60 alunos da Escola John Kennedy visitam o distrito de São Severino, com sua exuberante natureza e conhecem a produção de orgânicos
Ontem, dia 19, os alunos da 2ª C, 3ª C, 4ª B e 4ª C, visitaram o distrito de São Severino, cumprindo mais uma etapa do Projeto de Educação Ambiental desenvolvido na escola desde o início do ano. O Projeto, que se divide em três eixos temáticos, aborda questões pertinentes a sobrevivência da espécie humana em (des)harmonia com todo o meio.
Os eixos temáticos, ou sub-projetos são: " Sabor e Saúde", que aborda a alimentação humana no quesito quantitativo e qualitativo. "Quanto vale o que você come", apresenta e discute questões relativas aos valores nutricionais dos alimentos e, "Saber e Sabor - os saberes e sabores do Brasil", onde os alunos aprendem toda mudança ocorrida nos hábitos brasileiros a partir da colonização, com a influência dos europeus, dos nossos indígenas e dos africanos trazidos como escravos.
Uma das grandes questões do Projeto trata da valorização do homem do campo, haja vista sermos uma população de maioria rural. Nosso principal objetivo não é apenas discutir a temática ruralista, mas demonstrar que a vida nas metrópolis e nos grandes centros estão diretamente ligadas e dependentes da Zona Rural. Que sem o homem no campo, não há como existir a cidade. A vida na cidade é uma grande utopia. Precisamos tornar possível a manutenção das pessoas na zona rural, vivendo com dignidade, a fim de que se evite um colapso nas cidades.
Os eixos temáticos, ou sub-projetos são: " Sabor e Saúde", que aborda a alimentação humana no quesito quantitativo e qualitativo. "Quanto vale o que você come", apresenta e discute questões relativas aos valores nutricionais dos alimentos e, "Saber e Sabor - os saberes e sabores do Brasil", onde os alunos aprendem toda mudança ocorrida nos hábitos brasileiros a partir da colonização, com a influência dos europeus, dos nossos indígenas e dos africanos trazidos como escravos.
Uma das grandes questões do Projeto trata da valorização do homem do campo, haja vista sermos uma população de maioria rural. Nosso principal objetivo não é apenas discutir a temática ruralista, mas demonstrar que a vida nas metrópolis e nos grandes centros estão diretamente ligadas e dependentes da Zona Rural. Que sem o homem no campo, não há como existir a cidade. A vida na cidade é uma grande utopia. Precisamos tornar possível a manutenção das pessoas na zona rural, vivendo com dignidade, a fim de que se evite um colapso nas cidades.
A qualidade de vida das pessoas que moram na zona rural, a nível de poluição e estresse ésem dúvida inigualável a das pessoas que moram na zona urbana. O que falta, são políticas sérias que permitam ao homem do campo meios de produção e desenvolvimento sustentável.
É dever da escola apresentar saídas para se obter qualidade de vida, através de uma alimentação saudável, como a obtida na agricultura orgânica e familiar, que não agride o meio ambiente do qual somos parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário