"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ALUNOS DA 4ª SÉRIE DA ESCOLA JOHN KENNEDY REALIZAM MAPEAMENTO DO RIO IPOJUCA














Como uma das etapas do projeto que vem sendo desenvolvido desde o início do ano, que tem como carro-chefe os cuidados ao meio ambiente, os alunos da 4ª série "C", da Escola Municipal John Kennedy, visitaram 04 pontos da cidade, por onde passa o Rio Ipojuca, sendo cortado por pontes.

Os alunos desenharam mapas e anotaram as principais características destas construções, elencando os impactos causados pelo crescimento desordenado da população, a derrubada da Mata Ciliar para construção de residências, além da substituição da vegetação original por capim, em sua maioria.

As crianças também registraram a quantidade de esgotos, presente em todo percurso feito, desde a conhecida Ponte da Rua do Norte até a mais nova construção, na Ponte Preta, que liga a Perimetral Urbana ao centro da cidade.Além da constatação dos impactos causados pela ausência da mata ciliar e da poluição gerada pelo não tratamento dos esgotos e pela população que joga lixo no rio, os alunos verificaram que a cada dia aumenta o número de residências próximas ao rio, e curiosamente, não são apenas pessoas humildes que invadem as margens do rio, existem muitas casas de pessoas com um certo poder aquisitivo que, também estão invadindo as margens do rio, onde antes era ocupada por árvores de diversas espécies.

O segundo passo agora, será realizar o replantio de um trecho da Mata Ciliar, no perímetro próximo a escola. Aproximadamente 200 mudas, de espécies nativas, serão plantadas segunda-feira (17), junto com os alunos da 2ª e 3ª séries.

Após essa etapa, os alunos realizaram um trabalho de conscientização e sensibilização com os moradores das margens do rio, para que plantem árvores e preservem as que já estão plantadas.

A tarde de trabalho terminou na Sorveteria Gullas, onde todos os alunos se deliciaram com um sorvete de frutas, para poder dar sequência ao trabalho com mais doçura e ânimo!

Estamos preparando seres humanos melhores para deixar para nosso planeta
!!





Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails