"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

PEQUENOS CONSERTOS, GRANDES RESULTADOS


ESCOLA MUNICIPAL JOHN KENNEDY TEM SUA ESTRUTURA MELHORADA COM INTERVENÇÕES ACERTADAS


Há muito que venho relatando alguns problemas enfrentados em sala, tanto por mim quanto por minhas colegas, em consequencia da falta de estrutura física da referida escola. Contudo, nesta semana, os pedidos e observações que fizemos foram atendidos pela Secretaria de Educação e direção da escola.
Pequenos detalhes proporcionaram uma mudança grandiosa na escola, melhorando a qualidade do atendimento aos alunos, bem como para a realização de nosso trabalho.
Foram instalados 05 ventiladores novos, a iluminação foi trocada e aumentado o número de lâmpadas, além da substituição de uma porta de esteira por parede de tijolos que está em andamento.
Um fato que vale ser destacado é a ação da secretária Rosa da Silva Melo para acelerar as benfeitorias. A direção havia solicitado um eletricista para realizar os trabalhos à Secretaria de Obras. Sem ser atendida há mais de 01 mês, e mediante a urgência, relatou o caso à secretária que ordenou a contratação imediata de eletricista para realizar os trabalhos.

Todos saímos ganhando. Esse é o lema: TODOS PELA EDUCAÇÃO. A secretária realiza visita a escola amanhã (26) para conferir os trabalhos.

Nossos sinceros agradecimentos à secretária de educação do municipio Rosa da Silva Melo. Gratidão e reconhecimento são virtudes dos sábios!!



ACESSE E CONHEÇA O BLOG DA ESCOLA:
www.escolamunicipaljohnkennedy.blogspot.com

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ORGÂNICOS DE GRAVATÁ SÃO DESTAQUE NO JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Orgânicos mudam vidas no Agreste



Gravatá // Livres de agrotóxicos, produtos mais saudáveis ganham espaço nas hortas mantidas pelos agricultores locais
Marcionila Teixeira
marcionilateixeira.pe@dabr.com.br


Das flores, Oneide Maria da Silva, 46 anos, não tem saudades. Não que não sejam bonitas ou perfumadas, mas é que a agricultora resolveu viver a vida sem elas por uma questão de saúde. Há sete anos, deixou para trás a produção de flores em Gravatá, no Agreste do estado, para investir em produtos orgânicos.

Oneide da Silva diz que repolhos do seu terreno são disputados na feira.
Fotos: Edvaldo Rodrigues /DP/D.A/Press
As dores de cabeça e os vômitos ficaram para trás junto com o uso de agrotóxicos. Para ela, restou uma produção de hortaliças mais saudável, que costuma passar aos seus clientes nas feiras de orgânicos, todas as semanas.

"Produção ainda é pequena diante da importância dos orgânicos"
Cleverland Campos - agrônomo

Oneide Maria integra o grupo Ama Terra, criado há dois anos a partir do Ama Gravatá, um dos primeiros de Pernambuco a trabalhar com agricultura orgânica. Hoje, o Ama Terra reúne 45 produtores do município, o que representa apenas 1% do total desses trabalhadores. A produção abrange atualmente 40 itens, entre eles banana, alface e rúcula. Todos livres de agrotóxicos e com maior teor de antioxidantes, vitaminas e minerais, destacam os especialistas. "Na feira de Bezerros, o pessoal briga pelo repolho produzido em meu terreno. Ele é crocante. A cenoura também é mais gostosa e o coentro, Ave Maria!", conta Oneide, orgulhosa da própria produção, em Olho D'Água, nos arredores do distrito de São Severino, onde fica a sede da Ama Terra.

A rotina estafante de Oneide, que começa às 5h e segue até as 18h, com uma parada de menos de duas horas para o almoço, já soa satisfatória para ela, mesmo que os lucros ainda não tenham chegado à sua horta. "Estamos ficando mais profissionais. Anoto quanto gasto, quanto apuro, mas ganho mais com esses alimentos que ganhava com as flores porque não passo para o atravessador. Os orgânicos são maravilhosos. Tem muita gente morrendo por causa do venendo e destruindo a natureza", defende Oneide. Mas ela acha que é uma questão de tempo e de organização para os agricultores desse tipo de alimento passarem a ganhar melhor.


Campos diz que cultura orgânica exige mais cuidados.
O agrônomo Cleverland José Campos, que acompanha a associação de São Severino, destaca que os orgânicos ainda não são produzidos em grande escala por todos os trabalhadores de Gravatá porque exigem mais cuidados, afinal são usados defensivos naturais e, no caso de não haver jeito para uma praga na plantação, é necessário destrui-la. "Estimamos que eles produzam de 8 a 10 toneladas por mês de orgânicos. Ainda é muito pouco diante da importância do produto", explica Cleverland.

Incentivo - Para o agrônomo, ainda falta incentivo para a atividade. "Uma lei federal, aprovada neste ano, prevê que as prefeituras do país são obrigadas a direcionar 30% do valor destinado à merenda escolar para a compra desses alimentos", lembra Cleverland. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Aarão Lins de Andrade Neto, a lei passará a vigorar a partir do ano que vem. "Atualmente nós temos um programa em conjunto com a Conab e com os ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Social para aquisição de alimentos junto a três associações de agricultores. Compramos os produtos, que não são orgânicos, e distribuímos nas escolas municipais. O grupo Ama Terra, no entanto, ainda não tem certificado de produtora de orgânicos fornecido pelo Ministério da Agricultura e por isso ainda não adquirimos as hortaliças dele", explica o secretário.

Segundo estudiosos do assunto, uma dieta orgânica está relacionada à prevenção de alguns tipos de câncer e doenças coronarianas, dermatites, sequelas neurológicas, esterilidade em adultos e alergias e hiperatividade em crianças. Outras vantagens básicas dos alimentos orgânicos são: não toxidade, melhorias para o meio ambiente, além de melhor sabor.

O município

Localização: Agreste Central, distante 85 km do Recife.
Área: 507 km2
Vegetação: Caatinga hipoxerófila e floresta caducifólia
Meses chuvosos: Março - Abril
População: 69.056 habitantes
Dia de feira: Sábado
Data de comemoração da emancipação política: 15 de março

Onde acontecem as feiras

Espaço Agroecológico das Graças

Endereço: Em frente ao Colégio São Luiz
Cidade: Recife Bairro: Graças
Telefone: (81) 3223-7026
Funcionamento: (sábados das 5h às 10h)

Espaço Agroecológico de Boa Viagem

Endereço: Segundo Jardin em frente ao restaurante Parraxaxá
Cidade: Recife
Bairro: Boa Viagem
Telefone: (81) 3223-7026
Funcionamento: (sábados das 5h às 10h)

Feira Agroecológica da Praça de Casa Forte

Endereço: Praça de Casa Forte - Av. 17 de Agosto
Cidade: Recife Bairro: Casa Forte
Telefone: (81)- 3421-1989
Funcionamento: (sábados das 5h às 10h)

Feira Agroecológica de Olinda

Endereço: Rua do Sol (Praça do Fortim do Queijo)
Cidade: Olinda Bairro: Carmo
Telefone: (81) 3658-1278
Funcionamento: (sábados das 5h às 10h)

________________________
Fonte:
Diário de Pernambuco do dia 24 de Fevereiro de 2010
http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/02/24/interior1_0.asp

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PLATAFORMA FREIRE: FALTA DE INTERESSE DOS PROFESSORES DE GRAVATÁ?

GOVERNO FEDERAL OFERECE FORMAÇÃO CONTINUADA GRATUITA EM DIVERSAS ÁREAS, INCLUSIVE ESPECIALIZAÇÃO, CONTUDO GRAVATÁ NÃO TEVE PROCURA


Dos quase 500 profissionais da educação, apenas 09 realizaram inscrição para participar da Plataforma Freire nos cursos de Graduação (Formação inicial), Formação continuada e Especialização. Os cursos serão realizados atraveś de parcerias do governo com diversas instituições de ensino, dentre as quais, as conceituadas UFPE e UFRPE.
Há algumas especulações que eu mesma faço para a não procura dos professores de Gravatá, que sequer formaram uma turma: 1 - falta de acesso a internet e falta de computador em casa; 2- falta de tempo, por ter jornada dupla de jornada e 3 - falta de interesse.
Os dois primeiros aspectos são dignos de discussão e propostas a fim de resolver a questão. Isso cabe ao governo municipal, oferecer condições de tornar os professores conectados, usufuindo assim de todos os benefícios que a rede pode oferecer.
A terceira questão, no entanto, é cabível de reflexão: o que leva um profissional de educação a não se interessar pelo seu crescimento pessoal e profissional, através de formação gratuita e de alto nível, considerando ser a formação continua o único instrumento capaz de tornar o educador apto a educar, transformar?
Não podemos projetar nossas angustias e frustações com o mal fazejo da gestão pública em nossa prática. Como diz o bom e velho ditado: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Outro ditado a ser levado em consideração é quanto ao apoio dado pela secretaria de educação para quem optou por fazer a inscrição e matricula nos cursos oferecidos pela Plataforma, viablizando transporte -"... a César o que é de César...".
Para quem solicitou transporte para se locomover até os pólos designados pelo programa do governo, foram atendidos pela Secretaria de Educação, na pessoa da secretária Rosa Melo.
As aulas pela UFRPE começam neste dia 08 de março. As inscrições ainda podem ser feitas até o dia 28 deste mês para os cursos de Formação Continuada ( para professores com alguma licenciatura).


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

APELO DE MAIS UM PROFESSOR DO MUNICIPIO DE GRAVATÁ

Cara amiga sunamita nao qria que esse texto fosse apenas um comentario mas sim uma nota em seu blog! PRIMEIRO NAO VOU ME EXPOR POIS MEDIANTE AOS DEVIDOS ACONTECIMENTOS ESTAMOS SO NA MAOS DO SENHOR POIS O MUNDO É DOS PODEROSOS!! "A CADA DIA FICO INDGNADA COM AS HUMILHAÇOES QUE TEMOS ENFRETADO EM NOSSA JORNADA DE EDUCADORES! HOJE A SITUAÇAO DO PAÍS NOS CONDUZ A NOS PAREFEIÇOARMOS ;ENTAO PRIMEIRO LUTAMOS E PASSAMOS EM UM CONCURSO,SOFREMOS PRA NOS GRADUARMOS EM NOSSA AREA E QD QUEREMOS NO PÓS GRADUAR ?VETAMOS NOSSA FAMILIA DE COISAS ESSENCIAIS PARA NOS ATUALIZARMOS!!E MEDIANTE A TANTOS OBSTÁCULOS,A TANTOS CAMINHOS QUE PERCORREMOS PARA NOS TORNARMOS EDUCADORES CAPAZES DE TRANSFORMARMOS O NOSSO PAÍS.FUI COMUNICADA RECENTEMENTE QUE OS PROFESSORES DO EJA QUE NAO OBTIVEREM 35 ALUNOS MATRICULADOS NAO PODERAO FICAR NAS ESCOLAS QUE ATUALMENTE LECIONAM!AGORA ME QUSTIONO INDIGNADA E REVOLTADA:_COMO TER ALUNOS SE EXISTEM ANEXOS EM DIVERSOS LUGARES DO MUNICIPIO COM PROFESSORES CONTRATADOS DE PORTA EM PORTA CHAMANDO E MATRICULANDO ALUNOS?QUEM TEM MAIS PRIORIDADES?NÓS EFETIVOS OU PROFESSORES QUE SAO CONTRATADOS? EM TROCA DE QUE ELES SEGURAM ALUNOS EM AMBIENTES INADEQUADOS E SEM CONDIÇOES NENHUMA? PEÇO-LHE AJUDA PARA RESOLVERMOS ESSA POLÊMICA E PROPOGAR ESSAS QUESTOES.POR QUE NÓS PROFESSORES É QUE TEMOS QUE SAIR DAS ESCOLAS SE SOMOS DO QUADRO E SE NAO EXISTISSEM ANEXOS A FOLHA DE PAGAMENTO DE NOSSO MUNICIPIO NAO ESTARIA ASSIM ESTOURADA...(NA SUA MAIORIA SEM CONDIÇOES PEGAGOGICAS PROFESSORES LECIONAM)NAO SOU CONTRA CONTRATADOS,MAS ESPERO QUE SEJAMOS CONSIDERADOS COMO A LEI MANDA!FAZER CONCURSO É LEI!ENTAO A LEI É CEGA? CEGO É QUEM A INTERPRETA DE FORMA ERRONEA E DE ACORDO COM SEUS INTERESSES? OU CEGO SAO AQUELES QUE ATÉ NAO VOTAM NAS PESSOAS MANIPULADORAS MAS NAO PRESTAM ATENÇAO NO CUMPRIMENTO DAS MESMAS?SE ESSES ANEXOS NAO EXISTISSEM AS ESCOLAS ESTARIAM LOTADAS EM COMPENSAÇAO OS VOTOS SERIAM DIMINUIDOS NAS URNAS? MEU DEUS EM QUE PAÍS NÓS ESTAMOS?O QUE PODEMOS FAZER PARA REVERTER ESSE QUADRO NOS AJUDE EM SEU BLOG!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

NOTA DE REPÚDIO: OPINIÃO DO LEITOR

Cara professora,

Li há pouco no Blog do Castanha, com total indignação, a nota de que a prefeitura de Gravatá irá “investir” a cifra de R$ 940.000,00 em formação continuada para os professores. É repugnante tal ação, quando a mesma prefeitura insiste em manter contrato com uma empresa que não atende há anos os apelos e solicitações feitas pelos professores em suas “capacitações”. Nos seis encontros realizados em 2008 e 2009, podia-se ouvir as diversas queixas, de pessoas que chegam aqui subestimando nossos profissionais, sem nada a nos acrescentar. E isto não é soberba. Estamos na era da informática. O mundo está dentro da nossa casa, com todas as informações e formações.O governo federal está investindo em Formação continuada, especialização e graduação através da Plataforma Paulo Freire (ver www.mec.gov.br).

Outro fator, trata da alegação da prefeitura de estar sem recurso para pagar o piso nacional salarial dos professores, que por aqui, ainda não foi implantado na integra. O retroativo de janeiro a maio de 2009, equivalente a 2/3 do piso, foi dividido em 08 parcelas, e o 1/3 restante, que deveria ser pago em janeiro deste ano, NÃO FOI PAGO, e não há previsão. Havia uma reunião marcada para 11 de fevereiro, e foi adiada.

As escolas estão com 50 até 60 alunos em cada sala, nas 5ª e 6ª séries. Qualquer um pode constatar. Há escolas que estão caindo os pedaços, mas o gestor insiste em afirmar que está reformando, sabe-se lá Deus o que. Isso é subestimar a nossa inteligência!

Na semana passada, milhares de fogos foram estourados para anunciar a compra de um ônibus, adquirido com verba do FNDE. Durante mais de um ano de gestão, recebemos um ônibus, para mais de 10 mil alunos. Recordo, quando em outra gestão, no primeiro ano de mandato, recebemos 06 ÔNIBUS E UMA ESCOLA MODELO, além de termos nosso salário aumentado em mais de 20%.


Qual a verdadeira intenção da prefeitura com a manteneção do contrato com o IPAD, a revelia da maioria dos professores (salvo, contratados, cargos comissionados e “rabos-presos”)?


Fica aqui meu repúdio e meu pesar, mais ainda pela falta de justiça, compromisso e seriedade para com as nossas crianças, com nosso futuro.


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Nota da editora:

O leitor pediu para não ser identificado, temendo represálias.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

SUBSTITUTOS DOS BANDEIRANTES E JESUITAS, CRISTÃOS DO SÉCULO XXI CONDENAM INDÍGENAS BRASILEIROS À MORTE

Leiam este apelo feito por um parente nosso, um índio Guarani que trabalha em prol dos índios da triplice fronteira.

A CARTA DE DEUS À POPULAÇÃO DO BRASIL!


Petição para cada ser humano e autoridades máxima de cada PAÍS do PLANETA TERRA!

Principalmente a todas as igrejas que se dizem ser representante de CRISTO e tampam os seus olhos, negam a nossa existência. Não conheço uma igreja hoje no Brasil e no mundo em estejam orando e intercedendo por nós!

Aos pastores dessa terra em nome de "ÑANDE RU" de leiam “JEREMIAS 5” e vejam o que “Deus” em nome de JESUS CRISTO, fará com o profeta deste século, não importa a sua religião pois, Deus não é religioso e abomina os Doutores da Lei!

Esta é a palavra de Deus: O céu e a terra passarão, mas a minha palavra vou cumprir em nem o til se perderá!

Será que o povo de Deus se tornou covarde? Ou simplesmente vão consentir e lavar as mãos, preferindo ser filho de Pôncio Pilatos e não o Filho de Deus.

Portanto, nos povos os indígenas AVA GUARANI, escravo em seu próprio território e escravo do sistema.
Apela a cada um de vocês contra construção de 7 barragens no Paraná que serão construídas nas terras indígenas e contra a remoção dos MBYA GUARANI da ilha da Vontinga, Aldeia Pindoty (17 famílias) e aldeia Sambaqui do Guaraguaçu (4 famílias) supostamente em prol do progresso.

Prezados terráqueos, as vossas assinaturas não tem sentido, nem valor e nem os vossos juramentos na justiça Divina, pois, assim diz o Deus ÑANDERU:

Por cada árvore cortada “Os índios” A população pagará por este crime com o seu sangue e nada servirá mesmo que consiga 70 bilhões de vezes, 7 assinaturas. Assim dize a boca de Deus!

Atualmente tem 17 famílias no total de 62 pessoas, esta grande árvore “Os guardiões da Florestas” O Brasil esta matando pouco a pouco de uma forma sutil e macabro através da Funai, tirando-lhes as suas casacas de uma forma sutil, hoje encontram-se ilhados sem poder sair da ilha, estão sendo mortos por asfixia alimentar (negando-lhe o que é mais sagrado, a comida, falta remédio, saúde, educação e está a ponto para serem expulso da sua área, pois, o Brasil considera a terra da população indígena devoluta e pertence a união, e que os povos originários são uns atrasos para o progresso, onde o artigo 231 no seu parágrafo 4 diz: “As terras que trata este artigo são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas imprescritíveis”. QUE GRANDE MENTIRA. Como a reunião de COPENHAGUE e as vossas assinaturas, informo-lhe com muito pesar meus caros senhores desta terra de vale de lágrima, não pretendo tampar o sol com a peneira. Deus atenderá as vossas assinaturas, nem as vossas súplicas e todas as promessas que fizerem enquanto manterem obra de genocídios contra um povo inocente que não podem se defender, toda terra sofrerá as conseqüências por esse delito.


A Terra Indígena Pindoty é formada por duas ilhas, a da
Cotinga e a Rasa da Cotinga, totalizando 1.701,20 ha.

Localização: A Ilha da Cotinga está situada a 2 km a leste da cidade de
Paranaguá, em frente à foz do Rio Itiberê.

FONTE:
EMBRAPA

Endereço: Estrada da Ribeira km 111 - CP 319
Rodigheri /
Fone / Fax: (0**) 41 3675-5600
Ivar Wendling / Maria Augusta Doetzer Rosot / Patrícia
E-mail: sac@cnpf.embrapa.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Para reclamações e sugestões Fale com o
Ouvidor: www.embrapa.br/ouvidoria

Nunca houve uma razão tão forte para você participar, portanto, SOLICITAMOS QUE ESTA mensagem seja entregue a cada ser humano e para os chefes de estado do planeta para garantir a segurança do planeta TERRA frente ao aquecimento global catastrófico de 2 graus, ou como queiram 5 graus, depende de cada um de nós.

Não percam tempo comece a correr, não adianta assinar, assuma, arregace as mangas e vamos trabalhar contra a retirada da população indígena MBYA GURANI da ilha cotinga e contra as 7 barragens no Estado do Paraná.

VOCÊ QUER PRESERVAR O PLANETA? OU VAI FICAR EM CIMA DO MURO?


Tupã Oporaiva
TA AÑETE!

VEJA COMO A REDE ATUA VENDO ESTE VÍDEO:
http://www.youtube.com/watch?v=4_tlq_pZUgU
http://www.youtube.com/watch?v=kB3WMxKKBIo

{mosim
Antonio Cabrera (Tupã Ñembo a Gueraviju)
Vice Presidente - Oscip Guarany

Marandu ha maranduka


Português Original


Encontro dos Povos Guarani Ministros do Brasil e Paraguai prometem apoio às reivindicações dos indígenas

“Diversidade Cultural é patrimônio e não problema”. A afirmação foi feita na manhã desta sexta-feira, 5 de fevereiro, na aldeia Tekoha Añetete, município de Diamante D’Oeste, Paraná, pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, durante o Encontro dos Povos Guarani da América do Sul (Aty Guasu Ñande Reko Resakã Yvy Rupa).

O ministro da Cultura falou sobre a formação do povo brasileiro que, segundo ele, recebeu várias influências e assimilou a características de vários povos como o português, o africano, o indígena, o coreano, e o libanês, dentre outros. “As diferenças existem e o povo brasileiro é resultado das assimilações das características de todos esses povos. E o papel do Ministério da Cultura é o de promover esse protagonismo”, ressaltou ele.

“O protagonismo está no fato de que cada um assimila o que quer, seja o celular, a câmera fotográfica. A troca de culturas acontece quando há essa permissão, quando é a vontade deles, o que lhes é oferecido e aceito segundo suas necessidades”, explicou Juca Ferreira.

O ministro da Cultura do Brasil dançou com os grupos indígenas que se apresentaram e se emocionou ao receber, juntamente com o ministro do Paraguai, Tício Escobar, das lideranças indígenas do Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina, o documento final elaborado pelos próprios guarani e resultado dos dois dias de debates realizado entre os 800 indígenas presentes no evento. Um dos pontos do documento exige a garantia, dos quatro governos, de punição contra a discriminação, preconceito e violência praticadas contra o povo Guarani.

O Encontro dos Povos Guarani da América do Sul foi organizado e protagonizado pelas lideranças indígenas dos quatro países. “Essa é uma das características mais importantes desse evento. Nós demos o apoio para a realização, mas foram eles que fizeram tudo, desde a definição dos temas a ser discutido, a condução das mesas de debate, o cerimonial. Enfim, o sucesso do Encontro é deles e para eles”, lembrou o secretário da Identidade e Diversidade Cultural do MinC, Américo Córdula.

Na aldeia de Tekoha Añetete, as festividades continuam na parte da tarde com uma apresentação do Coral Infantil Guarani e outras atividades. No início da noite, os Guarani Ñanderu farão uma cerimônia ritual para encerrar o Encontro. Depois do jantar, os 800 indígenas presentes participam de manifestações culturais e religiosas livres.


Reivindicações

Entre as principais decisões tomadas pelos Guarani no Encontro, que começou no dia 03 e termina hoje, estão a criação da Comissão de Coordenação Permanente do Povo Guarani do Brasil, Argentina, Paraguai e da Bolívia, instituída durante o evento. Essa Comissão participará, diretamente, do processo de efetivação da Secretaria Especial Guarani no âmbito do Mercosul Cultural, que tratará da implementação dos direitos e interesses do povo guarani.
Além da criação da Secretaria Especial Guarani, com 20 representantes dos indígenas, sendo 6 do Brasil, 6 do Paraguai, 4 da Argentina e 4 da Bolívia, os guarani reivindicam ainda, no documento final, a criação de um foro permanente de discussão em defesa dos direitos dos Guarani, no âmbito do Mercosul Cultural; e a realização de atividades que promovam o intercâmbio cultural entre as diversas comunidades Guarani da América do Sul.
Os Guarani querem também a garantia, e o respeito, a partir de mudanças das leis de fronteira, do livre trânsito cultural, de acordo com as tradições dos povos indígenas, nas fronteiras entre Brasil, Argentina Paraguai e Bolívia; e a garantia de infraestrutura, por meio de apoio dos governos e iniciativas privadas, para a realização de seminários e encontros dos guarani dos quatro países da América do Sul, especialmente para a participação das delegações dos Guarani na Reunião sobre Mudanças Climáticas que será realizada na Bolívia em abril de 2010.

AQUI ESTÃO OS SUPOSTOS AMIGO DOS "INDIOS! SÃO OS PASSAROS NEGROS QUE EM BANDOS VOAM DE UM LUGAR PARA O OUTROS PARA PARTICIPAR DAS GRANDES ÓRGIAS, COMENDO A CARNE E CHUPANDO O SANGUE DOS INDIGENAS MORIBUNDOS!

Além dos ministros da Cultura do Brasil e do Paraguai, que foram recebidos pelos indígenas com a dança de boas vindas Joroky, estavam presentes à mesa da cerimônia de entrega do documento, Américo Córdula, secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Minc, Nelton Friedrich, diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Angel Vea, representante do governo Paraguaio para Assuntos Indígenas, Vera Mussi Augusto, secretária de Cultura do Paraná, Arilza Nazareth de Almeida, diretora do Museu do Índio, representando a FUNAI, José Carlos Abreu, da Coordenação dos Assuntos Indígenas do governo do Paraná, e Lida Acuña, diretora do Instituto Indígena do Paraguai (Indi).

Representando os indígenas, estavam presentes as lideranças Mario Tupã, anfitrião do Encontro e cacique da Aldeia Tekoha Añetete, Pedro Mancoelho, do Paraguai, Silvino Moreira Kavai Mirim, da Argentina, e Saturnino Cueler Kavarai, da Bolívia.
DEIXO A TEU CRITÉRIO PARA JULGAR!

DEIXO PARA TI UM PONTO IMAGINÁRIO DE 30 ANOS - 1980 À 2010, QUAL A SITUAÇÃO REAL DOS POVOS INDIGENAS NO BRASIL, PARAGUAY E ARGENTINA ESTÁ UM CAOS TOTAL?.


Fonte:
www.exepicaoviilaboas.com.br

NOTA DA EDITORA:
Já registrei meu repúdio a estes tipos de pessoas, que dizendo-se cristãs, delegam em causa própria, conspirando por números e poder, preocupados com status, bons carros, casas de luxo e roupas de grife, julgando-se acima do bem e do mal, legitimos herdeiros do reino dos céus.
Tal qual os infames comunistas, que mataram milhares alegando seguir os ensinamentos de Marx, esses enegumenos, sofistas e enganadores, falam de amor, estando eles de barriga cheia, aquecidos e com uma gorda conta bancária.
Convivi durante quase 20 anos com gente desta estirpe e digo sem medo de errar ou de cometer um ato infame, de que, entre os não-cristãos encontrei mais abnegação e fé.
Entenda-se por cristãos todas as religiões que dizem seguir os ensinamentos de Jesus Cristo.
Mais informações:

www.tvcultura/auwe

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Conferência Internacional de Cidades Inovadoras 2010

Inovação- Curitiba sedia Conferência Internacional de Cidades Inovadoras


Promovida pelo Sistema Fiep, a CICI2010 trará mais de 80 especialistas nacionais e internacionais para debater soluções que promovam a sustentabilidade e a prosperidade econômica e social nas cidades.

Entre os dias 10 e 13 de março, Curitiba receberá mais de 80 especialistas de todo o mundo que irão debater caminhos para a construção de realidades urbanas mais inovadoras, prósperas e humanizadas. Uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010) trará experiências de sucesso em planejamento urbano, sustentabilidade, mobilidade, gestão e políticas públicas, entre outras, que transformaram cidades em ambientes propícios ao desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Entre os nomes de peso que participarão da conferência estão Steve Johnson (EUA), autor de seis best-sellers que influenciaram desde ações de planejamento urbano até a luta contra o terrorismo; Pierre Lévy (Canadá), filósofo que estuda o conceito de inteligência colet iva; Marc Giget (França), diretor-fundador do Instituto Europeu de Estratégias Criativas e Inovação; Jaime Lerner (Brasil), arquiteto e urbanista, ex-prefeito de Curitiba; Jeff Olson (EUA), arquiteto e urbanista envolvido em projetos que contemplam espaços verdes e meios de transporte alternativos; Marc Weiss (EUA), presidente do Global Urban Development e líder do projeto Climate Prosperity; Clay Shirk (EUA), professor de Efeitos Econômicos e Sociais das Tecnologias da Internet e de New Media na New York University; e o arquiteto Mitsuru Senda (Japão). A lista completa e o currículo dos palestrantes estão no site www.cici2010.org.br.

Representantes de mais de 50 cidades, de todos os continentes, já confirmaram presença na CICI2010. O evento acontecerá dentro da área de mais de 80 mil metros quadrados do Cietep, sede da Fiep no Jardim Botânico que tem localização estratégica, com acesso fácil e rápido ao Aeroporto Internacional Afonso Pena e a apenas 5 quilômetros do centro de Curitiba. São esperados cerca de 1.500 inscritos, que participarão de uma série de atividades durante os quatro dias da conferência.

“A inovação é o único caminho para construirmos uma sociedade sustentá vel. E para que as empresas brasileiras e todo o País inovem é preciso, antes de tudo, que nossas cidades sejam inovadoras”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “A CICI2010 será uma grande oportunidade para que possamos pôr nossas cidades definitivamente na rota da inovação”, acrescenta.

Co-promovida pelas prefeituras de Curitiba, Lyon (França), Bengaluru (Índia) e Austin (Estados Unidos) e com apoio institucional das Nações Unidas, a conferência é dirigida a empresários, gestores públicos, pesquisadores, estudantes e interessados em inovação. O evento está dividido em quatro grandes temas: “O reflorescimento das cidades”, com experiências de inovações sociais e tecnológicas para a construção de um novo ambiente urbano; “A reinvenção do governo a partir das cidades”, que trará inovações em gestão e experiências de inovações políticas e da cidade como sistema vivo; “A governança do desenvolvimento nas cidades”, uma mostra de experiências de inovações para o desenvolvimento local e apresentação de experiências de inovações para a sustentabilidade; e “Cidade-rede e redes de cidades”, que servirá para a formação do núcleo da Rede de Cidades Inovadoras.

Paralelamente à CICI2010 serão realizados outros eventos integrados, c omo a Conferência Internacional sobre Redes Sociais, o 1º Encontro Internacional de Cidades de Médio Porte e o 2º Encontro de Governos Locais da Índia, Brasil e África do Sul. E será lançado o projeto “Curitiba, Cidade Inovadora 2030”, que visa transformar a cidade e sua região metropolitana em um espaço propício à inovação, à educação e ao surgimento de uma indústria mais sustentável.

Inscrições – As inscrições para a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras podem ser feitas pelo site www.cici2010.org.br. Até 21 de fevereiro, o pacote completo para acompanhar o evento, com acesso liberado a toda a programação da conferência, tem preço promocional de R$ 440,00. Estudantes têm 50% de desconto. Também é possível adquirir pacotes menores, para acompanhar uma ou mais conferências da noite, onde estarão alguns dos principais palestrantes da CICI2010. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou depósito bancário.



Apoio: Planeta Voluntários



Conferência Internacional de Cidades Inovadoras 2010

Saiba mais: www.cici2010.org.br
Curitiba/ Paraná/ Brasil

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O Ano Internacional da Biodiversidade – 2010


O que é o Ano Internacional da Biodiversidade – 2010?

AIB - A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo.
Esta celebração oferece excelente oportunidade para:

Evidenciar a importância da biodiversidade para nossa qualidade de vida.
Refletir sobre os esforços já empreendidos para salvaguardar a biodiversidade até o momento, reconhecendo as organizações atuantes.
Promover e dinamizar todas as iniciativas de trabalho para reduzir a perda da biodiversidade.

A proteção da biodiversidade requer um esforço por parte de todos. Através de atividades em todo o mundo a comunidade global deverá trabalhar em conjunto para garantir um futuro sustentável para todos.
A Secretaria da Convenção sobre a Diversidade Biológica foi designada pela ONU, como coordenadora das ações do Ano Internacional da Biodiversidade – 2010. Estabelecida durante a
realização da Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro em 1992 (Eco/92), a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) é depositária de um tratado internacional para a conservação e uso sustentável da biodiversidade, com o intuito de promover o compartilhamento dos muitos benefícios advindos da biodiversidade. Com 191 países membros signatários integrantes, a CDB
goza de uma adesão quase total na comunidade das nações.

2. Quais os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010?

Com o Ano Internacional da Biodiversidade 2010, espera-se salientar a valorização dos objetivos das organizações que trabalham em todo o mundo para salvaguardar a biodiversidade.
Os objetivos do Ano Internacional da Biodiversidade 2010 são os seguintes:
Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a continuidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes.
Aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos.
Incentivar os povos, organizações e governos a tomarem medidas imediatas necessárias à defesa da perda da biodiversidade.
Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças que se abatem sobre a biodiversidade.
Estabelecer um diálogo entre os participantes sobre as medidas a serem adotadas após o ano de 2010, garantindo a continuidade segura dos programas desenvolvidos.

História

A história proporciona os antecedentes e explicações adicionais para as mensagens chaves do Ano Internacional da Biodiversidade 2010. Seu propósito é criar emoção e curiosidade,fazendo com que as pessoas se interessem por descobrir a biodiversidade e percebam como nós estamos intimamente relacionados com a mesma, despertando a importância para a sua proteção.
Você é a Biodiversidade. A maior parte do oxigênio que respira é proveniente do plânction dos oceanos e das florestas frondosas de todo o mundo.
Provavelmente, as frutas e as verduras que come foram polinizadas por abelhas e a água que bebe faz parte de um grande ciclo global no qual você está incluído, assim como as nuvens, as
selvas, as geleiras, os rios e todos os oceanos.
Sua alimentação depende quase que por completo das plantas e dos animais que nos rodeiam, desde os vegetais que nos proporcionam arroz e trigo, até os peixes e a carne de animais de grande porte, além dos hortifrutigranjeiros. Seu corpo contém por volta de cem bilhões de células e está conectado com tudo o que o rodeia no mundo exterior através de um maravilhoso e completo sistema imemorial. Compartilha seus átomos com todos os seres e elementos do mundo natural, é ancestral e inconcebivelmente jovem ao mesmo tempo. A biodiversidade é a vida; sua vida é a biodiversidade e a biodiversidade é você.
Você compartilha o planeta com treze milhões de espécies vivas distintas, entre elas, se incluem plantas, animais, bactérias, das quais somente 1,75 milhões possuem um nome e já estão classificadas; a maior parte, ainda desconhecida. Esta riqueza natural incrível é um tesouro de incalculável valor, que forma a base fundamental de sua qualidade de vida. Os sistemas e processos que esses milhões de organismos proporcionam de forma coletiva, produzem seu alimento, sua água e o ar que você respira:  elementos fundamentais da vida. Além disso, também proporcionam a madeira e os materiais vegetais para a construção de móveis, edifícios e combustíveis, os mecanismos que regulam o clima e controlam as inundações, a reciclagem de seu lixo, componentes radioativos e os produtos químicos com os quais se fabricam medicamentos. Entretanto, é muito fácil esquecer ou não perceber o óbvio, pois nossa relação na biodiversidade é tão perfeita e harmoniosa que tudo nos parece uma unidade única, e desta forma muitas vezes não atentamos para as partes dessa “unidade”.
A contribuição da biodiversidade em sua vida, além de ser prática, física, orgânica e utilitária, é
também cultural. A biodiversidade do mundo natural tem sido uma fonte constante de inspiração ao longo da história da humanidade. Tem o seu nascedouro em tradições e na forma com que foram apropriados pelas sociedades, incorporando-se aos serviços básicos, sobre o qual foram sendo construídos o comércio e a economia. O desaparecimento de espécies únicas é uma perda incalculável e irreversível que nos deixa muito mais pobres. A perda de espécies icônicas e simbólicas no solo implica uma tragédia cultural, visto que prejudica nossa própria sobrevivência.
As atividades humanas dependem da bela e abundante diversidade do mundo natural. A derrubada e a queima das florestas, a eliminação dos manguezais, o cultivo intensivo e o stress produzido pela contaminação, a pesca predatória e os efeitos das mudanças climáticas estão destruindo a biodiversidade.

Para compreender melhor

Falar sobre o Ano da Biodiversidade não é fácil. Trata-se de um tema científico e complexo, que
abrange tudo e compromete a todos. Sem dúvida, a história da biodiversidade também é emocionante e inspiradora: trata-se da história da vida e dos sistemas que a sustentam. Se quisermos motivar os habitantes de todo o mundo para que adotem medidas de proteção à biodiversidade necessitamos ajudá-los a descobrir as incríveis conexões que existem entre as pessoas e o mundo que as rodeia, aumentando a consciência sobre as dramáticas consequências da perda da biodiversidade, assim como os enormes benefícios que alcançaremos se a conservarmos e a utilizarmos de forma sustentável.

Emoção, oportunidade, otimismo e urgência

Trata-se de um propósito verdadeiro e devemos empenhar todos os esforços para que a sua difusão alcance êxito. É vital que nossas comunicações sensibilizem as pessoas, produzindo fortes emoções à medida que as pessoas se esclareçam sobre a natureza da vida como um todo, e as suas íntimas e quase milagrosas articulações com a biodiversidade. É muito relevante que as pessoas reconheçam a grande oportunidade que lhes é oferecida para salvar a biodiversidade enquanto há tempo, para o bem de toda a humanidade.
É preciso empenhar esforços para criar um forte sentimento de otimismo, uma vez que ainda há tempo para agir e juntos poderemos ser uma geração que marca a diferença.
Entretanto, devemos evidenciar a urgência na tomada de decisões, tendo em vista as brutais negligências e agressões a que a biodiversidade tem estado exposta em todo o mundo.
O MOMENTO DE AGIR TEM QUE SER AGORA!


O TEMPO URGE!

PRECISAMOS FAZER ALGO, JÁ!

Fonte: UNESCO - NAÇÕES UNIDAS
Disponível em: http://www.peaunesco.com.br/BIO2010/Diretrizes_Gerais%20-%20Ano%20Internacional%20da%20Biodiversidade%20-%202010.pdf


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO VISITA ZONA RURAL PARA ACOMPANHAR REFORMA NAS ESCOLAS


A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL, ROSA DA SILVA MELO, VISITA ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO QUE SERÃO REFORMADAS EM 2010



De acordo com informações da Secretaria de Educação de Gravatá, uma média de 10 escolas serão reformadas na zona rural neste ano.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

MUITA EMOÇÃO NO ENCONTRO COM O POVO XUKURU DO ORORUBÁ


TURMA DO IV PERÍODO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ EM GRAVATÁ, SE RENDE AOS ENCANTOS DO POVO XUKURU NAS ALDEIAS CIMBRES E SUCUPIRA



Neste sábado (06), as alunas do curso de Pedagogia (IV Período), assistidas pela Professora da disciplina de Educação Indígena, Maria do Carmo (Carmem), além do Professor Eziel, visitaram a Vila de Cimbres e a Aldeia Sucupira a fim de conhecer um pouco mais sobre a cultura do povo Xukuru do Ororubá. As alunas foram recepcionadas pelo Professor indígena Adjailson, na escola que fica em Vila de Cimbres. A turma ouviu as explicações do professor sobre a História do povo Xukuru, as retomadas, as perdas, o processo de criminalização, o Cacique Chicão, a educação, estrutura da educação, politica... enfim, puderam discutir, tirar dúvidas, exteriorizar questões levantadas pela sociedade não índia, a respeito dos costumes, demarcações, homologação das terras, e tudo o que diz respeito aos direitos dos povos indígenas, em Pernambuco e no Brasil. O professor frisou a importância da organização do povo, que é referência no estado.
A autonomia, tranquilidade e segurança do professor com as questões que foram colocadas pelas alunas e alguns visitantes que nos acompanharam, deixaram o grupo todo encantado, além da já conhecida receptividade do povo Xukuru.
O Professor Adjailson, apresentou também um rico e diversificado material impresso que é trabalhado nas escolas indígenas, dentre eles, livros elaborados por professores Xukuru, com registro de um vocabulário com algumas palavras que faziam parte da língua nativa falada pelos antepassados do povo Xukuru, do tronco Tupi- Guarani.
Os Xukuru, embora não falem com fluência a língua nativa, preservam as palavras que conseguiram resgatar entre os mais velhos, disseminando este ensinamento entre os mais jovens, desde a mais tenra idade.
Após a palestra do professor, foi exibido um documentário, filmado ainda em vida do Cacique Chicão, assassinado em 20 de maio de 1998, a mando de fazendeiros da região, insatisfeitos com as demarcações do território indígena.
Ao final, a turma saboreou um delicioso almoço, preparado por duas índias xukuru com mãos de fadas, e seguiram para a Aldeia Sucupira, a fim de assistir a apresentação do Toré.
Tradicionalmente realizado as 15 horas, o Toré é a celebração religiosa do povo Xukuru que reúne toda semana, dezenas, as vezes até centenas deles no meio da mata.
Chegamos bem cedo a aldeia, onde encontramos "Seu" Nezinho, liderança da Aldeia Sucupira, que sempre nos recebe com muito carinho, fazendo a gente se sentir parte da família. Aos poucos, as pessoas foram chegando, e meia depois, além de vários xukuru que dançavam o Toré, um grupo de alunas, empolgadas, também participaram da celebração.
Quando chegou a hora de partirmos, a emoção tomou conta de todos. Em meio aos agradecimentos, um trouxe lágrimas aos nossos olhos, que foi a fala de Ana Elvira, filha da aluna Ana Cláudia, que emocionada, agradeceu a "Seu" Nezinho pela recepção, dizendo que aquele era um sonho que estava realizando! Foi lindo!! Ana Elvira tem 14 anos.
Saímos com o coração repleto de generosidade, acrescidos de exemplos de perseverança, resistência, fé e luta, ansiosos pela dia da nossa volta!


Ao povo Xukuru:



Iporã Eté (Agradecimento profundo - em guarani)

Professor Adjailson (camisa verde). Ao fundo, Profª. Carmem com o Profº Eziel












Os sentimentos e opiniões das alunas:

- Maravilhoso, tem que vê para crê. (Joseli)
- Foi maravilhosa a viagem - espetacular. (Wedja)
- Foi super legal esta viagem. (Fátima)
- Foi uma experiência ímpar! Adorei! (Luciene)
- Foi tudo e mais do que eu esperava .(Adriana Gusmão)
- Rompeu preconceitos. (Tatiane)
- Não esperava encontrar tudo aquilo foi ótimo. (Renata)
- Uma experiência que todo professor precisa vivenciar para repassar aos seus alunos, sem mitos e inverdades. (Fátima Sousa)
- Sensacional saber que todos nós somos iguais, independente da etnia, raça ou cor. VAleu a experiência. Só vendo para crer. (Leila Lima, Jesarela e Thyara)
- Conviver com as diferenças e compartilhar das semelhanças, preservando a individualidade de cada povo. (Ana Elvira Arantes, filha de Ana Cláudia Arantes, Tatiane Monteiro)
- Amei . Foi bom demais. Você precisa conhecer.( Joseane e Edvane)
- Aprendemos a compreender nossa história, olhando e respeitando a diversidade cultural dos povos indígenas de Pernambuco. (Prof. Eziel)
- Viver é a brir a cabeça para a grande diversidade cultural no mundo. (Ana Elvira - 14 anos)


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

ALUNAS DO IV PERÍODO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ VISITAM NESTE SÁBADO(06) ALDEIA XUKURU DO ORORUBÁ


A turma do IV Período da U.V.A, realiza neste sábado (06) uma visita a Etnia Xukuru do Ororubá, como parte do trabalho da disciplina de Educação e Cultura Indígena, lecionada pela Prof. Maria do Carmo (Carmem).
Esta turma, ineditamente realiza sua segunda visita a tribos indígenas durante o módulo de Educação Indígena, e dessa vez, graças ao imprescindível apoio do DEPUTADO FEDERAL EDGAR MOURY FERNANDES, e também do vereador FERNANDO RESENDE, que custearam a viagem até a vila de Cimbres, em Pesqueira. Não é a primeira vez que o DEPUTADO EDGAR MOURY FERNANDES e o vereador FERNANDO RESENDE se prontificam para realizar um trabalho voltado para a educação.
No ano passado, o deputado custeou uma viagem para 40 alunos, que puderam conhecer o Instituto Ricardo Brennand, o Museu do Homem do Nordeste e o Palácio do Campo das Princesas.
A primeira viagem deste módulo foi realizada para Águas Belas, dos índios Fulni-ô. As alunas puderam conhecer os hábitos, a língua e um pouco da cultura do 4º grupo de indígenas mais populoso de Pernambuco, dentre as 11 etnias existentes no estado.
A conclusão dos estudos será realizada amanhã, na Vila de Cimbres e na Aldeia Sucupira, onde as alunas assistirão a apresentação do Toré, o culto realizado pelos indígenas.
A culminância dos trabalhos deverá acontecer no mês de março, com uma bela apresentação e imagens dos trabalhos.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CONTADOR DE ACESSOS

QUERIDOS LEITORES, PERDEMOS NOSSO CONTADOR DE ACESSOS, CONTUDO SABEMOS DO CARINHO, ACOMPANHAMENTO E RESPEITO QUE NOS TEM SIDO DEDICADOS POR DEZENAS DE PESSOAS.
INDEPENDENTE DOS NÚMEROS, AGRADEÇO A TODOS PELAS VISITAS, COMENTÁRIOS E EMAILS QUE TENHO RECEBIDO.
CONTINUAREMOS JUNTOS. SEI QUE TODOS CONTINUARÃO ACOMPANHANDO, DIVULGANDO E FAZENDO PARTE DESTE TRABALHO!

ABRAÇOS.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

LEMA DE APARÊNCIAS OU FALTA DE COMPROMISSO?


COMO PODEMOS DEFINIR O ESTADO DE ABANDONO EM QUE SE ENCONTRA A ÁREA QUE FOI REPLANTADA POR ALUNOS DA ESCOLA JOHN KENNEDY NAS MARGENS DO RIO IPOJUCA?


No dia 17 de Agosto de 2009, alunos das 2ª, 3ª e 4ª séries da Escola Municipal John Kennedy, com participação da direção, realizaram um trabalho de Educação Ambiental, replantando 320 mudas de árvores nativas no leito do Rio Ipojuca, como recomposição da mata ciliar, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município, tendo inclusive a participação de praticamente todo o corpo de funcionários da referida secretaria.
Este trabalho foi registrado e divulgado aqui, com o tema: "Mobilização em nome do meio ambiente -em 17.09.2009", com imagens que mostram o empenho e empolgação das crianças com a realização do trabalho.
Durante os meses subsequentes, a turma da 4ª série realizou algumas visitas ao plantio, com intuito de acompanhar o desenvolvimento das plantas e possível recuperação do ambiente degradado.
Contudo, ontem (01), ao passar pelo local, qual não foi minha surpresa e decepção, ao constatar que a area está completamente ABANDONADA, sem que seja possível localizar qualquer uma das 320 mudas de árvores que foram plantadas. O local está repleto de lixo, inclusive de fogos de artificio recentemente ouvidos na cidade quando foram estourados por um grupo ligado ao gestor. Os comerciantes despejam, sem o menor constrangimento os restos de produtos que comercializam e se deterioram. A plantação foi realizada ao lado da Ponte Nova, próxima à Rua do Norte, local sem muita VISIBILIDADE.
Diferente do que acontece com o chamado BOSQUE DOS UNIVERSITÁRIOS, que fica ao lado da Perimetral, por onde passam muitos TURISTAS, no qual é realizado com frequencia irrigação e limpeza da área.
De quem é a responsabilidade? Quem é o culpado pelo descaso e abandono de uma área replantada por alunos, que buscam melhorar de fato a qualidade de vida na cidade, nas águas do tão poluído Rio Ipojuca?
Como se realiza um trabalho de educação ambiental no município, onde não há respeito nem valorização com o trabalho realizado por professores comprometidos e alunos que estão tendo a consciência ecológica despertada? Se não for pela educação, como obteremos resultados no quesito qualidade de vida?
Que critério usado pela prefeitura e/ou secretaria de meio ambiente é este, que eleva árvores plantadas por universitários ELEITORES, que conquistaram o direito ao transporte gratuito, e rebaixa as árvores plantadas pelos alunos de uma escola pública municipal?
Por que, em meio a tantos CONTRATADOS pela prefeitura, não há ao menos um servidor para cuidar das áreas replantadas?
Independente das posições partidárias e ideológicas de cada um, não podemos mais viver de utopias, demagogias, sofismos, engodos e aparências.
Para aqueles que tem Gravatá apenas como sua mina de ouro, e todos os dias retornam para Recife ou outras cidades, além dos fins de semana e feriados para suas vidinhas confortáveis e miseráveis, de fato não há o que os incomode, mas para o povo de Gravatá, é necessário que haja compromisso, verdade, ação! Reajamos, e expurguemos este tipo de conduta, a fim de que nossa cidade não entre de vez em estado de putrefação.
Precisamos fiscalizar e denunciar este tipo de atitude, a falta de compromisso para com nosso povo, para com o futuro de nossos filhos.

Quem vive de aparência, é decorador de ambiente!!
O tempo urge, e a natureza, tem pressa, porque a vida não pode esperar!







CULTURA AFRO-BRASILEIRA: III Encontro de Maracatus será neste sábado em Gravatá

Em 2009 o evento foi sucesso e este ano a organização quer repetir a dose. Encontro faz parte das prévias carnavalescas de Gravatá



No próximo sábado, dia 06, Gravatá será encontro da III Noite dos Maracatus, um grande evento que reúne o GAMR e seus amigos, uma média de 80 pessoas participam do encontro que agrega a cultura pernambucana à amizade de um grupo que existe há mais de 18 anos. O encontro também traz grupos de outros municípios que fazem suas apresentações nas ruas da cidade. Música, brilho e diversidade cultural passam pelas principais ruas de Gravatá. A concentração acontece na Rua Vereador Elias Torres e segue pela Praça da Matriz, Avenida Cleto Campelo até a Estação do Artesão.

Em 2009 o encontro trouxe a mistura diversificada do maracatu. A atração ficou por conta dos meninos do GAMR que reuniu mais de 80 componentes entre jovens da entidade e parceiros, os “Amigos do GAMR”. A convite do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Aarão Lins, o maracatu Águia Dourada da cidade de Glória de Goitá participou e trouxe em média 180 integrantes. Segundo a organização, é o grupo de maracatu com mais integrantes em Pernambuco. Diferentemente do GAMR, o Águia Dourada exibiu a batida do estilo “Baque Solto”, uma variação do maracatu que se caracteriza pelo uso de instrumentos como ganzá, agogô, afoxé, chocalhos e caixas de ritmo. O GAMR tem como marca o estilo “Baque Virado”. O Uso de tambores de alfaia é a principal marca e determina a marcação se diferenciando do batuque solto, também conhecido como maracatu rural.


Saiba mais...

O que é Maracatu?

Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e européia. Surgiu em meados do século XVIII. Foi criado para formar uma critíca as cortes portuguesas.

História

Os Maracatus mais antigos do Carnaval do Recife, também conhecidos como Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação, nasceram da tradição do Rei do Congo, implantada no Brasil pelos portugueses. O mais remoto registro sobre Maracatu data de 1711, de Olinda, e fala de uma instituição que compreendia um setor administrativo e outra, festivo, com teatro, música e dança. A parte falada foi sendo eliminada lentamente, resultando em música e dança próprias para homenagear a coroação do rei: o Maracatu. Parece que a palavra "maracatu" primeiro designou um instrumento de percussão e, só depois, a dança que se dançava ao som deste instrumento. Os cronistas portugueses chamavam aos "infiéis" de nação, nome que acabou sendo assumido pelo colonizado. Os próprios negros passaram a autodenominar de nações a seus agrupamentos tribais. As nações sobreviventes descendem de organizações de negros deste tipo, e nos seus estandartes escrevem CCMM (Clube Carnavalesco Misto Maracatu).

Mário de Andrade, no capítulo Maracatu de seu livro “Danças Dramáticas Brasileiras II”, elenca diversas possibilidades de origem da palavra maracatu, entre elas uma provável origem americana: maracá=instrumento ameríndio de percussão; catu=bom, bonito em tupi; marã=guerra, confusão; marãcàtú, e depois maràcàtú valendo como guerra bonita, isto é, reunindo o sentido festivo e o sentido guerreiro no mesmo termo. Mario de Andrade no mesmo texto deixa claro que enumerava os vários significados da palavra "sem a mínima pretensão a ter resolvido o problema. Simples divagação etimológica pros sabedores...divagarem mais." No entanto, sua origem e história não é certa, pois alguns autores ressaltam que o maracatu nasceu nos terreiros de candomblé, quando os escravos reconstituíam a coroação do reis do Congo. Com o advento da abolição, este ritual ganhou as ruas, tornando-se um folguedo carnavalesco.


Fonte:
Site da Prefeitura
www.prefeituradegravata.com.br

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PALESTRA PARA OS PROFESSORES NA VOLTA AS AULAS:

ELOQUÊNCIA DO PROFESSOR E PSICÓLOGO CLÍNICO LUIZ SCHETTINI NÃO DIMINUIU FRUSTRAÇÃO DA MAIORIA


O evento até poderia servir para renovar os ânimos dos profissionais da educação do município, das redes estadual e municipal, reunidas ineditamente (embora não maciçamente), no entanto, a oratória escolhida, com base no lema de Sócrates "conhece-te a ti mesmo", não pareceu ser a fala que muitos gostariam de ouvir.
Opiniões e pareceres psicológicos à parte, a mim, nada foi dito que não tenha escutado durante os 04 Períodos que cursei em Psicologia (com aspirações para voltar), sem desmerecer a sapiência do palestrante, que além de muito seguro em suas palavras, é extremamente bem-humorado.
É pouco convincente ouvir frases que cobram uma postura aquém do que as condições permitem. Em outros termos, o precisamos ouvir é: "ELIMINE A CAUSA, QUE O EFEITO CESSA". Ou seja, nos trate com decência, com dignidade e honra, que nos tornaremos seres humanos e profissionais melhores.
Talvez seu bom humor não tenha se abalado por ter rececido seu cachê antencipado. Quem sabe? Diferente dos professores, que estavam já no 1º dia do segundo mês com os bolsos vazios e as contas pra pagar, com juros, é claro.
Infelizmente, a justiça concede um prazo de 5 dias úteis do mês seguinte para que os funcionários públicos tenham seus salarios pagos.
Todavia, cabe lembrar que TODOS os recursos para pagamento de salário da educação são advindos do GOVERNO FEDERAL, que realiza dois depositos mensais para o FUNDEB.
Aliás, se não fosse o FUNDEB E O GOVERNO FEDERAL, iniciariamos o ano sem NENHUMA melhoria em nossas escolas. Na escola JOHN KENNEDY, por exemplo, foi possível comprar dois toldos para que as crianças não assistissem aula no sol, duas árvores, para amenizar a temperatura e embelezar, além das grades do 1º andar para evitar quedas de crianças pequenas. A escola recebeu também um laboratório de informática, além de todos os livros didáticos, escolhidos pelos professores!

OBRIGADA SR. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA!!
Que Deus te conserve por muitos anos, ao lado da futura Presidenta deste país!

CHEGA DE SANGUESSUGAS E DEMOTUCANOS!
BASTA!
AGORA É DILMA!!

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