"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sábado, 1 de agosto de 2009

CULTURA INDÍGENA


TURMA DA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ (UVA) VISITA A SERRA DO ORORUBÁ PARA CONHECER A CULTURA DO POVO XUKURU
Da esquerda para a direita: Prof. Eraldo, Prof. Sunamita Oliveira, Prof. Edson Hely, Prof. Carmem com aluna U.V.A



O IV Perído da U.V.A, visitou neste dia 01 de agosto o Povo Xukuru do Ororubá, como atividade integrante da disciplina Educação Indígena.


O trabalho orientado pela Prof. Carmem Silva tem o objetivo de desmisitificar a temática indígena, bem como, sensiblizar os alunos acerca das constantes perseguições sofridas pelo povo Xukuru do Ororubá, com a criminalização de suas lideranças.


Além dos alunos da U.V.A, também fizeram parte da visita os alunos da FAFICA, sob orientação da Prof. Eliene Amorim.


Os alunos foram recepcionados por lideranças do povo Xukuru, além de alguns professores, e pelo Cacique Marcos, que realizou uma palestra abordando a trajetória de vida de seu pai, Xicão Xukuru, assassinado em 1998, as retomadas, o cacicado e as sentenças dadas pela justiça, de forma vil.


Todos fomos agraciados pelas ilustres presenças do Prof. Dr. Edson Hely Silva, do Colégio de Aplicação da UFPE, e do Prof. Eraldo.


Os alunos da U.V.A ainda acompanharam uma cerimônia do Toré realizada na Aldeia Sucupira no final da tarde.


O Cacique Marcos expondo o processo de criminaização das lideranças Xukuru

Conhecer a história do povo Xukuru, seus rituais e sua gente é uma forma de combater o preconceito e a ignorância que existe entre muitos educadores sobre o que é ser índio. Na Conferência Municipal de Educação em Gravatá, por exemplo, uma DIRETORA afirmou que "índios são aqueles da região norte" (!!!!!!!)

Sem comentários!

Um comentário:

Unknown disse...

A educação é a melhor forma de reconhecimento de nossa cultura, nosso sangue é índio, é negro, é BRSILEIRO... Então é nosso dever como formadoras de opinião, estimular nossos alunos e nossa comunidade é valorizar a nossa cultura! Parabéns as alunas e professores da UVA em Gravatá! Cada dia me sinto mais feliz em porder compartilhar o desenvolvimento pessoal e profissional de todas as alunas e o meu em particular, como instrumento desta evolução! um forte abraço a todas e muito sucesso!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails