"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

IV MOSTRA DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS DE REFERENCIA DE PERNAMBUCO, EM GRAVATÁ


MUITA AZARAÇÃO, MÚSICA, DANÇA E MEIA DÚZIA DE IDEIAS APROVEITÁVEIS!

Para o governo do estado, a frase é: "Estamos investindo na educação"!Para os alunos, tudo é festa! Uma mega-estrutura, desde os toldos (impensavéis para nós, pobres mortais que não pertencemos a "elite" do ensino do governo estadual - de REFERENCIA), alimentação e transporte para mais de 4 mil alunos, além de professores e afins, que aportaram em Gravatá hoje para divulgar as INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS.
Passando cuidadosamente pelos mais de 100 stands (inclusive notando a ausência de várias escolas de Recife e de outros  municipios, como Orobó, que de acordo com email que recebemos, teve problemas com a infra-estrutura, atrasando-se para o primeiro dia, contudo, compareceu no dia 02, apresentando seu projeto 'Educação Interdimensional", que em breve exporemos), vimos dezenas de projetos já realizados por centenas de outras escolas, inclusive as municipais; muita paquera, encontro e reecontro de amigos, curtição... e de inovação mesmo, apenas algumas boas ideias referentes a sustentabilidade.
Uma delas veio de longe (do sertão) para demonstrar como é possível para os habitantes da zona rural substituir a madeira, usada em grande quantidade para o consumo doméstico (cozinhar em fogo a lenha), por uma solução a base de gás produzido pela fermentação de fezes de cavalo (metano). Embora ainda esteja em processo de maturação, a ideia pode dar certo e ajudar a diminuir o desmatamento de espécies nativas, além de representar economia para a população de baixa renda.



Outra ideia legal veio de Palmares, acerca do uso da tecnologia. A simpatia dos alunos se sobressaiu ao tema, mas está valendo!


Do sertão também veio um alternativa para minimizar os efeitos da poluição no tão castigado rio São Francisco.



Outro trabalho interessante veio do municipio de Afrânio, com a fabricação de perfumes e detergentes.






Senti falta de um projeto que demonstrasse como que é possível multiplicar os 930 reais pagos pelo governo do estado de Pernambuco aos professores, para pagarmos uma feira que não sai por menos de 300 reais por semana (para uma familia com 5 pessoas, sem comprar caviar nem nada do gênero), água, luz, gás, telefone (por necessidade, não luxo), roupa, calçado (porque professor não pode se apresentar com roupa rasgada, descalço...), e ainda ter dinheiro para pagar internet, pois precisa estar atualizado, realizar pesquisas, enfim...
No mais, fiquei aliviada! Se as escolas de REFERENCIA estão produzindo o que vi hoje, em breve estaremos sendo declarados PHDs!!
O evento leva o nome da educação, mas o que foi alavancado de fato, foi o turismo. O governo faz aquele tipo de "professor bonzinho", que finge que ensina e o aluno finge que aprende, sem pressão, sem cobrança, só love!!O governo finge que investe em educação e nós, fingimos que acreditamos!!

PS.:
Este desabafo em nada tem a ver com os alunos, que como bons nordestinos, são festeiros, simpáticos, uns amores! A criatividade e o bom humor são inegáveis. Parabenizo a todos, que vieram de longe, de muito longe, bem como os de perto, por embelezarem nossa cidade durante esses dois dias. Aos esforçados professores, que procuram dar o melhor de si, trabalhando 8 horas dentro de uma mesma escola, recebendo o salário equivalente a uma jornada em uma escola de médio porte particular. Não podem faltar, não podem adoecer, tem que render e  agradar. Caso isso não aconteça, são substituidos, como meras mercadorias! O governo encheu as escolas com máquinas, com tecnologia de ponta, mas continua menosprezando  a principal ferramenta da educação: o professor. Educação de qualidade se faz valorizando especialmente a mão de obra, o ser humano! Fica nosso protesto, contra essa forma de fazer propaganda enganosa da educação!

"Vai engolindo corda, Eduardo Campos"!!!

3 comentários:

Bio Aula Campelo disse...

Olá professora Sunamita, aproveito o espaço para lhe parabenizar pelo brioso texto e digo-lhe que compartilho muitas dessas ideias. Também sou profissional da educação e acredito ser válido o evento de tal porte, para que se culmine bons projetos educacionais e valorize os bons professores da comunidade escolar envolvida. Isto dá um pouco de ânimo para alguns recursos humanos, na falta de uma iminente política de valorização do professor, que não é percebida há muitas décadas na parte mais sensível do corpo: O BOLSO; e no documento mais expressivo da Secretária de Administração do Estado - PE: O CONTRA-CHEQUE. Te admiro pelo trabalho que vem prestando à Educação de Pernambuco. Um grande abraço: Professor Ricardo Campelo.

Erem Abílio disse...

Cara Sunamita Oliveira, gostaríamos de lhe informar que a Escola de Orobó estava presente na IV Mostra de Inovações Pedagógicas - 'Educação Interdimensional: Ontem, Hoje e Sempre' realizada em Gravatá nos dias 01 e 02 de Dezembro, viemos aqui para informar que ocorreu um certo atraso por parte de nossa Escola pela falta de Infraestrutura e Organização do Evento na cidade de Gravatá, principalmente por conta do trânsito. Solicitamos a correção da página e estamos a disposição para lhe enviar as fotos e o Projeto para análise. Atenciosamente, Representantes da Escola de Referência em Ensino Médio Abílio de Souza Barbosa, Orobó - PE.

Unknown disse...

Aos Representantes da Escola de Ref. em ensino médio Abílio de Souza Barbosa, obrigada pelo acesso e email. A observação se deu no primeiro dia, contudo, farei a resslava do dia 02. Estamos a disposição para divulgar as fotos e o projeto.
Atenciosamente,

Sunamita Oliveira

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails