"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

NOTA DE REPÚDIO: OPINIÃO DO LEITOR

Cara professora,

Li há pouco no Blog do Castanha, com total indignação, a nota de que a prefeitura de Gravatá irá “investir” a cifra de R$ 940.000,00 em formação continuada para os professores. É repugnante tal ação, quando a mesma prefeitura insiste em manter contrato com uma empresa que não atende há anos os apelos e solicitações feitas pelos professores em suas “capacitações”. Nos seis encontros realizados em 2008 e 2009, podia-se ouvir as diversas queixas, de pessoas que chegam aqui subestimando nossos profissionais, sem nada a nos acrescentar. E isto não é soberba. Estamos na era da informática. O mundo está dentro da nossa casa, com todas as informações e formações.O governo federal está investindo em Formação continuada, especialização e graduação através da Plataforma Paulo Freire (ver www.mec.gov.br).

Outro fator, trata da alegação da prefeitura de estar sem recurso para pagar o piso nacional salarial dos professores, que por aqui, ainda não foi implantado na integra. O retroativo de janeiro a maio de 2009, equivalente a 2/3 do piso, foi dividido em 08 parcelas, e o 1/3 restante, que deveria ser pago em janeiro deste ano, NÃO FOI PAGO, e não há previsão. Havia uma reunião marcada para 11 de fevereiro, e foi adiada.

As escolas estão com 50 até 60 alunos em cada sala, nas 5ª e 6ª séries. Qualquer um pode constatar. Há escolas que estão caindo os pedaços, mas o gestor insiste em afirmar que está reformando, sabe-se lá Deus o que. Isso é subestimar a nossa inteligência!

Na semana passada, milhares de fogos foram estourados para anunciar a compra de um ônibus, adquirido com verba do FNDE. Durante mais de um ano de gestão, recebemos um ônibus, para mais de 10 mil alunos. Recordo, quando em outra gestão, no primeiro ano de mandato, recebemos 06 ÔNIBUS E UMA ESCOLA MODELO, além de termos nosso salário aumentado em mais de 20%.


Qual a verdadeira intenção da prefeitura com a manteneção do contrato com o IPAD, a revelia da maioria dos professores (salvo, contratados, cargos comissionados e “rabos-presos”)?


Fica aqui meu repúdio e meu pesar, mais ainda pela falta de justiça, compromisso e seriedade para com as nossas crianças, com nosso futuro.


_________________________________

Nota da editora:

O leitor pediu para não ser identificado, temendo represálias.

4 comentários:

Anônimo disse...

A cada dia q passa,durante quase 1 década a frustraçâo q sinto por ser professora do município de Gravatá só aumenta.Notícias como essa trazem-me 1 indignação sem tamanho.Até quando nós professores vamos continuar aceitando esses absurdos?Estamos sendo roubados descaradamente e ninguém faz nada!!!CADÊ O NOSSO RETROATIVO DE 2009???CADÊ A ESCOLA DO BAIRRO NOVO???A VERBA DO FUNDEB É PARA SER INVESTIDA NA EDUCAÇÂO DE GRAVATÁ OU NO IPAD E CONSEQUENTEMENTE SEUS CONTRATANTES???PEGUEM ESSE DINHEIRO(JÁ Q O OUTRO SUMIU)E CONSTRUAM ESCOLA,INVSTAM EM MERENDA DE QUALIDADE,PAGUEM-NOS 1 SALÁRIO DIGNO,ETC.,ETC.,E ETC. AÍ SIM VCS VÃO VER SURTIR EFEITO.VOCÊS,GOVERNANTES DE GRAVATÁ,QUE PRECISAM DE 1 BOA CAPACITAÇÃO.OU MAIS Q ISSO...

Anônimo disse...

cara amiga sunamita nao qria que esse texto fosse apenas um comentario mas sim uma nota em seu blog! PRIMEIRO NAO VOU ME EXPOR POIS MEDIANTE AOS DEVIDOS ACONTECIMENTOS ESTAMOS SO NA MAOS DO SENHOR POIS O MUNDO É DOS PODEROSOS!! "A CADA DIA FICO INDGNADA COM AS HUMILHAÇOES QUE TEMOS ENFRETADO EM NOSSA JORNADA DE EDUCADORES! HOJE A SITUAÇAO DO PAÍS NOS CONDUZ A NOS PAREFEIÇOARMOS ;ENTAO PRIMEIRO LUTAMOS E PASSAMOS EM UM CONCURSO,SOFREMOS PRA NOS GRADUARMOS EM NOSSA AREA E QD QUEREMOS NO PÓS GRADUAR ?VETAMOS NOSSA FAMILIA DE COISAS ESSENCIAIS PARA NOS ATUALIZARMOS!!E MEDIANTE A TANTOS OBSTÁCULOS,A TANTOS CAMINHOS QUE PERCORREMOS PARA NOS TORNARMOS EDUCADORES CAPAZES DE TRANSFORMARMOS O NOSSO PAÍS.FUI COMUNICADA RECENTEMENTE QUE OS PROFESSORES DO EJA QUE NAO OBTIVEREM 35 ALUNOS MATRICULADOS NAO PODERAO FICAR NAS ESCOLAS QUE ATUALMENTE LECIONAM!AGORA ME QUSTIONO INDIGNADA E REVOLTADA:_COMO TER ALUNOS SE EXISTEM ANEXOS EM DIVERSOS LUGARES DO MUNICIPIO COM PROFESSORES CONTRATADOS DE PORTA EM PORTA CHAMANDO E MATRICULANDO ALUNOS?QUEM TEM MAIS PRIORIDADES?NÓS EFETIVOS OU PROFESSORES QUE SAO CONTRATADOS? EM TROCA DE QUE ELES SEGURAM ALUNOS EM AMBIENTES INADEQUADOS E SEM CONDIÇOES NENHUMA? PEÇO-LHE AJUDA PARA RESOLVERMOS ESSA POLÊMICA E PROPOGAR ESSAS QUESTOES.POR QUE NÓS PROFESSORES É QUE TEMOS QUE SAIR DAS ESCOLAS SE SOMOS DO QUADRO E SE NAO EXISTISSEM ANEXOS A FOLHA DE PAGAMENTO DE NOSSO MUNICIPIO NAO ESTARIA ASSIM ESTOURADA...(NA SUA MAIORIA SEM CONDIÇOES PEGAGOGICAS PROFESSORES LECIONAM)NAO SOU CONTRA CONTRATADOS,MAS ESPERO QUE SEJAMOS CONSIDERADOS COMO A LEI MANDA!FAZER CONCURSO É LEI!ENTAO A LEI É CEGA? CEGO É QUEM A INTERPRETA DE FORMA ERRONEA E DE ACORDO COM SEUS INTERESSES? OU CEGO SAO AQUELES QUE ATÉ NAO VOTAM NAS PESSOAS MANIPULADORAS MAS NAO PRESTAM ATENÇAO NO CUMPRIMENTO DAS MESMAS?SE ESSES ANEXOS NAO EXISTISSEM AS ESCOLAS ESTARIAM LOTADAS EM COMPENSAÇAO OS VOTOS SERIAM DIMINUIDOS NAS URNAS? MEU DEUS EM QUE PAÍS NÓS ESTAMOS?O QUE PODEMOS FAZER PARA REVERTER ESSE QUADRO NOS AJUDE EM SEU BLOG!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Fico mais uma vez revoltado ao saber que teremos capacitação promovida pelo IPAD em Gravatá. Que efeitos positivos essas capacitações têm gerado para os professores e alunos de nossa cidade???? A maioria dos professores não se sente motivada a participar e os que dela participam com interesse não veem resultado prático algum... Os formadores são sempre os mesmos e de competência duvidosa. Ano passado eu me capacitei sim, mas foi em PACIÊNCIA!!! Em minha sala no ano passado, nós dávamos aula enquanto a "formadora" só assistia... E, quando ela trazia algo não era nenhuma novidade... Perdemos muito tempo com idiotices e bobagens!!! Não vejo que aquela capacitação melhorará os índices do saepe em Gravatá... Chega!!! Será que vamos aceitar isso de novo, passivamente???? (prefiro não me identificar)

Anônimo disse...

É uma pena saber que poucos professores se permitem aprender na formação! Não é problema nosso ter ou não o IPAD ou outra consultoria qualquer. É problema saber se REALMENTE ESTAMOS PREPARADOS PARA MELHORAR NOSSAS AULAS. Seja qual for a empresa, estaremos sempre procurando um veículo para que reclamar ou opinar pelos erros e/ou acertos dos outros. Temos é que nos reconhecer como tais mentores de nossos alunos. Façamos valer este contrato até o final e no ano que vem, lutemos por empresas que elevem nosso intelecto!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails