"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

terça-feira, 2 de novembro de 2010

CARTA ABERTA PARA MAYARA PETRUSO: A XENÓFOBA DE SÃO PAULO


Senhorita Mayara Petruso,


Como a maioria dos nordestinos, de boa índole e com sangue correndo nas veias, senti-me consternada por tamanha espúria advinda de sua parte. Não pude mais me calar, como fiz antes, diante da dor de meus irmãos que sofriam com as enchentes, e recebiam menções insanas, cruéis e criminosas por parte de alguns indivíduos, também residentes no sudeste do país.
Poderia eu agora, invocar a bravura de meus ancestrais e conterrâneos (graças a Deus, sou da terra de Virgulino Lampião e Maria Bonita!), não por selvageria, mas por honra, e pedir a um de meus muitos amigos que te trouxessem até o nordeste brasileiro, para que te levássemos a um passeio de helicóptero e pudéssemos atirar-te em uma de nossas paradisíacas praias, para dar-te de tira-gosto aos tubarões que habitam nosso litoral (coitados deles! arghh).

E, olha que isso sequer pode ser considerado um castigo, porque antes de morrer, terias o privilégio de contemplar como Deus foi generoso com nossa exuberante natureza.

Mas, se desejasse isso de fato, estaria me igualando a você, e ser igual a você, é algo que não desejo a meu pior inimigo (não que me lembre de ter algum!).

Na verdade, meu desejo é de que você não morra tão cedo, para contemplar e reconhecer (mesmo contrariando sua mediocridade) o avanço de nosso país com o trabalho que será realizado por nossa Presidenta Dilma Roussef, que curiosamente nasceu na mesma região brasileira que você. Esta referencia que faço não é por preconceito, muito pelo contrário; apenas para ressaltar que não é a região que torna os indivíduos vis ou esdrúxulos. Conheço e respeito todos os cidadãos, que são brasileiros, como eu, do Oiapoque ao Chuí.

Aliás, por aqui, alguns seres também não votaram em Dilma Roussef, não apenas por fazerem uso da liberdade de escolha, mas também por não terem enxergado a grandeza do feito do Presidente Lula (com exceção daqueles, inclusive amigos meus, que têm compromisso com outros partidos políticos). Isso em muito me envorgonha. Tínhamos o dever moral de conceder a maior votação da história desse jovem país democrático à Dilma Roussef, tão puro e simplesmente como forma de reconhecimento e gratidão. Mas, como você pôde ver, ainda há muitos "anencéfalos", ingratos, hostis e egoístas entre nós, que tal qual você, pensam apenas no próximo lançamento da Ford, da BMW ou da Daslu. (...)

Mas, voltando as ofensas proferidas por você, carregadas de ódio (sentimento mesquinho), demonstrando sua pequinês enquanto ser humano (desprovida de capacidade para evoluir) e, enquanto aluna de um curso superior, penso que infelicidade será para o país se um dia tiver um individuo de sua estirpe como membro de uma instituição tão nobre como é a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Foram indivíduos como você que promoveram massacres em todo o mundo, exterminando aqueles que julgavam como seres inferiores. Foram indivíduos como você que conduziram centenas de ex-escravos às sarjetas e periferias das cidades, e que durante muitos anos, ficaram a mercê da própria sorte, até que em 2002, um LÍDER se ergue, e começa a buscar formas de reverter e reparar o imenso abismo social existente entre os seres desta nação.
A desigualdade social foi criada por indivíduos como você, que todos os dias gastam horas preocupados com futilidades, enquanto pessoas do seu lado passam necessidades, morrem de fome.

Você com certeza não sabe o que é fome. Que pena! Certamente você seria um ser humano de verdade, se já tivesse passado por alguma privação na vida. Seres humanos da sua espécie ateiam fogo em índios, espancam empregadas domésticas porque não conseguem suportar a beleza que contemplam neles, e ofuscam os seus olhos, embora não tenham a menor consciência disso. isso não é uma concepção minha. trata-se da teoria de Sigmund Freud (projeção), Alfred Adler e vários outros psicanalistas, psiquiatras e psicólogos.

As pessoas as quais você mencionou que recebem um benefício do governo federal chamado de bolsa renda, gostariam de não necessitar receber tal beneficio, e só necessitam por conta de seres como você, que contribuem com o avanço do capitalismo selvagem, aumentando a desigualdade na distribuição de renda.

Mas esse é um fato que está prestes a mudar, graças ao humanismo, empenho , compaixão e dedicação de um grande brasileiro, nordestino e pernambucano: LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA.

Este homem conseguiu enxergar o fato de que, quem está com fome hoje não pode esperar a construção de uma fábrica (ou qualquer outra fonte geradora de emprego e renda) para daqui a 2, 3 anos. Ele possibilitou que as pessoas tivessem comida na mesa, e ao mesmo tempo proporcionou desenvolvimento à região, promovendo geração de emprego e maior distribuição de renda e das riquezas do país, antes, privilégio de alguns poucos, nos quais você se inclui.

Muito em breve, NÃO PRECISAREMOS de bolsas. Seremos capazes de prover nosso sustento, como já acontece com boa parte de nossos irmãos, nos quais me incluo.

Sou educadora, concursada, estudante universitária, estudando em duas grandes universidades do país (aliás, uma das quais está entre as melhores - Universidade Federal Rural de Pernambuco) e felizmente, nunca precisei da bolsa-renda, mas fui beneficiada por outros programas do governo federal, como o FIES (Financiamento Estudantil), Financiamento para construção da casa própria, que possibilitou a realização do sonho de todo trabalhador brasileiro - ter sua casa própria.

Hoje, me orgulho de ver que o sonho de meu conterrâneo se realizou, ao ler nos jornais que está faltando mão-de-obra nordestina para a construção civil em São Paulo, pois a qualificação de nossos irmãos melhorou consideravelmente.

Em um de seus discursos para a reeleição, LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA dizia: "No sul e sudeste do país, muitos dizem que nós nordestinos somos bons serventes de pedreiro. Não queremos ser apenas serventes de pedreiro, queremos ser engenheiros. Não queremos ser apenas empregados, queremos também ser empregadores. Não queremos ser apenas cortadores de cana, queremos também ser usineiros..."

ISSO NÃO É MAIS UM SONHO. JÁ É REALIDADE, e graças ao nordestino LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA! É um fato que aflige a elite brasileira. Será que em breve terão que trazer imigrantes para lavar-lhes as cuecas?
Antes que me acusem de preconceituosa, saibam que sou marxista por opção e vocação. Executo qualquer trabalho com dignidade.


Os investimentos trazidos para o nordeste, as universidades aqui construídas e implantadas mudaram nosso perfil, antes subserviente. Não temos pretensão de usurpar ninguém, tal qual já fazem conosco. Estamos apenas tendo nossa dignidade e auto-estima resgatada, que há muito tempo foi sobrepujada por seres ínfimos, como você, Mayara Petruso.

Não te desejo mal algum. Em seu caminho, quem está a semear é você mesma."Tudo o que o homem semear, isso também ceifará". (Gálatas 6: 7b)

Sou bisneta de índios e negros. Sou mãe de três lindas crianças, dentre os quais um com Síndrome de Down. O que tenho repassado para eles são os valores morais que aprendi com meus avós e meus pais. Posso assegurar que, meu filho que tem Síndrome de Down, do alto de sua ingenuidade e vez por outra oscilações da realidade, é mais sensato e lúcido que você.

Sua imagem aparece nesse texto tão somente porque também costumo ouvir os conselhos dos mais velhos, e um dele me ensinou: "Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça o nome deles (nesse caso, a "cara").


Sem mais para o momento, deixo-te meu pesar e lamento.

Sunamita Oliveira

*SUBSCRITO POR AQUINO JOSÉ (aquinojoseaquino@hotmail.com)


P.S: É BOM IR CURANDO SUA NEURA. DEPOIS DA REELEIÇÃO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEF (ISSO MESMO, EM 2018), TEREMOS UM NOVO PRESIDENTE NORDESTINO. ESPERE PRÁ VER!!!











19 comentários:

Aquino José disse...

Se deixar, assino junto o seu texto. É preciso ser firme contra o preconceito.

Lu simplesmente disse...

Sunamita

Acabo de tornar-me sua fã e sem sua autorização passei sua carta ao blog do Paulo Henrique Amorim. Se ele vai publicar são outros quinhentos, mas digo desde já tens o meu apreço e estima. Vou publicar em todos os lugar que eu puder!!!
Abraços e até logo
Uma baiana com orgulho de ser nordestina!!!

Unknown disse...

Aquino, você tem carta branca neste blog. Ele é nosso! Para mim, é uma honra! Obrigada pelo apoio. Vamos combater essa doença chamada preconceito.
Abração!

Unknown disse...

Querida Luciana,
Estou deveras honrada! É gratificante encontramos amigos e recebermos apoios como o seu durante nossa caminhada.
Não precisa de minha autorização para copiar e reproduzir o texto. Fique a vontade. Sou eu que agradeço por ajudar a difundir o combate a essa prática criminosa. Obrigada mais uma vez!
Um "xero", visse?!

ANA disse...

A sua carta está muito bonita e cheia de entrelinhas que só as pessoas que têm uma razão para a sua vida entendem. Não é o caso dela, a talzinha. Prá ela diria que é uma neonazista e que merece sofrer o que os nossos irmãos judeus sofreram com o nazismo. Ela precisa ser denunciada, pois o que falou foi um crime constituído em lei. Logo ela, que se diz estudante de direito! Punição à Mayara Petruso, pela justiça, pelo não-preconceito, por um mundo mais igual para todos. Que seja presa e, das grades, possa ver o país e o Nordeste, em particular, crescendo dia a dia, enquanto ela minguará a cada amanhecer até gritar, em alto e bom tom, que gostaria de ter nascido nordestina para ter forças para suportar tudo o que estará passando. Não podemos ficar calados e deixar que essa corrente neonazista cresça. Temos de "matar o mal pela raiz". Que a mão da justiça pese sobre ela. Que a vida dela passe a ser um pouco menos fútil, dentro de um presídio, onde aprenderá, ao menos, a limpar latrina.

Ana Paula Sobreira Bezerra.

Unknown disse...

Querida Ana, concordo plenamente com você quanto a necessidade de haver punição para este crime. Isso ocorreu no período das enchentes e até agora, ninguém foi punido. A impunidade precisa acabar.
Obrigada pelo apoio. Bjss

Unknown disse...

Olá Sunamita, concordo em número e grau com o que escreveste. Sou nordestino também, cearense da gema, e professor da Universidade Estadual do Ceará. Estou cursando doutorado no Rio Grande do Sul, já morei no sudeste e lá conheci pessoas maravilhosas, que nunca me fizram passar por nenhuma situação constrangedora com relação às minhas origens. Amo o nordeste e não otrocaria por São Paulo

Nildo Barbosa disse...

Caríssima Professora Sunamita!!!!

Quanta alegria e quanto orgulho ao ver nas entrelinhas da sua carta, a razão de ser e existir do povo nordestino e por não dizer do povo brasileiro. Seguiremos em busca de dias melhores para nossa gente. Sempre que visito seu Blog, me deparo com a epistemologia materializada nos seus escritos. Obrigado por me fazer vivenciar momentos tão frutuosos contigo.

Um grande abraço.
Prof. Nildo Barbosa
Ed. do Campo e Urbana - UVA

Unknown disse...

Professor Daniel, muito obrigada pela menção.É uma honra receber sua visita. O Ceará é uma jóia do NE. Também tenho amigos e familiares em São Paulo que amo de coração. Sabemos que há pessoas honradas lá, como em todo país,mas é preciso combatermos essa prática criminosa.
Um forte abraço.

Sunamita Oliveira

Unknown disse...

Meu querido Professor Nildo!
Que satisfação e honra para mim receber seu comentário e a menção de que acompanha meu trabalho. Saiba que o senhor contribuiu e muito com minha formação, que ainda está em andamento, e claro, nunca finalizada!
Um forte e carinhoso abraço de sua aluna e fã,

Sunamita Oliveira

Unknown disse...

Prezada profa. Sunamita.
Sou professor da Universidade Federal do Ceará. Sou carioca-fluminense,
morando há mais de 30 anos no Ceará, terra que me adotou com a
generosidade característica dos nordestinos. Causou-me imensa repulsa e
indignação a declaração de ódio e incitamento ao assassinato dos nossos
irmãos do NE, por parte dessa representante da elite quatrocentona de S.
Paulo. Não se trata de uma brincadeira de mau gosto, como alguns querem
encaram, ou falta de consciência do que estava fazendo. Ela é uma
estudante de direito que expressa um tipo de ideologia infelizmente não
rara entre nós, conforme podemos ler em outros blogs, orkuts, ou
comentários sobre o que Mayara disse. Para mim, isso foi provocado pelo
ódio introduzido, pela primeira vez numa campanha, conforme denunciou a
então candidata Dilma no debate da SBT. Daí o perigo se não dermos a
devida atenção para o fato. O pensamento de Mayara não deve ser apenas
execrado publicamente. Ela tem pagar pelo que disse. A OAB de Pernambuco,
se não me engano, já tomou as devidas providências para ela responder pelo
seus atos.
Obrigado pelo seu lindo texto. Assino tudo em baixo.
Dilmar Miranda

PS: tentei postar este texto como comentário da página onde li sua carta
aberta, mas não consegui.
Você está autorizada a fazê-lo, se desejar.

Unknown disse...

Sunamita,
Sou de Sorocaba,SP.
Não sou eleitora da Dilma mas não posso deixar de me indignar com o que tenho lido contra o povo nordestino após essa campanha.
Minha filha é nascida em Manaus ( o que me orgulha muito) e me preocupa que ainda existam pessoas que pensem assim.
Parabéns pelo texto.
Beijos

Unknown disse...

Raquel, obrigada por se juntar a nós nessa corrente contra a intolerância.
Quanto a não votar em Dilma, faz parte da democracia, é claro. Se não fosse para escolhermos, não haveria mais de um, concorda? mas, você está certíssima na referência que faz a existência de "pessoas" preconceituosas (neonazistas, fascistas).
Um grande abraço,

Sunamita Oliveira

Cida Araújo disse...

Querida Sumanita, belissima sua declaração.

Sou Baiana (com todo o orgulho que esta naturalidade merece), mas vivo em SP há mais de 20 anos e me considero Paulistana com igual orgulho.
Lamento que apesar da multiplicidade que existe em SP, tenhamos que assitir tal exemplo de segregação, mas posso afirmar que (felizmente) trata-se de uma minoria que está cada vez mais esmagada e reage com a agressividade de um animal acoado, mas não merece nada além do que desprezo

Abraço!!!

Momokinho disse...

Seu texto é fantastico.É inadmissível que ainda se alimente preconceitos regionais neste país tão miscigenado.Essa universitária é totalmente alienada e não tem nem respeito por si mesma ao explicitar uma opinião racista como essa no twitter. Enfim, é bom saber que nós nordestinos, agora, podemos nos afirmar economicamente perante todo o país dada a atenção que este governo nos tem dado e que o próximo pretende também nos dar. Não será com "bolsa vagabundo" ou "bolsa 171" que iremos sustentar nossa região, mas sim iremos enaltece-la com geração de renda,emprego, empreendedorismo e capacitação profissional e intelectual. Será com tudo isto que o Nordeste irá superar e muito suas dificuldades e assim ser uma das regiões mais prósperas do Brasil.
PS: peço que me permita publicar sua carta em meu modesto blog para ajudar a divulgar.

Unknown disse...

Querida Cida Araújo! Muito obrigada pelo apoio. Vamos juntos lutar contra essa prática criminosa. Um forte abraço, e seja sempre bem-vinda!

Sunamita Oliveira

Unknown disse...

Querida Camila (do blog Momokinho), fique a vontade para reproduzir o texto onde e quantas vezes quiser. Obrigada de coração por suas palavras. Vamos lutar contra a intolerância.Muito obrigada por suas palavras e seja sempre bem-vinda!!

Sunamita Oliveira

Unknown disse...

E isso, pode? Essas comunidades são anteriores ao caso Mayara:

http://3.bp.blogspot.com/_CzQp4TSALlU/TNIz8YRiH3I/AAAAAAAAALk/wQ1bhD-RRaw/s1600/odio.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_CzQp4TSALlU/TNIz6btDUxI/AAAAAAAAALg/pSV2iaaNQbo/s1600/twitter.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_CzQp4TSALlU/TNI0NGediiI/AAAAAAAAAL4/BK4xIkZGnXo/s1600/12144131.jpg

Unknown disse...

Denis,sabemos dessa prática criminosa vem de longas datas. O fato é que sempre fomos tolerantes, considerando como piada de mal gosto as agressões deste cunho, postadas na internet. O "caso mayara" está nos levando a exigir da justiça uma postura rígida, punindo esses criminosos. TODOS eles. Não iremos descansar enquanto esses criminosos não estiverem atrás das grades, limpando as latrinas dos presídios. Para considerar minha postura drástica ou preconceituosa: EMPATAMOS!!
Um forte abraço,

Sunamita Oliveira

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails