"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

terça-feira, 29 de março de 2011

PROJETO ECOLÓGICO DO HOTEL FAZENDA PORTAL DE GRAVATÁ É DESTAQUE NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Portal de Gravatá // Hotel lança projeto ecológico
 
Edição de terça-feira, 29 de março de 2011 


Exemplo pernambucano que pode servir de inspiração para a cadeia produtiva do turismo do estado desta vez vem do interior, mais precisamente do Agreste. O Portal de Gravatá apresentou no último sábado o projeto Ecoportal. Um dos itens que mais chamaram a atenção foi o que diz respeito à sensibilização dos hóspedes. Todo visitante que chegar a partir de agora vai se deparar com selos, plaquinhas e informações espalhadas nas instalações. Um convite para entrar nessa ´onda coletiva de salvar o que ainda resta`. ´Lançamos o projeto internamente em dezembro para os nossos funcionários, que serão agentes muito importante nos resultados do Ecoportal`, destacou Valdir Cavalcanti, responsável pela gestão ambiental do hotel.

 
O Projeto Ecoportal engloba uma  série de medidas de sustentabilidade. A ideia é reduziur em 20% o consumo de água e gerar 20% de economia de energia. Isso sem falar de fatores críticos como efluentres e emissões, resíduos sólidos, preservação do ambiente natural, arquitetura e pasaisagismo, além de educação e sensibilização ambiental. Dentre as medidas estão a adoção do aquecimento solar para os banheiros dos 88 apartamentos. O lixo orgânico serve para a compostagem e posterior adubagem de plantas e horta orgânica. O lixo reciclável é separado e vendido com fundos para os funcionários.

Um dos destaques e que vem encantando as crianças é o tour Ecoportal, que inclui apresentações das ações na escolinha na vila do Portal e visitação a todos os espaços cuidadosamente pensados como a horta, o minhocário e comportagem e a matinha, uma área de cerca de 4 hectares que mostra ao visitante um pedaço da caatinga. Esse tour foi o responsável pela visitação de cerca de 5 mil alunos de escolas do estado e de outras regiões em 2010.

O projeto ambiental ainda contempla a ampliação da captação e armazenamento da água da chuva (meta é chegar a uma captação de 10 milhões de m3 de água/ano), consumo de três meses do hotel. E ainda a reutilização de 70% da água da lavanderia e recliclagem da agua de chuveiros para as descargas.

O anúncio do pacote foi arrematado pelo desligar das luzes na noite do sábado, quando hóspedes ficaram uma hora sem luz, em alusão à Hora do Planeta, projeto que teve início na Austrália em 2007 com a ONG sueca WWF.

Copa

O Diario levantou a bola da Copa. Afinal, será que toda esta preocupação tem a ver com o evento esportivo? Os sócios garantem que não, sem desmerecer a importância do Mundial. ´Foi um amadurecimento natural, já que somos um hotel fazenda, com uma relação íntima com a natureza`, disse Valdir. Eduardo reforçou o sentimento de Valdir e antecipou inclusive que o hotel já foi sondado e que 50% dos apartamentos já estão reservados para a operadora oficial da Fifa. ´Vamos construir mais 88 apartamentos e uma academia de ginástica`, exemplificou, apostando no sucesso do evento e no desafio de não deixar as operadoras de turismo locais ´na mão`.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails