"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

domingo, 22 de março de 2009

Retrospectiva: Escola Pública já foi notícia!

No dia 30 maio de 2003, o Jornal Viva Gravatá visitou a Escola Antônio Borges, localizada na zona rural de Gravatá - sítio Cotunguba - para conhecer e, divulgar um projeto sobre alimentação orgânica e alternativa, desenvolvido com crianças da Educação Infantil.
Um registro respeitoso de um trabalho feito com paixão e seriedade, cujo principal objetivo era o de dar mais dignidade as crianças da zona rural gravataense.
Conheça um pouco mais o que foi registrado pelo jornalista Claúdio Castanha.


" No Brasil, grande parcela da população come pouco emal. A carência nutricional decorrente desse fato tem como principal causa a pobreza. de fato, há uma relação direta entre salário e estado nutricional. A desigualdade de distribuição de renda observada em nosso país faz com que as famílias de menor renda per capita sejam as mais atingidas pelos distúrbios nutricionais.

No nordeste brasileiro, este problema ganha proporções ainda maiores, agravadas pela seca e por políticas pouco eficazes de combate a pobreza.

Diante de um cenário tão crítico, qual deve ser o a papel de nossas escolas? Se por um lado, alguns afirmam que não é dever da escola acabar com o problema da fome, há de se convir ao menos, que cabe-lhe o dever de matar a fome do dia, de maneira eficaz, uma vez que o aluno mal alimentado não corresponde a nenhuma metodologia, por mais inovadora que seja.

Alunos que têm alimentação e hábitos de vida saudáveis aprendem melhor e evitam a obesidade infantil, coença que tem preocupado médicos e educadores.

Por mais antagônico que pareça ser, a obesidade tem aumentado seus índices de forma alarmante entre crianças de baixa renda. Mesmo aquelas que só fazem uma refeição por dia, estão se tornando adultos obesos."

Adaptado pela professora Sunamita Oliveira


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails