Gravatá 118 anos – Cidade centenária encanta visitantes com suas belezas naturais e atrativos turísticos
A cidade de Gravatá, no agreste pernambucano, completa nesta terça-feira  (15/03) 118 anos de emancipação política e muita história. O município é  conhecido nacional internacionalmente por suas belezas naturais e  atrativos turísticos que encantam não somente os turistas que visitam a  cidade todos os meses, mas também seus moradores que não se cansam de  admirar a bela cidade onde moram. Clima agradável, pessoas excepcionais,  gastronomia rica e simplesmente deliciosa, culturas e tradições fazem  de Gravatá uma cidade que se difere de tantas outras em Pernambuco. E  motivos não faltam para tamanho destaque, o clima já dito antes,  arquitetura em estilo europeu, o que por sinal dá um charme a mais à  cidade, e o povo, maior protagonista da terra abençoada pelo Cristo, que  no Alto do Cruzeiro abençoa os gravataenses.

Andando por Gravatá é possível perceber a quantidade de detalhes que a cidade oferece aos olhos. Pelo centro da cidade a mistura da modernidade e tradição dividem o mesmo espaço, casarios centenários conservam grandes momentos e sem dúvida grandes histórias que podem ser conhecidas. Fazendo uma visita ao memorial de Gravatá, que em suas paredes guarda o incrível fato de ter sido a antiga cadeia pública da cidade e hoje têm a honra de preservar todas as memórias do município através de livros, discos, peças antigas, fotos, revistas e jornais.

Com uma rede hoteleira invejável, Gravatá conta com mais de 2.000  leitos, de requintados aos rústicos, além dos prives, pousadas, chalés e  chácaras espalhados pela cidade. Arquitetura rica, Gravatá abriga  casarios, igrejas como a da Matriz de Santana, capelas seculares que  mostram imponência diante de tanta beleza, tudo isso sem esquecer os  palácios. A culinária de Gravatá é um espetáculo a parte, sendo um dos  muitos fatores que destacam a cidade, por ser uma das melhores de  Pernambuco, atendendo todos os gostos e todos os públicos, variando da  típica comida regional como a buchada, até a internacional como, por  exemplo, o fondue. São mais de cem estabelecimentos entre restaurantes,  lanchonetes, pizzarias, churrascarias entre outros que oferecem  gastronomia diversificada.

Gravatá também é diversão, com inúmeros pontos turísticos, os turistas  se deliciam com as belezas da terrinha. No alto da cidade encontra-se o  mirante do Cruzeiro, a estátua do Cristo Redentor, a Cruz que deu origem  ao nome do morro e a capela Cristo Rei. A Estação do Artesão, antiga  estação ferroviária, e a Rua Duarte Coelho, conhecida como Pólo  Moveleiro, são referências em artesanato local, a exemplo dos brinquedos  educativos, artigos feitos em talhas, cerâmica utilitária, bronze,  couro e cipó, móveis de madeira e vime e a bonequinha da sorte, feita de  pano e que integra o Comércio Solidário.Gravatá dispõe também de belos  cenários naturais. Por entre as serras que compõem a geografia do  município, 14 túneis e cinco pontes ferroviárias de arquitetura inglesa,  construídos no século XVIII, constituem ricos e belos patrimônios  arquitetônicos de Pernambuco. Isso tudo é um pouco de Gravatá, a  aniversariante centenária que presenteia a todos com seu charme natural.  












Fonte: Site da Prefeitura de Gravatá

Nenhum comentário:
Postar um comentário