"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sexta-feira, 7 de maio de 2010

1ª Semana da Cultura Indígena na Escola John Kennedy

De fato, todo dia deve ser dia do índio!




Durante esta semana, os alunos da Escola Municipal John Kennedy tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais acerca da diversidade da Cultura Indígena em nosso país.
Cada turma ficou responsável por pesquisar e apresentar uma etnia brasileira, e a culminância dos trabalhos foi nesta quinta-feira, com apresentação dos alunos e exposição de artesanato Kaingang (RS), Xukuru do Ororubá (PE), Fulni-ô (PE) e Guarani-Mbya, das Aldeias Aracruz (ES) e Canta Galo (RS).
Os alunos confeccionaram algumas peças com jornal, simulando a rica cestaria indígena, além de exibir pinturas corporais. Houve música, dança e principalmente, muito aprendizado as diferenças, o que consequentemente, gera respeito e combate a intolerância.
Para a realização deste trabalho, além da pesquisa dos alunos, contamos com apoios imprescindíveis, os quais destaco em letras grandes: A amiga LIANA UTINGUASSÚ, lá de Porto Alegre, que viabilizou a aquisição do artesanato Mbya, da Aldeia Canta Galo. Querida: Iporã Eté! Aos amigos virtuais e parentes MARCELO WERÁ, de Aracruz, no ES, pelo rico e belo material enviado, além de permitir que usássemos algumas imagens para expor para os alunos. Muito obrigada de coração meu amigo!
Meu querido parente xinguano YAMALUI, que cedeu suas fotos para a exposição.Agradecemos com todo coração. A todos que participaram, de uma forma ou de outra, aos professores que se empenharam nas pesquisas, para desmistificar nossos parentes diante desta sociedade que nega sua existência: nosso trabalho foi iniciado, mas ainda não terminou!!
Parabéns a todos!



Alunos da 4ª série com pintura facial em homenagem ao Marcelo Werá - parente Guarani-Mbya de Aracruz (ES)


Alunas da 4ª série B com pintura facial, em homenagem as lindas mulheres Guarani, Kamayurá e Kuikuro
Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails