"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

LEI 11.645/08: ESCOLA JOHN KENNEDY E ESCOLA MARIA ALICE DA VEIGA PESSOA FIZERAM A LIÇÃO DE CASA

Dr. Daniel Munduruku com a Profª Sunamita Oliveira

RETROSPECTIVA 2011

Neste ano, alguns acontecimentos e ações foram determinantes na forma de conceber uma educação interdisciplinar e, no que concerne ao cumprimento de uma lei em vigor desde 2008, que visa atenuar o preconceito vigente no país contra negros e indígenas, através da educação, que acredita-se poder transformar pessoas e seus comportamentos.
Neste interim, a Escola Municipal John Kennedy e a Escola Maria Alice da Veiga Pessoa, fizeram a lição de casa,e  incluiram o texto da Lei 11.645/08 no currículo escolar, sendo inclusive destaque em uma revista de circulação nacional e alcance internacional, a Revista Brasileiros de Raiz, com sede em Brasília/DF.



De acordo com a jornalista Malcia Afonso, diversas escolas de todo país foram consultadas, para saber se aplicavam a Lei 11.465/08 e, apenas a Escola Jonh Kennedy comprovou estar cumprindo com o dever de ensinar acerca das culturas afrobrasileira e indígenas durante todo ano. A Escola John Kennedy organizou uma Semana os Povos Indígenas, que também foi destaque em outros meios de comunicação, como o site da Prefeitura Municipal de Gravatá, onde os alunos apresentaram o conhecimento adquirido durante seus estudos, tendo inclusive a aapresentação de curta-metragem produzido na Aldeia Guarani Mbyá, no Espirito Santo, pelo povo Guarani - "Como a noite apareceu".


Semana dos Povos Indígenas na Escola John Kennedy

Além das atividades realizadas em sala de aula, também foi possível vivenciar um grande momento de aprendizagem intercultural, através do encontro do escritor indígena, Dr. Daniel Munduruku, que aconteceu na quadra das Salesianas. 
A Profª Sunamita Oliveira teve mais um artigo de sua autoria sobre Educação Escolar Indígena, publicado na Revista Brasileiros de Raiz, na edição bimestral de Dez/Jan-2012.
A proposta é conseguir ampliar o número de escolas que cumpram a lei e contribuam de forma significativa com o combate ao preconceito, advindo da ignorância.

Aula expositiva na Escola Maria Alice da Veiga Pessoa

2 comentários:

Afrhum disse...

Muito eloquente e atrativo,mas tambem
pode consultar a coleção história geral da áfrica.Utilizando este link
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16146

Afrhum disse...

Muito instrutivo,mas pode também consultar o link abaixo,contem a cole
ção historia geral da áfrica.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16146

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails