"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

OFICINA DE AUDIOVISUAL PROMOVIDA PELO GAMR: UM TRABALHO DE RESGATE CULTURAL EM URUÇU-MIRIM


Rua do Comércio em Uruçu-Mirim, distante cerca de 25 km de Gravatá



EU, PROFESSORA SUNAMITA OLIVEIRA FUI ENTREVISTADA PARA UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O VILAREJO

A conversa descontraída,  repleta de boas lembranças de minha infância, nascida em Uruçu-Mirim, um distrito de Gravatá-PE, na Maternidade Amélia Soares, aconteceu no Círculo Operário, ao lado de D. Dapaz,  dirigida por Edson do GAMR e outros componentes do projeto.

O projeto nasceu como resposta a uma solicitação de várias entidades, par promoção de atividades diferenciadas em Uruçu-Mirim, que envolvessem os jovens e crianças da Escola Intermediária D. Paulo Hipólito de Souza Libório, onde  estudei até a 8ª série, tendo saído de lá para cursar o antigo 2º grau na Escola Estadual Devaldo Borges.

Dentre as várias histórias relatadas para o documentário, algumas ainda permeiam a mente de vários uruçumirienses, como os "causos" contados pelos mais velhos.Embora não seja tão velha assim, tive uma experiência, digamos um tanto diferente: vi uma tocha. É sério!!

Quer saber mais? Aguarde pela exibição do trabalho maravilhoso que está sendo realizado pelo GAMR em Uruçu-Mirim, com provável apresentação em janeiro de 2011, imortalizando as histórias de um povo acolhedor, como "Seu" João Galdino, D. Mãezinha - professor aposentada do município e ainda moradora de lá, bem como tantos outros.

 Uruçu-Mirim recebeu como "nome de batismo" o nome de um mel raríssimo, de qualidade incomparável! Não foi à toa!!



Para quem ainda não conhece o GAMR, faça uma visita à Sede no Alto do Cruzeiro, em Gravatá. Vale apena!








LinkWithin

Related Posts with Thumbnails