural, apadrinhadas pela empresária Mallin (POUSADA ECOLÓGICA SEMPRE VERDE) também participaram da viagem e ficaram chocadas com o lixo encontrado na aldeia.


Eu, a Professora Carmem e as crianças fulni-ô



A Professora Carmem com o índio fulni-ô Werle - futuro pedagogo


A cidade que só é povoada durante 3 meses no ano - Ouricuri

O belo artesanato Fulni-ô


A atividade contou com o apoio cultural do presidente do PT _ Regis da Banca, do Vereador Pedro Martiniano, Sr. Arnaldo do Cesta Básica , do Vereador Doca da Cavalhada e da Vereadora Ana de Jací.


NOTA:

AS CONSTATAÇÕES QUE FIZEMOS ACERCA DA INFLUÊNCIA DA CULTURA NÃO-ÍNDIA COM RELAÇÃO A PRODUÇÃO DE RESÍDUOS, NÃO DIMINUIU NOSSO ENCANTAMENTO PARA COM OS ÍNDIOS FULNI-Ô, QUE SÃO UM EXEMPLO DE GARRA E RESISTÊNCIA, POIS ALÉM DA PRESERVAÇÃO DA LÍNGUA NATIVA, MANTÉM SEUS RITUAIS E CONVIVÊNCIA, TAL QUAL VIVIAM SEUS ANTEPASSADOS.
AS CRIANÇAS FORAM ENCANTADORAS EM SUA APRESENTAÇÃO, E A COMPANHIA DO FUTURO PEDAGOGO WERLE NOS DEIXOU MUITO FELIZES.
NOSSA OBSERVAÇÃO NÃO TEM A INTENÇÃO DE DENEGRIR A IMAGEM DO POVO, APENAS DE ALERTAR PARA A PRESERVAÇÃO DE UMA NATUREZA JÁ TÃO DEVASTADA PELO CAPITALISMO.


Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails