"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

terça-feira, 2 de novembro de 2010

CARTA ABERTA PARA MAYARA PETRUSO: A XENÓFOBA DE SÃO PAULO


Senhorita Mayara Petruso,


Como a maioria dos nordestinos, de boa índole e com sangue correndo nas veias, senti-me consternada por tamanha espúria advinda de sua parte. Não pude mais me calar, como fiz antes, diante da dor de meus irmãos que sofriam com as enchentes, e recebiam menções insanas, cruéis e criminosas por parte de alguns indivíduos, também residentes no sudeste do país.
Poderia eu agora, invocar a bravura de meus ancestrais e conterrâneos (graças a Deus, sou da terra de Virgulino Lampião e Maria Bonita!), não por selvageria, mas por honra, e pedir a um de meus muitos amigos que te trouxessem até o nordeste brasileiro, para que te levássemos a um passeio de helicóptero e pudéssemos atirar-te em uma de nossas paradisíacas praias, para dar-te de tira-gosto aos tubarões que habitam nosso litoral (coitados deles! arghh).

E, olha que isso sequer pode ser considerado um castigo, porque antes de morrer, terias o privilégio de contemplar como Deus foi generoso com nossa exuberante natureza.

Mas, se desejasse isso de fato, estaria me igualando a você, e ser igual a você, é algo que não desejo a meu pior inimigo (não que me lembre de ter algum!).

Na verdade, meu desejo é de que você não morra tão cedo, para contemplar e reconhecer (mesmo contrariando sua mediocridade) o avanço de nosso país com o trabalho que será realizado por nossa Presidenta Dilma Roussef, que curiosamente nasceu na mesma região brasileira que você. Esta referencia que faço não é por preconceito, muito pelo contrário; apenas para ressaltar que não é a região que torna os indivíduos vis ou esdrúxulos. Conheço e respeito todos os cidadãos, que são brasileiros, como eu, do Oiapoque ao Chuí.

Aliás, por aqui, alguns seres também não votaram em Dilma Roussef, não apenas por fazerem uso da liberdade de escolha, mas também por não terem enxergado a grandeza do feito do Presidente Lula (com exceção daqueles, inclusive amigos meus, que têm compromisso com outros partidos políticos). Isso em muito me envorgonha. Tínhamos o dever moral de conceder a maior votação da história desse jovem país democrático à Dilma Roussef, tão puro e simplesmente como forma de reconhecimento e gratidão. Mas, como você pôde ver, ainda há muitos "anencéfalos", ingratos, hostis e egoístas entre nós, que tal qual você, pensam apenas no próximo lançamento da Ford, da BMW ou da Daslu. (...)

Mas, voltando as ofensas proferidas por você, carregadas de ódio (sentimento mesquinho), demonstrando sua pequinês enquanto ser humano (desprovida de capacidade para evoluir) e, enquanto aluna de um curso superior, penso que infelicidade será para o país se um dia tiver um individuo de sua estirpe como membro de uma instituição tão nobre como é a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Foram indivíduos como você que promoveram massacres em todo o mundo, exterminando aqueles que julgavam como seres inferiores. Foram indivíduos como você que conduziram centenas de ex-escravos às sarjetas e periferias das cidades, e que durante muitos anos, ficaram a mercê da própria sorte, até que em 2002, um LÍDER se ergue, e começa a buscar formas de reverter e reparar o imenso abismo social existente entre os seres desta nação.
A desigualdade social foi criada por indivíduos como você, que todos os dias gastam horas preocupados com futilidades, enquanto pessoas do seu lado passam necessidades, morrem de fome.

Você com certeza não sabe o que é fome. Que pena! Certamente você seria um ser humano de verdade, se já tivesse passado por alguma privação na vida. Seres humanos da sua espécie ateiam fogo em índios, espancam empregadas domésticas porque não conseguem suportar a beleza que contemplam neles, e ofuscam os seus olhos, embora não tenham a menor consciência disso. isso não é uma concepção minha. trata-se da teoria de Sigmund Freud (projeção), Alfred Adler e vários outros psicanalistas, psiquiatras e psicólogos.

As pessoas as quais você mencionou que recebem um benefício do governo federal chamado de bolsa renda, gostariam de não necessitar receber tal beneficio, e só necessitam por conta de seres como você, que contribuem com o avanço do capitalismo selvagem, aumentando a desigualdade na distribuição de renda.

Mas esse é um fato que está prestes a mudar, graças ao humanismo, empenho , compaixão e dedicação de um grande brasileiro, nordestino e pernambucano: LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA.

Este homem conseguiu enxergar o fato de que, quem está com fome hoje não pode esperar a construção de uma fábrica (ou qualquer outra fonte geradora de emprego e renda) para daqui a 2, 3 anos. Ele possibilitou que as pessoas tivessem comida na mesa, e ao mesmo tempo proporcionou desenvolvimento à região, promovendo geração de emprego e maior distribuição de renda e das riquezas do país, antes, privilégio de alguns poucos, nos quais você se inclui.

Muito em breve, NÃO PRECISAREMOS de bolsas. Seremos capazes de prover nosso sustento, como já acontece com boa parte de nossos irmãos, nos quais me incluo.

Sou educadora, concursada, estudante universitária, estudando em duas grandes universidades do país (aliás, uma das quais está entre as melhores - Universidade Federal Rural de Pernambuco) e felizmente, nunca precisei da bolsa-renda, mas fui beneficiada por outros programas do governo federal, como o FIES (Financiamento Estudantil), Financiamento para construção da casa própria, que possibilitou a realização do sonho de todo trabalhador brasileiro - ter sua casa própria.

Hoje, me orgulho de ver que o sonho de meu conterrâneo se realizou, ao ler nos jornais que está faltando mão-de-obra nordestina para a construção civil em São Paulo, pois a qualificação de nossos irmãos melhorou consideravelmente.

Em um de seus discursos para a reeleição, LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA dizia: "No sul e sudeste do país, muitos dizem que nós nordestinos somos bons serventes de pedreiro. Não queremos ser apenas serventes de pedreiro, queremos ser engenheiros. Não queremos ser apenas empregados, queremos também ser empregadores. Não queremos ser apenas cortadores de cana, queremos também ser usineiros..."

ISSO NÃO É MAIS UM SONHO. JÁ É REALIDADE, e graças ao nordestino LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA! É um fato que aflige a elite brasileira. Será que em breve terão que trazer imigrantes para lavar-lhes as cuecas?
Antes que me acusem de preconceituosa, saibam que sou marxista por opção e vocação. Executo qualquer trabalho com dignidade.


Os investimentos trazidos para o nordeste, as universidades aqui construídas e implantadas mudaram nosso perfil, antes subserviente. Não temos pretensão de usurpar ninguém, tal qual já fazem conosco. Estamos apenas tendo nossa dignidade e auto-estima resgatada, que há muito tempo foi sobrepujada por seres ínfimos, como você, Mayara Petruso.

Não te desejo mal algum. Em seu caminho, quem está a semear é você mesma."Tudo o que o homem semear, isso também ceifará". (Gálatas 6: 7b)

Sou bisneta de índios e negros. Sou mãe de três lindas crianças, dentre os quais um com Síndrome de Down. O que tenho repassado para eles são os valores morais que aprendi com meus avós e meus pais. Posso assegurar que, meu filho que tem Síndrome de Down, do alto de sua ingenuidade e vez por outra oscilações da realidade, é mais sensato e lúcido que você.

Sua imagem aparece nesse texto tão somente porque também costumo ouvir os conselhos dos mais velhos, e um dele me ensinou: "Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça o nome deles (nesse caso, a "cara").


Sem mais para o momento, deixo-te meu pesar e lamento.

Sunamita Oliveira

*SUBSCRITO POR AQUINO JOSÉ (aquinojoseaquino@hotmail.com)


P.S: É BOM IR CURANDO SUA NEURA. DEPOIS DA REELEIÇÃO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEF (ISSO MESMO, EM 2018), TEREMOS UM NOVO PRESIDENTE NORDESTINO. ESPERE PRÁ VER!!!











Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails