"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Por que ações bem-sucedidas na educação não se repetem?

Mostra Cultural "A história da comida e a comida fazendo história", realizada no CDG em 2009, pela Escola John Kennedy. Na foto, meus alunos da 4ª série apresentando os sabores do nordeste!

Há um ditado popular que diz: "Time que está ganhando não se mexe". neste caso, para ilustrar meu pensamento, poderíamos aperfeiçoar para: "ações acertadas devem ser repetidas, ampliadas, aperfeiçoadas, mas, jamais, esquecidas, descartadas", não concordam? Esta questão me ronda frequentemente, desde que iniciei na educação pública municipal.
Nesses 11 anos, como professora da rede pública municipal de ensino de Gravatá, tive oportunidade de elaborar, vivenciar, participar e colaborar em diversos projetos, que em nada deixam a dever para as escolas particulares, contudo, vi praticamente todos serem deixados de lado. Daí me pergunto: qual a razão disto? Tem a ver com alguma questão pessoal? Se não for este problema, qual seria? A avaliação da qualidade dos projetos desenvolvidos não foi dada por mim, embora seja capaz de reconhecer quando um trabalho é bom ou não. 

Tenho vários exemplos disto: 

1. a horta da escola Antonio Borges, iniciada em 2004, foi abandonada depois de minha transferencia. 
2. a semana dos povos indígenas, realizada na Escola John Kennedy em 2010, não mais se repetiu, conforme a proposta iniciada, cumprindo a Lei 11.645/08.
 3. a semana da Literatura, que propiciou aos alunos da Escola John  Kennedy, em 2010 uma semana de atividades diversificadas, com cinema, teatro, música na escola e encontro com um escritor, não mais aconteceu.
4. a mostra cultural, como a que foi realizada em 2009 no CDG, contando a história da comida, também na escola John Kennedy, também ficou apenas na história.
5. a horta suspensa com garrafas pet, iniciada em 2011, na John Kennedy, sequer chegou a florescer. Veio ao chão antes,e  nunca mais se repetiu.

Esta referencia a escola, não é uma critica em particular, apenas pelo fato de que participei e me empenhei para que, tudo o que foi comprendido como conquista e avanço, tivesse uma sequencia. Não questiono os avanços da escola em outros setores, contudo, sinto tristeza em ver que várias sementes que foram plantadas, estão murchas, sem receber água. Não estou mais na John Kennedy, desde o início deste ano. Pedi transferencia para a Escola Maria Alice da Veiga Pessoa, com intuito de contribuir com aquela comunidade escolar. Os desafios... todos que leem este blog tem acompanhado. Vamos em frente, sem perder a esperança, de que a educação seja forte o suficiente para mudar as pessoas, e que as pessoas mudem essa visão da educação!! é minha torcida!!

Sr. Edvaldo Arlego, no encontro com o escritor, na Semana da Literatura, em 2010, na Escola John Kennedy
Semana dos Povos Indígenas, na Escola john Kenendy em 2010, chegou a ser destaque na Revista Brasileiros de Raiz(DF)

Apresentação do grupo de Teatro ICETAG, na Semana da Literatura
MPB na escola, com Paulo Taciano, na Semana da Literatura


Projeto de horta suspensa



Quantos professores estão prontos para receber alunos com deficiência nas salas de aula das escolas públicas?


Em 2009, diversas escolas do município, realizaram algumas obras para adaptar a estrutura dos prédios para receber qualquer criança com deficiência, seja ela física ou mental. Os banheiros receberam portas mais largas, rampas, corrimão, dentre outras exigências feitas pelo governo, cumprindo o que determina a Lei da acessibilidade e inclusão, tudo custeado pelo recurso do PDE (Programa Dinheiro na escola), do Governo Federal.

É claro que considero um avanço, as escolas se prepararem para receber bem o deficiente, que tem direito a educação tanto quanto uma pessoa não deficiente. Posso falar como educadora e, como mãe de uma criança com Síndrome de Down.

Mas, a grande questão é: o prédio adaptado é suficiente para garantir a inclusão dessas crianças na escola? Fiz a pergunta, e tenho a resposta, que trouxe para discutir aqui, especialmente na tentativa de sensibilizar o executivo e poderes afins, bem como a sociedade como um todo, chamando à atenção para a inclusão excludente.

Durante todo o ano de 2009, nós, professores do município de Gravatá, recebemos três formações continuadas, somando-se a mais três no ano passado, onde não se falou de crianças com deficiência. Todo trabalho foi feito, único e exclusivamente, para se reverter os baixos índices do IDEB, através da Provinha Brasil, que avalia a qualidade do ensino público no país, e cujo resultado é um somatório de ações, como por exemplo, condições dignas de ensino e aprendizagem, com prédios apropriados para abrigar as crianças, e não acondicioná-las, amontoadas umas sobre as outras, sem ventilação e iluminação adequada, como acontece na maioria das nossas escolas, ainda. 

Mas, e quanto as crianças com deficiência, que como meu filho necessitam do auxilio de professores habilitados para ajudá-lo na construção do conhecimento, e no desafio de galgar um degrau por vez, têm duas opções: ou ficam sem estudar, ou, se submetem a cenas, tal qual as que foram protagonizadas por Regina Duarte (A Helena) e sua filha adotiva com Síndrome de Down, na novela Páginas da Vida – a criança vai para a escola, mas, ninguém sabe o que fazer com ela!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Feliz Aniversário Divino Sérgio!


                             Parabéns, Divino Sérgio, por mais uma primavera, exercendo com brilhantismo uma das profissões responsáveis por fornecer informações de qualidade, além de propiciar entretenimento, sempre de forma simpática, lidando com o grande público!










        Divino Sérgio, fazendo o que mais gosta de fazer: trabalhar! Na imagem de acervo pessoal, entrevistando Adislson Ramos

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Reajuste de 22,22% para professores públicos municipais, foi aprovado hoje, na Câmara de Vereadores, em caráter de urgência!

Professores na Câmara de Vereadores. Foto: Clebson Amsterdan

Extraordinariamente, em duas sessões subsequentes, vereadores aprovaram o reajuste concedido aos professores pelo governo federal, desde janeiro deste ano!


Felizmente, entre mortos e feridos, salvaram-se todos, neste primeiro round, com a aprovação do reajuste de 22,22%, retroativo a janeiro deste ano. Uma vitória, sem dúvida nenhuma! No entanto, a  luta não acaba aqui. Todos, esperamos ansiosos, pela disposição do gestor público municipal, em efetuar o pagamento de 5 parcelas do retroativo referente ao reajsute de 2011, acordadas com a categoria, e ainda não cumpridas. Há ainda, três parcelas referentes ao reajuste deste ano, dos meses de janeiro a março, que, de acordo a RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO devem ser pagas em 3 parcelas sequenciais, num prazo de 90 dias, da data da publicação. Neste caso,  a partir de junho.
Parabenizamos e agradecemos a compreensão e apoio dos vereadores de Gravatá, que sensibilizados com a causa, repetiram o gesto de, realizar duas sessões num mesmo dia, beneficiando a categoria.
Particularmente, parabenizo o Presidente da casa Elias Torres, o vereador Júnior de Paulo, pela firmeza com as palavras, com lisura, postura justa e coerente com a posição que ocupa. Parabéns!
A direção colegiada do SIPROG, por não desistir da luta!
A Profª Rosiane, pela dedicação para com a causa!

TODOS ESTAMOS DE PARABÉNS, MAS LEMBREM-SE: É SÓ UMA BATALHA VENCIDA. TEREMOS MUITAS LUTAS A TRAVAR PELA FRENTE!!!

VAMOS JUNTOS!!

terça-feira, 24 de abril de 2012

"A secretária de educação é irresponsável", disparou o presidente da Câmara de Vereadores!!

Não cumprimento de prazos na entrega do Projeto de Lei para reajuste do Piso Salarial dos Professores em 22,22%, por parte da secretária, expõe a incompetência de alguns setores e cargos do executivo!


Pela segunda vez consecutiva, em menos de 7 meses, a história se repete: os professores são convocados para acompanhar a votação do projeto de lei na Câmara de Vereadores, e ao chegarem lá, são comunicados de que, mais uma vez, o projeto não foi entregue na Câmara. Em setembro do ano passado, diante do reajsute concedido pelo governo federal, os professores foram à Câmara por três vezes, até que o executivo enviasse o projeto, para que os vereadores pudessem ler, discutir e colocar em votação.
Através da sensibilidade do presidente da casa, e dos vereadores presentes, o projeto foi votado em 1ª e 2ª sesão no mesmo dia, um fato extraordinário, incomum, para não prejudicar o recebimento dos salários da categoria, reajustados.
É fato que, o executivo estava ciente de que o reajsute seria de 22,22%, desde o mês de fevereiro, portanto, NÃO  se justifica deixar para elaborar um projeto desta importância, no mês de abril exatamente no final do mês. Outra ação injustificável é, convocar os professores para companhar a reunião, tendo assumido isot em ATA, e ter ciência de que o projeto não foi entregue em tempo hábil. Como muito bem falou o Presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Apolinário (Júnior de Paulo), foi uma irresponsabilidade por parte dos secretários que foram incumbidos de realizar este trabalho. Em outras palavras: expuseram se forma propositada, os professres ao ridiculo, tentado responsabilziar os vereadores pela não votação. Fazer com que os professores ficassem telefonando para um e outro, como que, se tivessem que suplicar por misericórdia, por caridade.
Dizem que um raio não cai no mesmo lugar duas vezes. Este caiu. Digo e repito: CÂNCER TEM QUE SER EXTIRPADO, não se deve dar aspirina pra ele não!!!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO DE GRAVATÁ


MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO
2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Gravatá 

RECOMENDAÇÃO Nº. 004/2012 



O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, por sua representante nesta Comarca, no uso de uma de suas atribuições legais, com fundamento nos arts. 127, caput e 129, inciso II, da Constituição Federal, art. 26, Lei 8.625/93 (LONMP) e art. 6º da Lei Complementar Estadual n. 12/94 (LOEMP), e, ainda, na Lei n. 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro) e demais normas atinentes à matéria:
CONSIDERANDO que o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbido da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, segundo disposição contida no artigo 127 da Constituição Federal;
CONSIDERANDO que a Constituição Federal atribui ao Ministério Público a função de zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Lei Maior, promovendo as medidas necessárias à sua garantia (artigo 129, inciso II);
CONSIDERANDO que no município de Gravatá, cidade com cerca de 76.458 habitantes (consoante dados do IBGE de 2010), o trânsito ainda não foi municipalizado, como determina o Código Nacional de Trânsito;
CONSIDERANDO que os integrantes da Guarda Municipal de Gravatá, exercem apenas atividades de orientação e travessia de pedestres, não possuindo poderes para realização de autuações de trânsito, diante a ausência de convênio firmado pelo Poder Executivo Municipal com relação a tais atividades;
CONSIDERANDO que os órgãos e entidades executivos do Sistema Nacional de Trânsito podem celebrar convênio delegando as atividades previstas no Código Nacional de Trânsito, visando a maior eficiência e segurança para os usuários, inclusive para cooperação técnica visando o cumprimento das exigências legalmente estabelecidas para a municipalização do trânsito;
CONSIDERANDO que um número considerável de procedimentos investigativos e de ações penais em tramitação, respectivamente, na Delegacia de Polícia Civil deste Município e perante o Juízo desta Comarca tratam das infrações penais tipificadas na Lei n° 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro), dentre as quais se destaca aquela prevista no artigo 309 do CTB, consistente em “Dirigir veículo automotor, em via pública, sema devida Permissão para dirigir ou Habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano”;
CONSIDERANDO ainda que tem sido observado, de forma recorrente, que crianças e adolescentes conduzem veículos automotores, principalmente motocicletas ou veículos ciclomotores, popularmente conhecidos como “cinquentinhas”, de forma totalmente irregular, uma vez que somente pessoas maiores de 18 (dezoito) anos podem obter autorização para conduzir um veículo de tal natureza (Resolução nº 168/04 – CONTRAN), sendo dever da família, da
sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, na forma do art. 227 da Constituição Federal;
CONSIDERANDO também as reclamações recebidas por esta Promotoria de Justiça, formal e informalmente, acerca do trânsito nesta cidade de Gravatá, sendo fato público e notório a existência de inúmeros motoristas e motociclistas inabilitados que, por ausência de fiscalização, transitam em alta velocidade, ocasionando um grande número de acidentes e atropelamentos nesta cidade;
CONSIDERANDO a necessidade de regulamentação no município, quanto a locais de estacionamento, atividades de carga e descarga, pontos de táxi e mototaxi, velocidades máximas permitidas, faixas de pedestres, dentre outros tópicos, cuja ordenação pelo Poder Municipal se faz necessária e urgente, inclusive para garantir a vida e a segurança dos munícipes, não havendo tampouco órgão administrativo específico para fiscalização do trânsito e imposição de multas;
CONSIDERANDO que compete aos Municípios legislar sobre assuntos de interesse local, nos termos do art. 30 da Constituição Federal, e que a ausência de regulamentação de trânsito evidencia grave omissão por parte da Administração Pública;
RESOLVE:
RECOMENDAR ao Exmo. Prefeito do município de Gravatá que tome as providências necessárias no sentido de realizar convênio de delegação de competência entre o DETRAN e a Prefeitura de Gravatá, através da Guarda Municipal e encaminhar, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, projeto de lei à Câmara municipal, no sentido de disciplinar o referido convênio.
Remeta-se cópias da presente Recomendação ao Exmo. Prefeito de Gravatá, ao presidente da Câmara dos Vereadores, ao Exmo. Sr. Secretário Geral do Ministério Público, através de e-mail, para que se dê a necessária publicidade no Diário Oficial do Estado e, via ofício, ao Exmo. Sr. Procurador Geral de Justiça e à Exma. Corregedora-Geral do Ministério Público para conhecimento e registro; 



Gravatá, 20 de abril de 2012.




FERNANDA HENRIQUES DA NÓBREGA
Promotora de Justiça

Secretária de Educação de Gravatá se defende:"Todos sabem quanto custa cerâmica, forro de PVC, argamassa, etc...não é barato"!


Orçamentos realizados na Casa de Material de Construção Caroatá, em Gravatá/PE, considerando uma sala com 6mX4m - melhorias e construção de um espaço com as mesmas medidas.




Durante a reunião realizada entre a secretária de educação Maria da Paz, a professora Sunamita Oliveira, as mães de alunos da Escola Maria Alice da Veiga Pessoa e a diretora de ensino Sandra Morais, no último dia 19, a secretária justificou o uso da verba enviada pelo governo federal, através do PDDE campo, entre 15 e 12 mil, nas melhorias que estão sendo realizadas nas escolas, afirmando que todos os materiais de construção custam caro,e  que não se pode comprar nada de má qualidade.
* Não temos a intenção de discutir com a secretária, até porque compreendemos a posição em que se encontra, de cargo de confiança do prefeito. Deixamos o blog a disposição para publicar o orçamento das melhorias realizadas em todas as escolas, que deverão somar 27 até as eleições, em outubro deste ano.
Aproveitamos para lembrar que, em 2009, quando informamos neste blog que o ALUGUEL da escola John Kennedy custava em me´dia 2 mil reais, o gestor disse que não era verdade, contudo,a té hoje, não tivemos acesso ao contrato daquele prédio, nem de nenhum outro alugado à prefeitura, e pago com dinheiro do contribuinte.
De qualquer forma, se a secretária decidir ou fora autorizada para publicar os orçamentos, estamos a disposição. Por enquanto, o que temos, são duas planilhas obtidas de uma Casa de Material de Construção bem conhecida na cidade. Usamos como parâmetro, as medidas das salas da Maria Alice, para calcular o valor médio. Algumas das escolas que visitei, tem salas menores!

Saiu no Portal GN

Gravatá: Apelo por melhorias na educação!


Comunidade tenta manter contato com a educação de Gravatá

EDUCAÇÃO: Alunos, moradores e professores da Escola Maria Alice da Veiga, situada no Bairro Maria Auxiliadora, compareceram na manhã desta quinta-feira (19) na sede da Secretária de Educação munidos com um abaixo assinado comunitário que cobra melhorias na escola que há anos encontrasse esquecida pelo poder público legislativo e executivo municipal.  As mães cobram que a inclusão da escola até o dia 27 de Abril no projeto MAIS EDUCAÇÃO do Ministério da Educação que amplia o ensino das escolas públicas brasileira. O projeto MAIS EDUCAÇÃO amplia a jornada diária para o mínimo de sete horas, além de atividades artísticas, esportivas e acompanhamento pedagógico. Caso a Escola não seja inclusa no projeto, as mães prometeram realizar um protesto em frente a secretária de educação municipal no dia 25/04. Uma das professoras da unidade escolar, Sunamita Oliveira, acompanhou de perto o apelo feito pela comunidade e apoia.

OUÇA OS DEPOIMENTOS:

(Portal GN: http://portalgn.com/comunidade-apela-por-melhorias-na-educacao)



Reportagem|Foto: Clebson Amsterdan

Moradora mostra abaixo assinado com quase 100 assinaturas.


___________________________________________________
NOTA DA EDITORA:

A secretária de educação Maria da Paz nos recebeu, de forma respeitosa e educada, como lhe é peculiar,  leu a reinvidicação apresentada no documento, e em seguida iniciou algumas explicações e justificativas, especialmente acerca das reportagens apresentadas neste blog.
A secretária falou sobre a escola Profº Rosalino, no sítio Azeite, que havia sido apresentada como recebedora de mais de 80 mil reais, e informou que o CNPJ citado corresponde ao da Escola Estadual Devaldo Borges, e que a referida escola não dispõe de PDDE ainda. Expliquei que, tanto o nome do Conselho Escolar quanto ao da escola, fazem menção ao nome de Profº Rosalino, este foi o motivo da citação, contudo, aguardamos parecer do MEC a respeito.
Relatou para as mães a situação dificil em que se encontram os alunos daquela localidade, que no momento assistem aula em uma "casinha" alugada, até que seja possível reconstruir a escola, que se encontra em ruínas.
A secretária prosseguiu justificando o valor citado para a melhoria da escola Jair de Brito, no sítio Floresta, de R$ 25.000,00, informando que a PMG investiu R$ 13.000,00 para construção de fossa séptica, e que ao iniciar a obra, o governo federal disponibilizou mais R$ 12.00,00, do PDDE Campo, para melhoria de 27 escolas, no total, visando a valorização do campo. Informou ainda que, o executivo e a secretaria tinham (cons)ciência acerca dos problemas da Antonio Borges, do CAIC e da escola Maria Alice, mas que estavam sendo dadas prioridades, pois com apenas 14 meses, tempo em que está a frente da secretaria, não seria possível resolver todas as questões.
* VAMOS ABRIR UM PARÊNTESE PARA ESTA FALA DA SECRETÁRIA: - Embora esteja à frente da secretaria a 14 meses, o governo Ozano Brito, que é o mesmo do qual a secretaria faz parte, está há 3 anos e 4 meses à frente da PMG. Não se justifica a falta de acompanhamento, de critério e de prioridade do governo municipal, desde o início de sua gestão.

Continuando as explicações, a secretária afirmou que, mesmo as escolas com apenas 13 alunos, devem receber as melhorias, uma vez que, os alunos e mães também merecem ser tratados com dignidade, mesmo que sejam apenas 13.

** Em uma entrevista concedida a uma rádio da cidade, o prefeito afirmou que não iria realizar nenhuma ação para beneficiar uma MINORIA (!!!!!!!!!!!!)

A secretária de educação se comprometeu em agendar uma REUNIÃO com o executivo e as mães da escola, para esclarecer essas questões, etc e tal. Chegou a dizer que, caso o prefeito não pudesse ir, mandaria a primeira-dama Maria Dulce ou outra pessoa.
As mães deram até o dia 25 deste mês para obter uma resposta do executivo, contudo, a secretária pediu que deixasse para a primeira semana de maio, tendo em vista o fato de que ela estará viajando a São Paulo, na próxima segunda-feira e só retorna no dia 30. 
Sobre o pedido feito pela comunidade escolar, para implantação do Programa Mais Educação, a secretária justificou que, a escolha é feita pelo FNDE/MEC. A intenção é de contemplar todas as escolas, mas, está aguardando definição do governo federal.
Esclareceu ainda o aluguel da Escola Laura Vicuña, ao Círculo Operário, que é anexo da Escola Maria Alice, dizendo que é um prédio que tem melhores condições de atender as crianças da Educação Infantil, enquanto a Maria Alice não passa por uma ampliação e melhoras. 
Pedimos, como uma das medidas emergenciais, a correção do desnivelamento do terreno que serve de pátio, para que as crianças possam brincar no recreio, e realizar os treinos para o JOEG.

CONCLUSÃO:

Não queremos mais nenhuma reunião, para escutar nenhuma desculpa. O executivo e a secretaria de educação já tem ciência dos problemas e das necessidades existentes na ESCOLA MARIA ALICE DA VEIGA PESSOA e no Bairro Maria Auxiliadora. Compreendemos e consideramos louvável a valorização das escolas do campo. Isto é indiscutível. Contudo, não é preciso ter um Q.I acima da média para perceber as peculiaridades de uma escola da periferia, que são bem distintas dos problemas existentes no campo. Estamos dentro de um barril de pólvora. Só não enxerga quem não quer, ou finge não ver!!
ESPERAMOS AÇÕES. 
SÓ NOS VISITEM AGORA, LEVANDO TIJOLOS, CIMENTO, AREIA, TELHAS, CERÂMICA, FORRO EM P.V.C , NOSSO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA! 
CONTAMOS COM A SENSIBILIDADE DO PODER PÚBLICO (SE ELES TIVEREM ALGUMA!) PARA MUDAR ESSE QUADRO DE DESCASO E DISCRIMINAÇÃO, AO QUAL A ESCOLA E O BAIRRO VEM SENDO SUBMETIDOS HÁ ANOS!
PALAVRAS, POR PALAVRAS, JÁ TEMOS UM DICIONÁRIO NA ESCOLA!!! 







quinta-feira, 19 de abril de 2012

E o dia do "índio" continua sendo, apenas folclore, nada mais!

Em 2010, um trabalho desenvolvido na Escola John Kennedy foi destaque na Revista Brasileiros de Raiz, pela abordagem e tratamento dado a temática indígena na escola. Através de uma proposta que apresentamos, e apoiada pela direção (na época, Denise Batista), conseguimos desevolver um estudo mais elaborado, com várias turmas, durante uma semana, que chamamos de SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS. Além de apresentar aspectos do presente, da atualidade, pudemos desmistificar a figura do indígena, inclusive, realizando esta atividade no mês de maio, fugindo do pragmática 19 de abril.
Hoje, me encontro em outra escola, e desde fevereiro, vivenciamos atividades alusivas a temática indígena, não apenas com intuito de cumprir a Lei 11.645/08, mas para possibilitar a discussão acerca de preconceito e discriminação para com os povos indígenas, gerados ainda, por imperar em nosso meio, a versão do colonizador/explorador, e não dos que foram explorados,e continuam até os dias atuais.
Hoje, andando pelas ruas de Gravatá, quase infarto, vendo as crianças saindo das escolas, com o rosto pintado com dois tracinhos coloridos, parecendo mais uns palhacinhos, que embora graciosos, e com todo respeito aos palhaços, em nada lembram os indígenas brasileiros. E como aquela saiazinha, então? Caramba, custa ao menos pesquisar acerca das pinturas corporais e representá-las expressando o significado delas? Por que os professores resistem tanto a implementação da Lei 11.645/08? Será que desconhecem, ou acham que não "pega"? E a nossa responsabilidade histórica e social, diante dos povos indígenas (e afro)?? Cabe uma reflexão!
Por enquanto, o dia 19 de abril, serve apenas para "perpetuar" o folclorismo, preconceito, discriminação e ignorância sobre os nativos brasileiros. Nada mais!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Assembléia dos professores de Gravatá

Trecho da Ata da reunião realizada no dia 29/03 com o prefeito de Gravatá

Na manhã de hoje, foi realizada nas dependências do Salão 3 S, uma reunião com a direção do SIPROG e a categoria, para repassar os informes acerca da reunião que havia sido agendada para ontem, com o executivo, contudo, foi dirigida apenas pela secretária de educação, Maria da Paz  e o secretário de finanças, que por falta de autonomia para resolver as questões pendentes, apenas repetiram o que já havia sido dito na reunião realizada com o gestor no dia 29 de março.
O único aspecto relevante desta reunião, foi a retificação da ata, da reunião do dia 29/03, onde constava informações incorretas, e na qual, o gestor se COMPROMETE em cumprir a  lei do piso salarial, antes neste mês de abril, como pode ser confirmado no registro que realizamos deste trecho da ata. 
A nova reunião ficou agendada para o dia 18/04, as 9 horas da manhã, no gabinete do prefeito. A nova assembléia acontecerá no dia 19/04, as 15h, no Salão 3 s. 
A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS PROFESSORES É IMPRESCINDÍVEL. LEMBREM-SE: ESTAMOS DEFENDENDO UM DIREITO, E NÃO, PEDINDO ESMOLA!!! NOSSA UNIÃO FARÁ DIFERENÇA!!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

ENTRE 2010 E 2011, 26 ESCOLAS DE BASE (ZONA RURAL) FORAM CONTEMPLADAS COM VERBAS EXTRAS DO PDDE , EM GRAVATÁ


 
ATÉ O MOMENTO, O SITE DA PREFEITURA DIVULGOU "REFORMA" NAS ESCOLAS: JAIR DE BRITO, INÁCIO SATURNINO E RECENTEMENTE, PRINCESA ISABEL. SERÁ QUE DAQUI PARA O DIA 06 DE OUTUBRO, O PREFEITO ENTREGARÁ AS OUTRAS 23 ESCOLAS REFORMADAS, PARA JUSTIFICAR OS VALORES SOLICITADOS AO MEC, OU COM SIMPLÓRIAS MELHORIAS, COM PREÇOS NÃO PRATICADOS NO MERCADO?? E QUE MELHORIAS SERÃO ESTAS? QUANTO, DE FATO, ESTÁ SENDO "INVESTIDO" NESTAS ESCOLAS? E A SITUAÇÃO DAS ESCOLAS QUE JÁ MOSTRAMOS AQUI, SERÃO REVISTAS?

GAMR REALIZA OFICINA DE FOTOGRAFIA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA


A oficina de fotografia será realizada na escola Devaldo Borges, no periodo de 21 de abril a 12 de maio, aos sábados das 8:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00, a oficina será ministrada pelo fotografo pernambucano Eduardo Queiroga 

A oficina é para os educadores da rede pública de ensino, as inscrições vão até o dia 17 de abril de 2012 no site www.imagemexperiencia.com, baixe o arquivo de inscrição preencha e envie para o e-mail imagemexperiencia@gmail.com.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Celebração da Páscoa na Escola Maria Alice da Veiga Pessoa


Através do apoio de Amigos da Escola, como Dra. Fernanda Nóbrega, a empresária Ana Pontual (Gravatanet), dos queridos amigos Vânia Rosângela e Marllon Lima, foi possível realizar uma bela celebração, e ainda comemorar o aniversário da Profª Aparecida!
A surpresa da aniversariante - Profª Aparecida Oliveira.

Na Bíblia Sagrada, encontramos no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 16, o clamor de um macedônio, dirigido ao apóstolo Paulo, dizendo: "Passa a Macedônia e ajuda-nos". 
Tal aquele macedônio, que reconhecia a necessidade de buscar ajuda para sanar os problemas de sua terra, nós, professores da Escola Maria Alice da Veiga Pessoa,  escola que fica localizada na periferia da cidade, em um dos bairros mais carentes do município, atrelado a violência e problemas do gênero, vimos, buscando ajuda há algum tempo, visando não apenas minimizar os problemas, mas apresentar soluções que proporcionem dignidade e tragam alento as crianças que são por nós acompanhadas.
Desde o ano passado, particulrmente tenho travado uma luta ferrenha com o poder público, que continua ignorando a existência da escola, dos alunos que ali são atendidos, e da própria comunidade, onde alguns moradores permanecem morando me barracos de madeira, sem o mínimo de dignidade em suas moradias.
Diante de eventos advindos de datas comemorativas, como esta, procuramos apoio, dentro da sociedade gravataense, de pessoas que sejam sensíveis a ests questões, e que, embora também tenham limitações para resolver os problemas advindos da falta de políticas públicas sérias, ao menos, porporcionam alegria e alento, nestes momentos, como aconteceu hoje.
Através do apoio de Dra. Fernanda Nóbrega, promotora da infância e juventude nesta cidade, da empresária Ana Pontal Guidotti, da GravatáNet, e dos amigos (e dos amigos deles) Vânia Rosângela e Marllon Lima, pudemos distribuir ovos de chocolate, sorteamos cestas básicas e belos utensílios para cozinha, além de um degustar um delicioso bolo de chocolate, feito com todo carinho, para todos.
Decidimos que não vamos esperar pelo poder público, de braços cruzados. Vamos nos unir, e lutar, pelo que é nosso, de direito: qualidade, investimento na educação.Não estamos pedindo caridade, muito menos esmola. Queremos e vamos lutar por respeito!! A Educação liberta! Essa foi nossa mensagem de Feliz Páscoa, que não pode se limitar  apenas uma semana santa. Santificaremos todas elas, durante os 365 dias do ano!Vamos à luta!!



 


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Adeus, José Vínicius dos Santos!


 Uma vida interrompida. Uma infância não vivida!

Nossa solidariedade à família, aos parentes, pela perda tão terrrível e tão brusca, de um criança com apenas 12 anos de idade.
Vinícuis faleceu ontem, no Hospital da Restaruração, em Recife, após resistir durante 3 dias a um atropelamento ocorrido na quinta-feira passada, em frente a Canção Nova.
O acidente ocorreu quando ele tentava pegar uma pipa, que pasou para o lado da pista. A inocência e o destemor das crianças, que não veem perigo em nada. Uma fatalidade.
Vinícius era o mais velho, dos três filhos de Fabiana - Priscila e João, o caçula, do qual fui professora em 2010, na Escola Laura Vicuña.
Estamos todos consternados, e rogamos ao Pai que ajude-os a suportar a esta dor.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

CARTA ABERTA DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE GRAVATÁ (SINDSGRA)



O SINDSGRA vem a público expressar seu sentimento de indignação e frustração diante das últimas negociações com o Srº Prefeito Ozano Brito Valença, sobre o plano de cargos e carreiras.

 Atento ao prazo legal para aprovação e votação do PCC, a Assessoria Jurídica da CUT, Central a qual somos filiados emitiu parecer sobre o período que o Prefeito teria para apresentar junto a Câmara de Vereadores o projeto de lei. Levamos a questão para a primeira reunião realizada no gabinete do Prefeito no dia 21 de Março do ano em curso. O mesmo demonstrou total desconhecimento acerca do assunto, pois, acreditava que teria até o dia 31 de Dezembro para aprovar o PCC. Dr.Rodrigo Galindo – Advogado da CUT, sugeriu que a assessoria Jurídica da Prefeitura desse o seu parecer. Imediatamente o Prefeito acatou a ideia e solicitou através de ofício que o jurídico se posicionasse no prazo de 48 horas. Em seguida marcou uma reunião com o sindicato para o dia 28 de Março, na próxima quarta-feira, quando na oportunidade apresentaria o parecer.

 Para o SINDSGRA, a resposta não poderia ser diferente, porque a lei eleitoral é bem clara, não é permitido aprovar nenhum tipo de aumento salarial acima da inflação no período de 180 dias que antecede as eleições, até a posse dos eleitos, ou seja, 02 de Janeiro de 2013.

 O fato nos deixou indignados com a frieza e o desrespeito com que o Prefeito Ozano Brito tratou o assunto. Primeiro a forma como foi apresentada a polêmica Minuta e segundo o mesmo não demonstrou nenhuma preocupação em deixar pronto o PCC, já que no próximo ano ele pode está de volta a caixa econômica, palavras ditas por ele.

 O PREFEITO OZANO BRITO VALENÇA, há três anos e três meses vêm empurrando com a barriga o PCC, por esta razão vimos repudiar sua atitude como gestor público e como cidadão por não ter a menor sensibilidade em atender anseios de centenas de famílias que acreditaram nas suas promessas, feitas em público.

 O SINDSGRA jamais BAIXARÁ a guarda e nunca abandonará as trincheiras da luta. Juntos ganharemos esta guerra.
VAMOS CONTINUAR LUTANDO!!!!!!

terça-feira, 3 de abril de 2012

ALGO QUE VALE APENA SER DIVULGADO!!

Conheça o Mercado Público Cultural de Gravatá

Do site da Prefeitura de Gravatá

Visite o mercado e confira o que os comerciantes do local oferecem




O Mercado Público Cultural de Gravatá, localizado no Pátio da Feira Livre de Gravatá, funciona de terça a domingo, das 06h às 22h e oferece uma variedade de produtos e serviços. Entre alimentação e artesanato, o espaço também recebe apresentações culturais de artistas locais. Saiba o que há no Mercado Público de Gravatá e aproveite para fazer uma visita. Vale à pena!




ARTE DO SABOR – Comerciante: Adriano
Lanches em geral, especialidade em croquetes e cachorro quente. Oferece coxinhas, bolos, sucos e salgados, todos produtos caseiros. Aceita encomendas para eventos.







JAFÉ LANCHES – Comerciantes: Monalisa e Wellington
Lanches em geral, oferece Açaí e Cupuaçu na tijela, sucos energéticos e sucos de polpa de frutas.







GAVIÃO FRUTAS SELECIONADAS – Comerciante: Gavião
Diversidade em frutas selecionadas de ótima qualidade.







CIA DA COALHADA – Comerciante: Fernando Pinheiro
Oferece coalhadas, iogurtes, queijos e laticínios em geral.







SABOR SERTANEJO PRODUTOS DE CACHOEIRINHA – Comerciantes: Jonilson e Oscar
Queijos coalho e manteiga, lingüiça de charque, ricota, doces, manteiga de garrafa e de fazenda.





EMPORIUM PANTANAL SABORES DE GRAVATÁ – Comerciante: Josenildo
Serve Creme de camarão que acompanha farofa de castanha do Pará, charqueados em geral, três tipos de escondidinho: abóbora, bacon e charque; batata inglesa e quatro queijos; macaxeira com charque. Oferece também drinks, coquetéis e café expresso. Conta com um espaço para leitura.









PONTO DOCE GRAVATÁ – Comerciante: Roberto
Bomboniere que oferece diversas balas, doces e chocolates.





CASA CACHOEIRINHA – Comerciante: Regi do Queijo e família
Queijos Coalho e Manteiga, Manteiga de garrafa e de fazenda, lingüiças: charque, porco, bode e frango, ovos de capoeira, mel italiana, doces, queijo mussarela entre outros produtos da fazenda.





MARCOS LANCHES – Comerciantes: Marcos e Fátima
Lanches em geral, cachorro quente, bolos: engorda marido, brigadeiro, chocolate. Trufas, sanduíches, sucos de polpa e natural.





EDNA SOUZA DECORAÇÕES: Comerciantes: Edna e Gabriela
Arranjos artificiais e naturais, cestas de presentes, bichos de pelúcia, decoração de eventos em geral.







SABOR E ARTE – Comerciantes: Vilma Monteiro e Jeferson
Com especialidade em massas, o ponto oferece pizzas, pastéis, lasanha, pães, biscoito de polvilho. Serve café gelado e chopp verde (mistura de vodka com chopp tradicional de forma especial).




DIVERSIDADE ESPECIARIAS E UTILITÁRIOS – Comerciantes: Jaquiciana e Laura
Artesanato em geral, cachaça artesanal, amendoins salgados e doces, castanhas carameladas.






NEW LANCHES BURGER – Comerciante: Luizinho
Especialidade em hambúrguer, oferece o famoso “super 13” um misto de 8 ingredientes entre: bacon, presunto, salsicha, queijo, ovo, carne de hambúrguer entre outros, que faz sucesso entre os clientes. Oferece diversos tipos de sanduíches.







A BODEGA – Comerciantes: Marcelo Simões e Cléo
Local no mercado que oferece vinhos e cachaças finas e doces diet.







MAXIMUS CACHAÇARIA – Comerciantes: Hugo e Paula
Oferece cachaças e bebidas e petiscos.





COMEDORIA 4 ESTAÇÕES – Comerciante: Neli Araújo
Conta com um cardápio mais sofisticado para almoço. Diariamente são servidos feijão mulatinho que pode acompanhar a carne de sol ou charque desfiada. Nhoque e Parmegiana também são oferecidos. Para o fim de semana Dona Neli prefere servir um prato regional como: feijoada, dobradinha e fava com charque. Para sobremesa, crepes e panquecas. Na sexta-feira são servidos também peixe e bacalhau.






BOX IVALDO MELO – Comerciantes: Ivaldo Melo e Rosa
Diariamente são servidos caldinhos de camarão, feijão e dobradinha. Além de buchada, arrumadinho e sarapatel. Petiscos: picadinho de charque, tripinha, carne de sol, bisteca de boi e de porco.





REGIONAL DO AGRESTE – Comerciante: Ednaldo Alves
Oferece picanha, rabada, bode, guisado de boi, galinha assada e carne de sol. No fim de semana também é oferecido Sarapatel. O Box também oferece café da manhã e jantar com cuzcuz, macaxeira, inhame além das carnes. Nas quartas e sextas é servido sopa.







COMIDA REGIONAL – Comerciante: Dona Pretinha
Dona Maria do Socorro (Pretinha) trabalha no ramo alimentício há 22 anos. Serve café da manhã com cuscuz e macaxeira. No almoço serve: Bode, galinha, guisado de boi, porco assado, charque desfiada. Para acompanhamento, feijão, arroz, macarrão e na sexta há opção do peixe de côco. Sobremesas: doces de caju, abacaxi e côco.







ESTAÇÃO DO ARTESÃO – Comerciantes da Estação no Mercado Público
Espaço onde 10 comerciantes da Estação do Artesão vendem seus produtos. Funciona todos os dias e é revezado entre os dez sócios.









MARIART MÓVEIS EM MADEIRA DE DEMOLIÇÃO – Comerciante: Silvio Baggeti
Móveis de alta qualidade com um design especial, produzidos com madeiras de demolição.






DESPENSA PRODUTOS CASEIROS – Comerciante: Amanda Ferreira
Oferece produtos caseiros, doces, bolos, banana caramelada e a garra sertaneja.







PRODUTOS DE COURO COELHO – Comerciante: Sr. Dão
Com especialidade em couro, o ponto oferece chapéu de couro, chinelos, cintos, botas, arreio, celas entre outros produtos.





O REI DAS COXINHAS – Comerciante: Rodrigo
Especialidade nas famosas e tradicionais coxinhas e salgados em geral.







DELÍCIAS DO MILHO – Comerciante: Ana Cláudia
Produtos de milho, especialidade em cuscuz recheado, cuscuz de massa, tapioca, pamonha, bolo de milho, canjica, munguzá, bolo de macaxeira entre outros.







CESTFLORES – Comerciante: Maria Lúcia
Decoração de quartos, eventos em geral, cestas finas, convites em geral, buquês de rosas.





VIMECORE – Comerciante: Cícero Luis
Produtos em vime, cestas, baús, criado-mudo, porta revistas, bandejas de café.





MG METAIS – Comerciantes: Cláudio e Edilene Barros
Produtos: arte sacra, candelabros, troféus personalizados, parâmetros funerários e decoração em geral.







CASA DA MULHER – Comerciante: Associação Casa da Mulher de Gravatá
Oferecem artesanato produzido pelas artesãs da associação. Elas fabricam as bonequinhas da sorte, peças em biscuit, fuxico, tricot, tapeçaria, panos de prato e de chão, peso de porta entre outros.





GLT ARTESANATOS CAMA, MESA E BANHO – Comerciante: Ilme Maria
Lá você encontra jogos de toalhas, cozinha, pano de prato, tapetes entre outros artesanatos.





BELLA ARTESANATO – Comerciante: Miriam
Camisas Turísticas de Pernambuco e Gravatá, artesanatos em geral, óculos, bijuterias, canecas, bolsas, chaveiros e chapéus.





CANTINHO DA GRAÇA – Comerciante: Graça Vilar
Acarajé, cocadas, espetinho, bolo de mandioca com leite condensado, caipirosca, caipifruta, cafezinho e bebidas.





SORVETERIA ALVORADA – Comerciante: Cuíca / Cláudia
O Box oferece alguns produtos que são servidos na sorveteria que fica em frente à Praça da Matriz, entre eles: sorvetes, milkshakes, banana split entre outros.





POINT DA SOPA – Comerciante: Cícero
Soparia especializada oferece doze tipos de sopas, entre elas: abóbora, caldo verde entre outros.







SONIMAR DECORAÇÕES – Comerciante: Sônia Belarmino
Artesanatos para decoração de ambientes em geral, destacam-se os kits de panos de prato, chão, quadros entre outros objetos para decoração do lar.





O RAPIDÃO – Comerciante: Josicleide Rodrigues
Oferece coxinhas, pastéis, pizzas, espetinhos entre outros lanches.





FAULTLESS CHOCOLATES E CAFÉ – Comerciante: Deni
Chocolateria especializada em bombons finos, chocolates branco, ao leite e meio amargo,. Oferece chocolates: quente e gelado. Produtos com a qualidade Faultless.







REDUTO DOS ARTISTAS – República da Arte / Wilma Monteiro
Espaço onde há um acervo de fotos e materiais dos artistas da cidade. Montando pela República da Arte, comandado por Wilma Monteiro, o espaço apresenta um pouco dos inúmeros talentos de Gravatá




LinkWithin

Related Posts with Thumbnails