"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sábado, 13 de novembro de 2010

PEGAR CARONA NESSA CAUDA DE COMETA, VER A VIA LÁCTEA, ESTRADA TÃO BONITA...


 Educadores gravataenses participam de capacitação em Astronomia

Por Ricardo Campelo*



Impossível deixar de registrar a fantástica viagem pelo universo que alguns educadores da cidade de Gravatá tiveram a oportunidade de realizar, com a participação no XII EREA (Encontro Regional para o Ensino de Astronomia), apoiados pela PMG (Prefeitura Municipal de Gravatá) e SME (Secretaria Municipal de Educação).

Profº Dr. João Canalle (OBA-UERJ) com o Profº Ricardo Campelo


 O encontro ocorreu no auditório do IFPE (Instituto Federal de Educação), nos dias 10, 11 e 12 do corrente mês com a presença de pesquisadores, educadores, gestores e estudantes, todos de diversas áreas do conhecimento e de muitas regiões do Nordeste.
Durante os três dias do evento houve diversas atividades, distribuídas basicamente com palestras, oficinas e intercâmbio, com a troca de experiências entre os convidados. Esse momento foi por demais salutar uma vez que todos tiveram a oportunidade de ver como várias soluções caseiras podem ser aplicadas na Astronomia para substituir os equipamentos caros e sofisticados. Não se pode desprezar o alto nível dos palestrantes e dos orientadores das oficinas, onde os primeiros, com formação, nível e experiência internacional, e os seguintes com uma dinâmica muito regional conseguiram construir de forma consistente um saber, talvez inédito para alguns.
No primeiro dia tivemos o credenciamento dos participantes, abertura do evento, palestra (Uma breve história da Astronomia e as descobertas de Galileu Galilei – Prof. Baldow) e oficina (montagem do galileoscópio – Prof. Dr. João Canalle – OBA – UERJ), onde cada participante representante, mediante assinatura do termo de posse e de guardião, recebeu esse equipamento. Contemplamos ainda nesse final de tarde uma apresentação teatral (Zé Lins: o pássaro poeta – por Valeska Schulze.
No segundo dia tivemos três palestras e um minicurso. Sendo as palestras: (1) Visão geral do sistema solar – Prof. Ronaldo Dantas – SAR; (2) Uma visão Astrofísica do Universo – Prof. Jaime Rocha – UNIRIO e (3) O Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental. O minicurso nos proporcionou um melhor entendimento dos recursos e uso do software educacional STELLARIUM – Prof. Fábio Ferro – SAR.
No terceiro e, que pena, último dia do encontro, tivemos duas palestras e duas oficinas. (1) Um passeio pelo Universo – Prof. Dra. Sueli Viegas – USP; e (2) Nascimento, vida e morte das Estrelas – Prof. Mestre Antônio Miranda – UFRPE – UNICAP. Nas oficinas, realizadas à tarde, foi possível escolher dois trabalhos: (1) Desenhando as órbitas dos planetas e conhecendo o sistema solar - Prof. Dr. João Canalle – OBA – UERJ, e (2) Construção de foguetes – Prof. Nilson Santos – Sec. de Educação de SE, sendo ao fim dessas atividades todos convidados para o auditório do Instituto para que fossem feitas as considerações e orientações finais.
Não há dúvidas que de todas as partes envolvidas houve um esforço enorme para se atingir os objetivos. Custos houveram mas, não podemos deixar de considerar os relevantes benefícios que tivemos. É indiscutível que o contato com esses ícones da pesquisa astrofísica, a bagagem de conteúdo, de informação, de experiência deixaram marcas indeléveis. A oportunidade de realizar atividades práticas com profissionais especializados e a troca de experiência que nos foi proporcionada, nem do “espaço” se compara às despesas, ou aos custos que porventura tenham sido gerados.
Nesse momento o espírito do educador se renova, sua ideias se agigantam e sua pratica se motiva! Não podemos desprezar oportunidades como estas por questões burocráticas que enfadam e fazem da educação algo estagnado. Reitero que uma visão eficiente de educação perpassa por esses momentos de efetiva formação profissional. Precisamos enaltecer a todos os que participaram e favoreceram este momento ímpar na experiência profissional de cada educador gravataense que lá se fez presente e atuante. Que a nossa resposta seja dada em sala de aula para os educandos e gestores educacionais, mostrando assim que a premissa de acreditar na formação do educador é o que verdadeiramente faz uma educação de qualidade para todos.


Um momento de reencontro do Profº Ricardo Campelo com os ex-alunos Fátima e Rubens
Mais uma ferramenta para dinamizar as aulas!
Professoras gravataenses Juliana,Sônia e Maria da Penha (em primeiro plano)

___________________________
* Ricardo Campelo é especialista em Ciências Biológicas pela FAINTVISA. Graduado na mesma instituição. Professor das redes pública e particular em Gravatá. Professor da UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú)
Email: bioaulacampelo@gmail.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails