"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DISCURSO DA COLAÇÃO DE GRAU DA PROFª SUNAMITA OLIVEIRA - PEDAGOGIA/UVA 2011.2

 
 
Ilmo Sr. Reitor Antonio Colaço Martins, em nome de quem também cumprimento a vice-reitora, a Ilma. Sra. Maria Palmira Soares e a coordenadora pedagógica Sra. Rosa Concessa Guerra de Melo. Excelmo. Sr. Ozano Brito Valença, prefeito do municipio de Gravatá e patrono de nossa turma. Excelmo. Sr. Jânio Gouveia, prefeito de Amarají, vereadores presentes, nossos sinceros cumprimentos.
Hoje, parafraseando o apóstolo Paulo, também podemos afirmar: Combatemos o bom combate, acabamos a carreira e guardamos a fé. Foi a fé que nos trouxe até aqui. Superamos barreiras, vencemos desafios e ultrapassamos limites para hoje nos juntarmos ao ainda seleto grupo de mulheres que consegue realizar um curso de graduação.
Para nós, esta é uma conquista com um duplo sabor de vitória, por termos, entre a maioria de nossa turma, esposas, mães e profissionais, algumas com dupla jornada de trabalho. Abdicamos das poucas horas de lazer e do convívio com nossa família, para durante 3 anos e 6 meses nos empenharmos em galgar este degrau, que vem nos proporcionar além de qualificação profissional, reconhecimento e mais respeito diante da sociedade.
Buscamos com esta graduação, somar nossa voz e nosso trabalho a outras tantas mulheres, que procuram através da formação e educação, lutar contra o desrespeito, contra a violência doméstica imposta a tantas mulheres, contra as desigualdades advindas de uma sociedade historicamente machista, que sempre reportou para às mulheres atividades consideradas inferiores, de menor valor.
Embora ainda tenhamos que lutar para obter uma remuneração digna no exercício de nossa profissão, e melhores condições de trabalho, já podemos nos considerar vitoriosas por não sermos apenas mais uma dentre as tantas “severinas” a buscar a parte que lhes cabe neste latifúndio, como disse o poeta. Hoje somos Dilmas Roussef, que além de eleita democraticamente a primeira mulher presidenta do Brasil, ontem, se tornou a primeira mulher, brasileira, a realizar o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU. Somos Anas Arraes, eleita ontem como a primeira mulher ministra do Tribunal de Contas da União. Somos Hillarys Clinton, Cristinas Fernándes, Evitas Peron, Imãs Dulce, Irmãs Dorothy... somos exceções e seremos lembradas por nossa luta e por nosso trabalho. Embora pareça presunção nos compararmos a estas grandes mulheres que tiveram seus nomes marcados e destacados na história mundial, digo a todos: não temos esta presunção. Nos bastará termos nossos nomes lembrados daqui a pelo menos 10 anos, pelos futuros professores, médicos, advogados, engenheiros, arquitetos, prefeitos e vereadores que venhamos a ter, cuja parte da infância hoje, passa por nossas mãos, e que certamente, poderemos influenciar.
Quando disse que apenas parafraseava o apóstolo Paulo, é porque, diferente dele, não estamos no fim de nossa carreira. Muito pelo contrário. Outras formações virão, que irão beneficiar não apenas nossas vidas, em particular, mas será refletida para toda sociedade a qual prestamos serviços.
Não foi fácil chegar até aqui e, sozinhas, não teríamos conseguido. Primeiramente, devemos a Deus nossa gratidão, pelo dom da vida e por ter nos segurado até aqui. Aos nossos pais, esposos e filhos, pelo apoio e compreensão quando lhes subtraíamos o tempo de convívio. Aos nossos mestres, hoje aqui homenageados, que por mera convencionalidade tiveram apenas cinco de seus nomes citados, ampliamos e estendemos nossa gratidão e carinho ao Prof. André Ricardo Maia Vieira, nosso orientador durante a elaboração da monografia, Prof. Edvaldo Júnior, Prof. Jackson, Profª Adriana, Prof. Ricardo Campelo, Prof. Hugo Leonardo, Profª Aurikelly Alves, Profª Maria do Carmo e tantos outros, que nos acompanharam durante esta jornada: guardaremos todos em nossos corações, e seus ensinamentos nos acompanharão, multiplicando-se e dando frutos.
A todos que acreditaram e tornaram possível a realização deste sonho, nossa eterna gratidão. Agradecemos mais uma vez ao prefeito Ozano Brito Valença pelo apoio não apenas nesta colação, mas por estar proporcionando condições mais justas de trabalho para os educadores gravataenses. Ao Excelmo. vice-prefeito Sr. João Paulo Lemos, nossa gratidão. À Sra. Rosa da Silva Melo, ex-secretária de educação do municipio por ter sempre nos apoiado. Aos Excelentíssimos senhores vereadores José Agostinho, Elson Campos, Dr. José Rodrigues, Danilo Melo, ausentes desta solenidade por se encontrarem na Bahi participando de um Congresso, agradecemos pela solidariedade e apoio à nossa causa. Ao empresário André Nascimento pela sensibilidade e presteza. Ao Excelentíssimo prefeito de Amarají, Sr. Jânio Gouveia, igualmente a Excelma. Sra. vice-prefeita Bernadete e os vereadores que apoiaram o grupo de alunas daquela cidade, nosso muito obrigada.
Aos nossos amigos, agradecemos pela torcida. A todos que não citamos nominalmente, saibam que estarão sempre em nossas lembranças e em nossos corações. E que Deus nos abençoe.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails