"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DIVULGAÇÃO



“Batalha dos Guararapes” de volta à cena

Espetáculo acontece de 12 a 15 de Novembro, no Parque Histórico Nacional dos Guararapes


Passados três anos desde a última edição, o Parque Histórico Nacional dos Guararapes será palco do grandioso espetáculo ao ar livre “Batalha dos Guararapes – Assim Nasceu a Pátria” com texto e direção de José Pimentel. As apresentações acontecem nos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro, às 20 horas. O público esperado é de 40 mil pessoas, com acesso gratuito.

A sexta edição da “Batalha dos Guararapes – Assim Nasceu a Pátria” conta com patrocínio da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes que, pela primeira vez, assume o projeto como sendo a grande atração histórica, cultural e turística do município. A Empetur e a Fundarpe, também investem na edição 2010 do espetáculo. A montagem leva à cena 64 atores do teatro pernambucano e 250 figurantes das comunidades circunvizinhas.

No elenco, renomados atores da cena local, dentre eles: Reinaldo de Oliveira (Teatro de Amadores de Pernambuco/TAP), Paula de Renor, Ivonete Melo, Alfredo Borba, Sérgio Gusmão, Ana Cláudia Wanguestel, Pedro Francisco de Souza, George Meireles, Manoel Constantino, Didha Pereira e o próprio José Pimentel. A realização é da Métron Produções.

Segurança garantida
O Exército, responsável pela administração do Parque Histórico Nacional Montes Guararapes, também participa da operação, disponibilizando 20 homens da Polícia do Exército. “Nas edições anteriores – de 2000, 2002, 2004, 2006 e 2007 – nenhuma ocorrência policial foi registrada, o que mostra a viabilidade do projeto ocorrer no mesmo local em que aconteceram as duas batalhas”, afirma Edivane Bactista, da Métron Produções, responsável pelo evento.

Os interessados em assistir ao espetáculo podem ficar tranquilos com relação à segurança. O plano de ação da Secretaria de Defesa Social, por meio da Polícia Militar de Pernambuco, prevê a participação diária de policiais militares do 6ª Batalhão Henrique Dias, bem como viaturas de órgãos ligados a segurança, dentre eles: Corpo de Bombeiros, 1º BPtran, BPRV, CIPMoto, RPMon, Ciatur, Polícia Civil, GTT, Guarda Municipal e Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes.

Um pouquinho da história

Foram duas as batalhas travadas entre as tropas invasoras holandesas e os defensores portugueses: uma em 19 de abril de 1648 e outra em 19 de fevereiro de 1649. A primeira batalha é considerada, simbolicamente, a origem do Exército Brasileiro. Ambas destacam-se como elementos decisivos da Insurreição Pernambucana, que culminou na expulsão dos holandeses do Brasil. Para os historiadores, o episódio é a primeira expressão do nacionalismo brasileiro, e pernambucano em especial.

Personagens negros, índios e mestiços uniram seus interesses em defesa do Brasil, e não de Portugal. É o caso do senhor de engenhos João Fernandes Vieira, do brasileiro de origem portuguesa André Vidal de Negreiros, do indígena Felipe Camarão e do filho de escravos Henrique Dias.

Calendário de atividades

10/11

11/11

12/11

13/11

14/11

15/11

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta

Sábado

Domingo

Segunda

20h

Ensaio do espetáculo completo / Entrada restrita

Apresentação para estudantes da Rede Pública de Ensino

Apresentações para o grande público / Entrada gratuita

Apresentações para o grande público / Entrada gratuita

Apresentações para o grande público / Entrada gratuita

Apresentações para o grande público / Entrada gratuita

Informações

Ruy Aguiar – Metron Produções – (81) 9272.2733

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails