Orgânicos mudam vidas no Agreste
Gravatá // Livres de agrotóxicos, produtos mais saudáveis ganham espaço nas hortas mantidas pelos agricultores locais
Marcionila Teixeiramarcionilateixeira.pe@dabr.com.br
Das flores, Oneide Maria da Silva, 46 anos, não tem saudades. Não que não sejam bonitas ou perfumadas, mas é que a agricultora resolveu viver a vida sem elas por uma questão de saúde. Há sete anos, deixou para trás a produção de flores em Gravatá, no Agreste do estado, para investir em produtos orgânicos.
Oneide da Silva diz que repolhos do seu terreno são disputados na feira. Fotos: Edvaldo Rodrigues /DP/D.A/Press |
"Produção ainda é pequena diante da importância dos orgânicos"
Cleverland Campos - agrônomo
Oneide Maria integra o grupo Ama Terra, criado há dois anos a partir do Ama Gravatá, um dos primeiros de Pernambuco a trabalhar com agricultura orgânica. Hoje, o Ama Terra reúne 45 produtores do município, o que representa apenas 1% do total desses trabalhadores. A produção abrange atualmente 40 itens, entre eles banana, alface e rúcula. Todos livres de agrotóxicos e com maior teor de antioxidantes, vitaminas e minerais, destacam os especialistas. "Na feira de Bezerros, o pessoal briga pelo repolho produzido em meu terreno. Ele é crocante. A cenoura também é mais gostosa e o coentro, Ave Maria!", conta Oneide, orgulhosa da própria produção, em Olho D'Água, nos arredores do distrito de São Severino, onde fica a sede da Ama Terra.
A rotina estafante de Oneide, que começa às 5h e segue até as 18h, com uma parada de menos de duas horas para o almoço, já soa satisfatória para ela, mesmo que os lucros ainda não tenham chegado à sua horta. "Estamos ficando mais profissionais. Anoto quanto gasto, quanto apuro, mas ganho mais com esses alimentos que ganhava com as flores porque não passo para o atravessador. Os orgânicos são maravilhosos. Tem muita gente morrendo por causa do venendo e destruindo a natureza", defende Oneide. Mas ela acha que é uma questão de tempo e de organização para os agricultores desse tipo de alimento passarem a ganhar melhor.
Campos diz que cultura orgânica exige mais cuidados. |
Incentivo - Para o agrônomo, ainda falta incentivo para a atividade. "Uma lei federal, aprovada neste ano, prevê que as prefeituras do país são obrigadas a direcionar 30% do valor destinado à merenda escolar para a compra desses alimentos", lembra Cleverland. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Aarão Lins de Andrade Neto, a lei passará a vigorar a partir do ano que vem. "Atualmente nós temos um programa em conjunto com a Conab e com os ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Social para aquisição de alimentos junto a três associações de agricultores. Compramos os produtos, que não são orgânicos, e distribuímos nas escolas municipais. O grupo Ama Terra, no entanto, ainda não tem certificado de produtora de orgânicos fornecido pelo Ministério da Agricultura e por isso ainda não adquirimos as hortaliças dele", explica o secretário.
Segundo estudiosos do assunto, uma dieta orgânica está relacionada à prevenção de alguns tipos de câncer e doenças coronarianas, dermatites, sequelas neurológicas, esterilidade em adultos e alergias e hiperatividade em crianças. Outras vantagens básicas dos alimentos orgânicos são: não toxidade, melhorias para o meio ambiente, além de melhor sabor.
O município
Localização: Agreste Central, distante 85 km do Recife.
Área: 507 km2
Vegetação: Caatinga hipoxerófila e floresta caducifólia
Meses chuvosos: Março - Abril
População: 69.056 habitantes
Dia de feira: Sábado
Data de comemoração da emancipação política: 15 de março
Onde acontecem as feiras
Espaço Agroecológico das Graças
Endereço: Em frente ao Colégio São Luiz
Cidade: Recife Bairro: Graças
Telefone: (81) 3223-7026
Funcionamento: (sábados das 5h às 10h)
Espaço Agroecológico de Boa Viagem
Endereço: Segundo Jardin em frente ao restaurante Parraxaxá
Cidade: Recife
Bairro: Boa Viagem
Telefone: (81) 3223-7026
Funcionamento: (sábados das 5h às 10h)
Feira Agroecológica da Praça de Casa Forte
Endereço: Praça de Casa Forte - Av. 17 de Agosto
Cidade: Recife Bairro: Casa Forte
Telefone: (81)- 3421-1989
Funcionamento: (sábados das 5h às 10h)
Feira Agroecológica de Olinda
Endereço: Rua do Sol (Praça do Fortim do Queijo)
Cidade: Olinda Bairro: Carmo
Telefone: (81) 3658-1278
Funcionamento: (sábados das 5h às 10h)
________________________
Fonte:
Diário de Pernambuco do dia 24 de Fevereiro de 2010
http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/02/24/interior1_0.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário