"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

segunda-feira, 14 de março de 2011

ANIVERSÁRIO DE GRAVATÁ- 118 ANOS DE ENCANTO!


Gravatá 118 anos – Cidade centenária encanta visitantes com suas belezas naturais e atrativos turísticos

A cidade de Gravatá, no agreste pernambucano, completa nesta terça-feira (15/03) 118 anos de emancipação política e muita história. O município é conhecido nacional internacionalmente por suas belezas naturais e atrativos turísticos que encantam não somente os turistas que visitam a cidade todos os meses, mas também seus moradores que não se cansam de admirar a bela cidade onde moram. Clima agradável, pessoas excepcionais, gastronomia rica e simplesmente deliciosa, culturas e tradições fazem de Gravatá uma cidade que se difere de tantas outras em Pernambuco. E motivos não faltam para tamanho destaque, o clima já dito antes, arquitetura em estilo europeu, o que por sinal dá um charme a mais à cidade, e o povo, maior protagonista da terra abençoada pelo Cristo, que no Alto do Cruzeiro abençoa os gravataenses.





Andando por Gravatá é possível perceber a quantidade de detalhes que a cidade oferece aos olhos. Pelo centro da cidade a mistura da modernidade e tradição dividem o mesmo espaço, casarios centenários conservam grandes momentos e sem dúvida grandes histórias que podem ser conhecidas. Fazendo uma visita ao memorial de Gravatá, que em suas paredes guarda o incrível fato de ter sido a antiga cadeia pública da cidade e hoje têm a honra de preservar todas as memórias do município através de livros, discos, peças antigas, fotos, revistas e jornais.





Com uma rede hoteleira invejável, Gravatá conta com mais de 2.000 leitos, de requintados aos rústicos, além dos prives, pousadas, chalés e chácaras espalhados pela cidade. Arquitetura rica, Gravatá abriga casarios, igrejas como a da Matriz de Santana, capelas seculares que mostram imponência diante de tanta beleza, tudo isso sem esquecer os palácios. A culinária de Gravatá é um espetáculo a parte, sendo um dos muitos fatores que destacam a cidade, por ser uma das melhores de Pernambuco, atendendo todos os gostos e todos os públicos, variando da típica comida regional como a buchada, até a internacional como, por exemplo, o fondue. São mais de cem estabelecimentos entre restaurantes, lanchonetes, pizzarias, churrascarias entre outros que oferecem gastronomia diversificada.





Gravatá também é diversão, com inúmeros pontos turísticos, os turistas se deliciam com as belezas da terrinha. No alto da cidade encontra-se o mirante do Cruzeiro, a estátua do Cristo Redentor, a Cruz que deu origem ao nome do morro e a capela Cristo Rei. A Estação do Artesão, antiga estação ferroviária, e a Rua Duarte Coelho, conhecida como Pólo Moveleiro, são referências em artesanato local, a exemplo dos brinquedos educativos, artigos feitos em talhas, cerâmica utilitária, bronze, couro e cipó, móveis de madeira e vime e a bonequinha da sorte, feita de pano e que integra o Comércio Solidário.Gravatá dispõe também de belos cenários naturais. Por entre as serras que compõem a geografia do município, 14 túneis e cinco pontes ferroviárias de arquitetura inglesa, construídos no século XVIII, constituem ricos e belos patrimônios arquitetônicos de Pernambuco. Isso tudo é um pouco de Gravatá, a aniversariante centenária que presenteia a todos com seu charme natural.




































Fonte: Site da Prefeitura de Gravatá

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails