"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sábado, 17 de outubro de 2009

ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE GRAVATÁ CONHECEM MUSEUS DE PERNAMBUCO



ALUNOS DA ESCOLA JOHN KENNEDY VISITAM MUSEU DO HOMEM DO NORDESTE, INSTITUTO RICARDO BRENNAND E PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS



Ontem, dia 16/10, os alunos da 2ª B, 3ª C e 4ª C puderam conhecer pontos importantes da História de nosso estado, especialmente no que concerne ao ciclo da cana-de-açúcar e da influência holandesa.
Os alunos já tiveram a oportunidade de conhecer a Cultura do Povo Xukuru do Ororubá em Pesqueira, e o Distrito de São Severino, local onde é desenvolvida a agricultura orgânica, graças ao apoio da secretaria de educação do município de Gravatá, particularmente na pessoa da Profª Rosa Melo - secretária de educação, que desde o início apoiou nossa proposta de trabalho.
Dessa vez, recebemos o apoio do deputado federal Edgar Moury Fernandes, que viabilizou o transporte até a cidade de Recife, para que pudéssemos dar sequência ao projeto que vem sendo vivenciado desde o início do ano, cujo principal objetivo é conhecer as influências das culturas em nossos hábitos alimentares.
Participaram da atividade a gestora da escola Denise Batista, a vice-diretora Margarida, os funcionários Gleice e Cícero e as professoras: Madalena Maria, Josefa ( que substitui a professora Ana Marta) e Sunamita Oliveira (esta que vos escreve!).



Desta vez, 43 alunos conheceram o ciclo da cana-de-açúcar, no Museu do Homem do Nordeste, que está totalmente ambientado, proporcionando uma deliciosa e instrutiva viagem por diversas manifestações culturais em nossa região (NE). Além de vídeos, peças diversas com mais de 300 anos, há fotos e som ambiente em cada espaço. As salas são climatizadas e os guias motivam os alunos a participar, tornando o trabalho bem rico e empolgante. A experiência vivenciada no museu foi ímpar. Extremamente enriquecedora.
Depois que saímos do Museu do Homem do Nordeste, fomos ao Instituto Ricardo Brennand. Os alunos ficaram encantados com a grandiosidade e magia do local, além de atônitos com o que viram. Apesar da afobação, conseguiram observar as obras de FRANS POST, um pintor holandês que representou ricamente as paisagens de Pernambuco durante 12 anos, em companhia do Conde Maurício de Nassau.
Conheceram também o Castelo de São João, que abriga milhares de armas brancas datadas do século XVIII, além de armaduras e quadros de diversos artistas modernistas.
Ainda tivemos fôlego para retornar à Praça da República a fim de conhecer o Palácio do Campo das Princesas, única frustração do passeio. Fomos impedidos de entrar pois segundo informaçõa da recepção, estávamos agendados para 14:30h e não 16:30h como informamos, e que havia sido marcado por telefone. Só pudemos fotografar o rol de entrada.
Mesmo assim, a viagem foi inesquecível, e o aprendizado com certeza ficará para toda a vida! A próxima etapa será visitarmos um ENGENHO DE CANA-DE-AÇÚCAR no sítio Carangueijo, no Engenho Jatobá.
A culminância desta viagem intelectual maravilhosa será no dia 27 de novembro em nossa Mostra Cultural: A HISTÓRIA DA COMIDA E A COMIDA FAZENDO HISTÓRIA.
É esperar pra ver!!


Mais fotos, visitem meu orkut: Profª Sunamita Oliveira Albuquerque - Gravatá
e'mail: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails