"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

sábado, 8 de janeiro de 2011

ÉTICA E CIDADANIA: LIÇÕES DA UNIVERSIDADE PARA A VIDA PRÁTICA!


ALUNOS DO 1º PERÍODO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA U.V.A EM GRAVATÁ VISITAM A CASA BENEFICENTE VICENTE SOARES DA SILVA E MARIA ALICE 
(ABRIGO DOS VELHINHOS EM GRAVATÁ)
A culminância da disciplina Ética e Cidadania, ministrada pelo Prof. Edízio Santos, não poderia ser feita de forma mais acertada. Após elaboração de um pré-projeto, com o tema: "VIVENDO UMA TARDE DE SOLIDARIEDADE COM A 3ª IDADE", os alunos do 1º Período da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Gravatá, promoveram uma tarde de muita descontração e resgate da auto-estima entre os idosos abrigos na Casa Beneficente.

Com direito a distribuição de rosas, muita música com o artista gravataense Paulo Taciano e um delicioso lanche, além da essencial troca de afeto. Vários ouvidos dispostos a escutar as histórias, os sonhos e desabafo daqueles que foram pais cuidadosos e hoje, lamentam e sofrem com o abandono de alguns filhos.

Por vários momentos, via-se alunos enxugando os olhos mas, buscando forças para ofertar amor, mesmo que por um breve momento.
Há exceções em toda regra, mas o que escutamos de boa parte dos idosos que estão abrigados, foi o relato da dor de terem sido abandonados pela família.
Felizmente, eles encontram na Casa Beneficente, o carinho de pessoas como D. Lourdinha, cuidadora e uma das responsáveis pela instituição, além de vários outros funcionários, responsáveis pelos cuidados para com os idosos.
Nossa contribuição, embora pequena, temos certeza de que foi significativa. Pudemos propiciar um momento de descontração e trazer um sorriso aos lábios já marcados pelo tempo.

Fomos com o intuito de levar algo, mas saímos de lá com muito mais do que levamos! Tenho certeza que nenhum aluno que participou desta atividade será mais o mesmo, incluindo a mim! Esta é uma lição que levaremos para toda a vida. Difícil sair de lá sem se emocionar e muito menos, sair do jeito que entrou.
A turma do 1º período apresentou ainda uma paródia escrita especialmente para a ocasião:

ABC DA ANIMAÇÃO

O Primeiro período vem homenagear
todos os idosos, vou começar
Aquele ali, venha pra cá
venha pro meio da turma
venha se animar.

Até o Professor já se animou, 
Todos ê, de novo ê.
A festa aqui, não vai se acabar
É o primeiro período que veio festejar.

A, bê, cê, dê,
fê, guê,lê, mê,
hê, pê, quê, vê,
tê, xê e zê.

Prof. Edízio Santos e o cantor Paulo Taciano
PRÉ-PROJETO:

Tema: Vivendo uma tarde de solidariedade com a 3ª idade


Período: Uma tarde

Justificativa:

Proporcionar interação social, cidadania e higiene mental aos idosos da Casa Beneficente São Vicente, em Gravatá, através do intercâmbio entre os estudantes do primeiro período do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, e os idosos abrigados nesta instituição.

Objetivo Geral:

Propiciar aos idosos, uma tarde de solidariedade, descontração, afetividade e valorização da auto-estima.


Objetivo Específico:

Desenvolver afetividade entre os alunos e os idosos, através de atividades lúdicas, de expressão corporal e de música com repertório refinado de MPB, com a presença do artista gravataense Paulo Taciano, bem como, através da degustação de um lanche, momento no qual se aguçamos sentidos degustativos e olfativos, responsáveis também pela sensação de bem-estar.


Desenvolvimento:

  1. Dinâmica para promover interação, aproximação e identificação dos nomes.
  2. Recital de poesias.
  3. Contação de histórias.
  4. Música.
  5. Lanche.


Culminância:

Apresentação e divulgação de um artigo, com fotos, no Blog Educar Encantando (http://www.educarencantando.blogspot.com) e na UVA Gravatá.


Avaliação:

Verificar a participação, reação e envolvimento de cada um para com as atividades desenvolvidas.

_____________________________

VOCÊ PODE CONTRIBUIR COM A CASA BENEFICENTE VICENTE SOARES DA SILVA E MARIA ALICE!


DOAÇÕES: BANCO DO BRASIL S.A
AGÊNCIA: 0922-9    CONTA CORRENTE: 3324-3
Av. Cícero Batista de Oliveira, 2315 - Gravatá - PE
Fones: (81) 3533 - 0074/ 2138


ALÉM DAS DOAÇÕES EM DINHEIRO, QUE AJUDAM A MANTER ESTE BELO E IMPORTANTE TRABALHO, VOCÊ TAMBÉM PODE LEVAR SEU SORRISO, SEU ABRAÇO, SEUS OUVIDOS, E DOAR UM POUCO DE CARINHO PARA OS IDOSOS QUE ESTÃO NO ABRIGO. ELES QUE JÁ FIZERAM TANTO, HOJE ESPERAM APENAS POR UM POUCO! VISITE O ABRIGO! FAÇA AOS OUTROS AQUILO QUE GOSTARIA QUE FIZESSEM COM VOCÊ!!

3 comentários:

teste disse...

Você está certíssima, Sunamita. Foi merecida esta visita. Temos que cuidar bem daqueles que já deram a sua contribuição ao nosso país (e ainda têm muito a nos oferecer!)... Pensemos sempre que um dia seremos nós os idosos desse país. O que esse futuro nos reserva???

Val Carvalho disse...

Nossa, que projeto maravilhoso.
Muito obrigada Sunamita por compartilhar essas ações significativas conosco. =)

Unknown disse...

Obrigada a você minha amiga, pelo comentário! Acredito que cada um de nós pode e precisa fazer um pouco, doar-se!Faremos do Brasil um país mais justo!! Beijão!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails