"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

DO BLOG DA ESCOLA MUNICIPAL JOHN KENNEDY (GRAVATÁ/PE)



TEMAS ATUAIS E CONTUNDENTES PROPORCIONARAM UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE ESTAMOS FAZENDO COM NOSSO PLANETA, COM O MEIO-AMBIENTE E COM NOSSA PRÓPRIA VIDA (Presente e Futuro)!


O tema e os subtemas apresentados na 3ª Mostra Cultural, realizada ontem (30) em nossa escola, cumpriu com missão que é proposta pela educação provocar a reflexão, para mudar comportamentos e ações.

Da Educação Infantil à 4ª série, os alunos discutiram questões que têm impacto direto em nossas vidas, com a preservação e conservação do meio ambiente do qual fazemos parte e dependemos totalmente. E, não estamos falando apenas do desmatamento da Amazônia ( não por falta de relevância) mas,  de questões que estão bem mais próximas de nós, como a poluição do nosso Rio Ipojuca, que diariamente recebe toneladas de lixo e dejetos, jogados pelos próprios moradores da cidade. As 2ª séries, das Professoras Madalena e Silvinha apresentaram fotos e até maquete do trecho do rio que corta a cidade, e fizeram um alerta para os problemas causados pela poluição do rio.

A reciclagem e reutilização de produtos plásticos, metais e papel foi o destaque das 1ª séries, com as professoras Ana Marta, Emanuelle e Vanusa. Os alunos confeccionaram vários brinquedos com garrafa-pet e caixas de papelão. Um luxo, do que seria simplesmente lixo.

Outra questão de extrema importância foi apresentada pelas 4ª séries A e B, das professoras Nadilma Vieira e Sunamita Oliveira, respectivamente. Os alunos abordaram a questão alimentar como um grande problema ambiental, destacando a agricultura orgânica do distrito de São Severino, aqui em Gravatá, e o ainda polêmico cultivo de transgênicos.

A 4ª série B desafiou: "O que você come pode salvar o planeta". Com este slogan, a turma discutiu acerca da reciclagem de alimentos, através da elaboração de receitas alternativas, com o aproveitamento total de cascas, talos e folhas de vegetais, que são até mais nutritivos do que certas hortaliças, em alguns casos. O aproveitamento integral dos alimentos é uma forma inteligente de evitar o desperdício. Uma questão polêmica apresentada pelos estudantes foi sobre o consumo de carne de boi, que tem contribuindo com o aquecimento global e a derrubada de matas (ver tabela abaixo).
Os alunos e alguns visitantes puderam ainda se deliciar com o Bolo de Casca de Banana, Bolo de Cenoura e Bolinho de chuva com Aveia. Cada receita mais saborosa que a outra, além de nutritivas, elaboradas pela Professora Sunamita Oliveira.
 
Veja as imagens:


















PARA COPIAR:
RECEITA DE BOLO DE CASCA DE BANANA



Ingredientes:

Para a massa:
as cascas de 4 bananas, picadinhas
2 ovos
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de margarina
3 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para a cobertura:
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara e meia (chá) de água
4 bananas
1/2 limão

Modo de preparo Lave as bananas e descasque. Separe as cascas para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve, na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca, mexendo bem. Por último, misture delicadamente as claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untada com margarina e enfarinhada. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos

Para a cobertura:
Queime o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.


Disponível em:
PROGRAMA COZINHA BRASIL - ALIMENTE-SE BEM (SESI)

___________________________________________

Conheça o Blog da Escola Municipal John Kennedy. Acesse: http:www.escolamunicipaljohnkennedy.blogspot.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails