"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quarta-feira, 9 de junho de 2010

TRAGÉDIA: NAÇÃO XUKURU ESTÁ DE LUTO


Foto de Uelson (Gordo) e Izabella durante missa em Pedra D'Água, na Assembleia Xukuru, em 20.05.2010) Arquivo pessoal



NOTA DE PESAR


Filho do Cacique Xikão é morto em acidente

Com apenas 30 anos, Uelson José de Araújo, conhecido como Gordo, faleceu em acidente na PE-217, no dia 9 de junho de 2010.

Uelton voltava do trabalho de sua esposa Isabele, quando foi atingido por um veículo, que trafegava na contramão da rodovia. O condutor do automóvel fugiu sem prestar socorro às vítimas, deixando Uelson morto e sua esposa, que estava na garupa de sua moto, gravemente ferida.

Desde o assassinato do cacique Xikão, em maio de 1998, Gordo assumiu as atividades de articulação, coordenação e mobilização do povo de sua região, vindo a ser presidente da Associação Indígena Xukuru do Ororubá.

O corpo da vítima foi transportado ainda ontem para a Aldeia Santana, município de Pesqueira (PE), local onde ocorreu o acidente. Sua esposa continua internada no Hospital Regional de Caruaru.

A Coordenação das Organizações Indígenas - COIAB chama a atenção das autoridades responsáveis pela manutenção da PE-217, estrada que corta a terra indígena Xukuru, por ser muito estreita, acidentada, não possuir acostamento e pelas péssimas condições do asfalto, colocando em risco a vida das comunidades que vivem naquel local.


Nós da COIAB lamentamos o ocorrido e manifestamos solidariedade à família de Uelson e ao Povo Xukuru pela grande perda.

____________________________
Nota da editora:

A nação Xukuru perdeu hoje um de seus filhos em virtude de um acidente. Recebi a notícia com muito pesar, através de uma amiga Xukuru, por volta das 19 h, sendo em seguida complementada pelo Prof. Edson Hely.

A dor é imensa entre todos nós, que de certa forma, nos sentimos parte deste povo, pelo privilégio de termos sido aceitos por eles.

À família, em especial D. Zenilda, mãe de Gordo, mulher guerreira, só nos resta rogar ao grande pai Tupã que a fortaleça neste momento tão dificil, quando a ordem natural da vida é invertida, bem como a família de Izabella, esposa de Gordo.

Que os Encantandos iluminem a todos, como bem disse o Prof. Edson Hely.

ESTE TEXTO FOI ALTERADO EM VIRTUDE DE UMA INFORMAÇÃO ACERCA DA ESPOSA DE GORDO, ONDE NOS INFORMARAM QUE TAMBÉM HAVIA FALECIDO, MAS, FELIZMENTE, A INFORMAÇÃO É DE QUE ELA ESTÁ SE RECUPERANDO.

Força Povo Xukuru!! Estamos em preces junto com vocês!!

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails