"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PLATAFORMA FREIRE: FALTA DE INTERESSE DOS PROFESSORES DE GRAVATÁ?

GOVERNO FEDERAL OFERECE FORMAÇÃO CONTINUADA GRATUITA EM DIVERSAS ÁREAS, INCLUSIVE ESPECIALIZAÇÃO, CONTUDO GRAVATÁ NÃO TEVE PROCURA


Dos quase 500 profissionais da educação, apenas 09 realizaram inscrição para participar da Plataforma Freire nos cursos de Graduação (Formação inicial), Formação continuada e Especialização. Os cursos serão realizados atraveś de parcerias do governo com diversas instituições de ensino, dentre as quais, as conceituadas UFPE e UFRPE.
Há algumas especulações que eu mesma faço para a não procura dos professores de Gravatá, que sequer formaram uma turma: 1 - falta de acesso a internet e falta de computador em casa; 2- falta de tempo, por ter jornada dupla de jornada e 3 - falta de interesse.
Os dois primeiros aspectos são dignos de discussão e propostas a fim de resolver a questão. Isso cabe ao governo municipal, oferecer condições de tornar os professores conectados, usufuindo assim de todos os benefícios que a rede pode oferecer.
A terceira questão, no entanto, é cabível de reflexão: o que leva um profissional de educação a não se interessar pelo seu crescimento pessoal e profissional, através de formação gratuita e de alto nível, considerando ser a formação continua o único instrumento capaz de tornar o educador apto a educar, transformar?
Não podemos projetar nossas angustias e frustações com o mal fazejo da gestão pública em nossa prática. Como diz o bom e velho ditado: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Outro ditado a ser levado em consideração é quanto ao apoio dado pela secretaria de educação para quem optou por fazer a inscrição e matricula nos cursos oferecidos pela Plataforma, viablizando transporte -"... a César o que é de César...".
Para quem solicitou transporte para se locomover até os pólos designados pelo programa do governo, foram atendidos pela Secretaria de Educação, na pessoa da secretária Rosa Melo.
As aulas pela UFRPE começam neste dia 08 de março. As inscrições ainda podem ser feitas até o dia 28 deste mês para os cursos de Formação Continuada ( para professores com alguma licenciatura).


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails