"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Depois do escândalo da "pedofilia", Uruçu-Mirim caiu no esquecimento

Em setembro de 2010, onome do distrito estampou mais de 50 sites diferentes, além dos jornais e TVs, hoje, só é lembrado por aspirantes a políticos, em dias de festa!

O QUE DISSERAM:
Sexta - 17/09/10 12h18, atualizado em 17/09/10 14h02

Seis homens são suspeitos de participar de uma rede de pedofilia

Eles foram ouvidos, durante a tarde da última quinta-feira (16), pela delegada Alessandra Brito

Da Redação do pe360graus.com

Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo

A polícia investiga uma denúncia de prostituição infantil no Agreste de Pernambuco. Seis homens acusados de envolvimento com esse crime foram presos no distrito de Uruçu-Mirim, em Gravatá. A investigação durou três meses. De acordo com a polícia, uma criança de 11 anos, do sexo masculino, marcava os encontros.

“Ele intermediou, muitas vezes, os contatos. Por dinheiro, também. Elas se submetiam a isso. No entanto, essa vontade é relativa. Para a lei, elas não têm esse discernimento”, disse a delegada Alessandra Brito (foto 2).

Os acusados não tiveram os nomes revelados. Entre eles, estão dois idosos de 82 anos. Todos foram levados para a cadeia pública de Vitória de Santo Antão. De acordo com a polícia, o menino de 11 anos, que marcava os encontros, também é considerado vítima. As crianças e adolescentes estão no conselho tutelar de Gravatá.


 O QUE SERIA FEITO:

Direitos da Criança – Uruçu Mirim recebe Mutirão da Cidadania
Fonte: PMG


Redução da violência, conscientização e cumprimento das determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente e em especial a promoção de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida da população. Esses são alguns dos objetivos



A população de Uruçu Mirim só tem a comemorar. Nesta quarta feira (27) o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (COMDICA) em parceria com Conselho Tutelar e Prefeitura fez o lançamento do Mutirão da Cidadania no distrito. Uma ação que vai desde a realização de palestras nas escolas a promoção de atividades educativas para as crianças e adolescentes da localidade. O evento contou com a presença de autoridades em segurança, poder judiciário, igrejas, organizações não governamentais, alunos da rede municipal, membros da comunidade, secretários da administração e o vice Prefeito João Paulo Lemos.

As crianças e jovens do Grupo de Apoio aos Meninos de Rua (GAMR) se apresentaram com o grupo de Macaratu na abertura do evento. Em seguida houve palestra e exposição dos planos de ações que serão desenvolvidos na localidade. O projeto tem por objetivo a redução da violência, a conscientização e cumprimento das determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente e em especial a promoção de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida da população. “A prefeitura hoje intensifica os trabalhos e ações no distrito de Uruçu Mirim. Viemos trazer grandes benefícios à população”, explicou o presidente do COMDICA Elizeu Vieira.

As ações já começaram nesta quarta feira. Na parte da tarde, pais de alunos tiveram reunião na escola municipal sobre a realização do mutirão e a promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Programas como o Projovem e o Peti vão ser iniciados no distrito através da articulação da secretaria de Ação Social. Nesta quinta feira haverá o primeiro encontro com Agentes Sociais para a implantação.

Segurança também foi o assunto. A Polícia Militar se comprometeu em manter e intensificar as rondas no distrito. “Teremos uma viatura de segunda a sexta durante todo o dia e nos finais de semana até as 23 horas”, disse o Major Jossemar Diniz.
O Conselho Tutelar vai manter visitas semanalmente ao distrito e pediu a colaboração dos moradores nas denúncias de abuso às crianças e adolescentes. “Qualquer atitude suspeita, uma pessoa que você saiba que está fazendo algo errado, pode contar com a gente. Vamos fazer o possível para combater isso”, disse Josenildo Sales.

João Paulo justificou a ausência do Prefeito Ozano Brito que esteve em Recife tratando de assuntos referentes ao município, em seguida deixou claro a posição da Prefeitura e o empenho das secretarias em se unir para melhorar a qualidade de vida de todos em Uruçu Mirim. “São ações que trazemos para garantir mais cidadania, respeito e direitos para as crianças e jovens. A participação de todos é muito importante nesse momento”, falou o vice Prefeito.

Nota da editora:
- O que aconteceu com as oficinas audiovisuais realizadas pelo GAMR? Vale ressaltar que o GAMR é uma ONG, sem fins lucrativos, que precisa de doações e apoio para continuar desenvolvendo seus projetos. Neste caso, é provável que tenha falta apoio com transportes e verbas, para a continuidade e finalização do projeto iniciado na época.Quem tiver a resposta, por favor, nos envie que publicaremos.
- Quais os projetos que vem sendo desenvolvidos para prevenir casos como os noticiados em 2010? Ou vamos esperar a reincidência para combate-la por um mês apenas?

2 comentários:

Oseías campos disse...

Quando a mídia está em cima, aparece projetos para todos os lados, quando ela se vai o negócio é outro.

Unknown disse...

Você entendeu exatamente o espírito da coisa, meu amigo Oséias!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails