"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

UMA AULA PARA FICAR NA MEMÓRIA!!

 
ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS JOHN KENNEDY E MARIA ALICE DA VEIGA PESSOA PESSOA, EM GRAVATÁ/PE VISITARAM ONTEM (30) O MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE, OFICINA DE CERÂMICA FRANCISCO BRENNAND E INSTITUTO RICARDO BRENNAND


Um misto de fascínio, surpresa e encanto, em face das descobertas feitas através da aula de campo promovida ontem pelas escolas John Kenedy e Maria Alice, se podia ver no rosto das crianças ao chegar em cada instituição.

Com intuito de conhecer e ver bem de perto alguns elementos que fizeram parte do ciclo da cana-de-açúcar em Pernambuco e a organização da sociedade açucareira, através do processo de escravização dos negros africanos, nossa primeira parada foi no Museu do Homem do Nordeste.


Objetos que contam a história de luta dos escravos que produziam com 'sangue' o açúcar que enriquecia os senhores de engenho, puderam ser vistos de perto pelos alunos, ampliando sua compreensão sobre este período vergonhoso e cruel da história do Brasil, no qual, Pernambuco tem um grande destaque, pelo tráfico de escravos e produção de açúcar.


Além desta parte da história, foi possível ver e conhecer objetos da cultura afrobrasileira, relacionados a uma religião africana - o candomblé - além de vários elementos que representam os diversos tipos humanos que formam nossa nação.



Após a visita ao Museu do Homem do Nordeste, seguimos em direção a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand. O primeiro impacto da visita se têm no acesso a oficina. São pelo menos 300 metros de um percurso cercado por resquícios de mata atlântica. Um oásis em plena metrópole.

O encantamento quase nos tira o fôlego, diante do Parque das Esculturas. Poucas palavras conseguem precisar a beleza do lugar, sem que corramos o risco de sermos injustos: grandioso, imponente! Tudo é demasiadamente fascinante! Os alunos puderam conhecer mais uma forma de expressão artística do homem, para eternizar emoções, opiniões e acontecimentos que lhe são relevantes.

Chegada ao Parque das Esculturas na Oficina de Cerâmica Francisco Brennand

Nossa terceira e última parada, mas não menos fascinante, foi ao Instituto Ricardo Brennand. A primeira parada foi na Galeria que expõe até o dia 04 de setembro, as esculturas de Michelangelo. Com o tema "A beleza na escultura de Michelangelo", a exposição apresenta gessos da Gipsoteca dell'Istituto Statale d'Arte de Florença e Desenhos da Fondazione Casa Buonarroti. As peças em gesso são cópias das esculturas de Michelangelo, mas mesmo sendo réplicas, não diminuem o fascínio por toda história  e beleza que trazem consigo, e que nos foi contada por uma das educadoras do Instituto.

Alunos recebem orientação para conhecer a exposição das Esculturas de Michelangelo

Nossos alunos acompanharam toda a explicação sobre cada peça com muita atenção, anotando o que lhes chamou mais atenção. E foram muitas as descobertas!!




Fomos premiados com um catálogo (cada) da exposição, contendo um DVD que ficará disponível na biblioteca das escolas.

Ao sairmos da exposição, nos dirigimos a Pinacoteca do Instituto, que abriga uma das maiores coleções brasileiras do artista holandês Frans Post. Na chegada a Pinacoteca, fomos agraciados com a presença do Sr. Ricardo Brennand, que fazia uma de suas incursões pelo local. Muito atencioso, atendeu meu pedido para um foto.



Os alunos conheceram a exposição e elegeram um dos quadros para realizar uma releitura, que fará parte de nossa Mostra Cultural em breve. É esperar para ver os resultados!

A visita terminou no esplendoroso Castelo de São João, com uma das maiores coleções de armas brancas do país, além de armaduras semelhantes as usadas pelos cavaleiros do período medieval.  Essa foi  aula de História, Antropologia, Sociologia, Artes, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática para ficar na memória, com toda certeza!!!


Na Oficina de Cerâmica Francisco Brennand

AGRADECIMENTOS:


A ESCOLA MARIA ALICE DA VEIGA PESSOA AGRADECE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEGRAVATÁ, NAS PESSOAS DA DIRETORA DE ENSINO SANDRA MORAES E DA SECRETÁRIA MARIA DA PAZ POR NOS TEREM PROPICIADO TÃO RICA EXPERIÊNCIA. MUITO OBRIGADA!!!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails