"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

domingo, 30 de janeiro de 2011

HONRAS SE CONQUISTAM


 
Por Fernando Arábia - Gravatá - PE

Orgulha-me poder divulgar um pouco do trabalho do ex-vereador gravataense já falecido, que quisera o destino fosse meu pai, não quero entrar nas celeumas sobre quem deva receber méritos para ser agraciado com o nome de algum logradouro, até porque a própria história de cada um, já autenticará o legítimo título que alguém merece ser outorgado por membros de uma casa legislativa, inclusive recai sobre quem confere o título, {sua responsabilidade perante a sociedade de seu homenageado}.
          Mas seria egoísmo ou omissão minha não repassar ou partilhar com esta nova geração aquilo que o belo passado não pode esconder como a vida de Antonio Alves da Silva, o conhecido vereador Arábia. Homem de ilibada carreira política, que tanto honrou seu mandato quando os edis nem remunerados eram, mesmo assim, ele promoveu benéficos gestos de solidariedade no seio da sua adotada Gravatá, desde o início de 1960 até sua morte em 1980, aos 54 anos vítima de câncer pelo cigarro.
            Então nesses seus 30 anos dedicados a está terra, manteve-se atuante e imparcial com seu jornal, que denunciava as transgressões e injustiças daqueles que usavam de prevaricações. Dize-me seus velhos companheiros até hoje, que na época tentou-se não apenas o calar, mas o matá-lo por seu perfil destemido ao denunciar quem se locupletava do erário público.
Por tantos relatos, é motivo de orgulho e imenso jubilo, não só para os familiares, mas para todos que conviveram com este varão vibrante e altruísta, que já não nos preocupa se todos os políticos que o precederam até hoje, não lhe deram justa homenagem, porque muito mais importante que isso, é o legado que Arábia deixa nos anais de Gravatá que vai perdurar eternamente.
Pois tenho plena convicção que a profícua contribuição social de uma pessoa, não se medirá necessariamente por pomposos títulos, pois nem isso por si só é capaz de consagrar ou imprimir nas páginas da história, a imensurável importância de uma pessoa.
 

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MOBILIZAÇÃO EM NOME DA MEMÓRIA E DA HONRA!

AMANHÃ (29) HAVERÁ UMA MOBILIZAÇÃO AO LADO DA IGREJA MATRIZ DE SANTANA, EM GRAVATÁ, PARA RECOLHER ASSINATURAS CONTRA A MUDANÇA DO NOME DO PARQUE ECOLÓGICO DE GRAVATÁ (PARQUE DA CIDADE), PARA QUE PREVALEÇA O NOME DO ILUSTRE SACERDOTE E EX-PREFEITO DA CIDADE MONSENHOR PAULO CREMILDO BATISTA DE OLIVEIRA.

ESTÁ NA HORA DA SOCIEDADE GRAVATAENSE MOSTRAR QUE É RESPONSÁVEL, INFORMADA, CONSCIENTE, ÉTICA E JUSTA!!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

UM BLOG MUITO ESPECIAL!!

NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: PONTOS DE VISTA DE UMA MÃE E FUTURA PEDAGOGA

Depois de quase 08 anos do nascimento de meu filho Guilherme, com Síndrome de Down e, prestes a concluir o curso de Licenciatura em Pedagogia, iniciei a organização deste novo blog, dedicado exclusivamente a apresentar projetos, planos de aula, dicas de leitura e atividades para os educadores que atendem (ou que irão) crianças com necessidades educacionais especiais.
Além de esclarecimentos sobre a chamada Declaração de Salamanca, que começa a tratar do assunto de forma diferenciada, o blog apresenta trabalhos que deram certo, como o que vem sendo realizado na Escola Recreio, aqui em Gravatá, com meu filho.
O fato de ser mãe de uma criança Down, não me torna especialista no assunto. Aprendo a cada dia. venço barreiras e supero desafios junto com meu filho Guilherme. Temos encontrado muitos tropeços, mas também temos encontrado anjos que nos elevam do chão quando nossos pés já não aguentam mais pisar nas pedras.
Para quem se interessa pelo assunto, aprenderemos juntos. Todos os assuntos  possíveis relacionados à Educação Especial e Inclusão de crianças com necessidades especiais reunidos neste blog, facilitando a pesquisa e o aprendizado, além de poupar tempo.
Dúvidas, sugestões? Enviem para meu email. Terei o prazer de pesquisar e responder: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com


ACESSE CONFIRA:


domingo, 23 de janeiro de 2011

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


ESCOLA MUNICIPAL MARIA ALICE DA VEIGA PESSOA, EM GRAVATÁ, LANÇA BLOG PARA DIVULGAR SEUS TRABALHOS E PROJETOS


Nos últimos anos,diversas escolas municipais começaram a investir na divulgação de seus trabalhos por meio de blogs e outras redes sociais, como forma de apresentar à sociedade gravataense, bem como a quem interessar possa, uma prestação de contas para com o exercício do serviço público.
As escolas públicas sobrem todo tipo de retaliação, senso sempre acusadas de serem inoperantes, obsoletas e responsáveis pelo atraso do país, de forma geral.
A partir do momento, que vem a público, utilizando uma das ferramentas do sistema de comunicação mais interativo e veloz e que existe, dá sua mão a palmatória, ou seja, expõe suas ações, a fim de que possa ser avaliada. As críticas, quando construtivas, são extremamente válidas. Para quem nada tem a acrescentar, o silêncio é o melhor aliado.
Tudo o que possa vir proporcionar melhorias, desenvolvimento e crescimento para a educação de nosso município, deve ser apoiado por todos, por isso é importante que as pessoas conheçam, divulguem e opinem sobre a forma como os trabalhos estão sendo desenvolvidos. 
O Blog da Escola Maria Alice da Veiga Pessoa extréia com um assunto que "DÁ PANO PRA MANGA": A REVOLUÇÃO EDUCACIONAL PROMOVIDA PELA CORÉIA DO SUL, e sugere: SE ELES FIZERAM, NÓS TAMBÉM PODEMOS!!"
Este blog vem somar junto aos blogs de outras escolas, que lutam incessantemente para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária, através da aquisição da autonomia dos pequenos cidadãos que hoje estão sob nossa responsabilidade.


ACESSE E COMPROVE!!

sábado, 22 de janeiro de 2011

POLÊMICA EM TORNO DO FUTURO PARQUE DA CIDADE: VOCÊ DECIDE!

Vista aérea do local onde será construído o primeiro parque da cidade


PARTICIPE DE UMA ENQUETE PARA ESCOLHER DE FORMA DEMOCRÁTICA, UM NOME PARA O PARQUE DA CIDADE, QUE RECEBEU INDICAÇÃO DO VEREADOR JÚNIOR DE PAULO PARA HOMENAGEAR SEU PAI, NO ENTANTO, NÃO TEVE BOA ACEITAÇÃO DA COMUNIDADE GRAVATAENSE.

ACESSE:



PARTICIPE. OPINE!!!EXERÇA SUA CIDADANIA!!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A MIMOSA PUDICA E A TRAGÉDIA NO RIO DE JANEIRO‏




MARIA FECHA A PORTA
José Ribamar Bessa Freire
16/01/2011 - Diário do Amazonas

Talvez a Mimosa Pudica possa nos ajudar a entender a tragédia que se abateu nessa semana sobre a região serrana do Rio de Janeiro, causando mais de 600 mortes. A Mimosa é uma plantinha sensitiva, conhecida popularmente como ‘Dormideira’, ‘Morre João’ ou ‘Maria fecha a porta’, encontrada em locais úmidos da mata atlântica ou da floresta amazônica. Possui flores pequenas, cor de rosa, um caule com espinhos e folhas divididas em vários folíolos. O que ela tem a ver com as chuvas torrenciais que tantos estragos fizeram?

As imagens televisivas mostraram um quadro desolador, com depoimentos dramáticos de sobreviventes. A correnteza, com forte estrondo, vem descendo do alto da serra. No caminho, arranca árvores, desenterra pedras, soterra casas e arrasta tudo o que encontra em sua frente: casas, carros, pontes, gente, bichos, corpos, barro, lama, entulho, lixo. Barreiras desabam nas áreas de encostas. Pequenos córregos e riachos se transformam em rios caudalosos que transbordam, irrompem velozmente pelas cidades e racham o asfalto, engolindo ruas, praças, bairros, semeando dor, sofrimento, morte. Um cenário de terra arrasada: escombros, devastação, destruição.

Ainda estamos contando, enterrando e chorando os mortos e os desabrigados em cinco cidades do Rio. A tragédia, em menores proporções, atingiu São Paulo, cuja capital ficou submersa, dando um nó no trânsito. A Folha publicou quarta-feira (12/01) foto impressionante: toneladas de garrafas plásticas cobrem o rio Pinheiro, que transbordou. Em Minas Gerais, 72 municípios estão debaixo d’água. A chuva castigou outros países - Austrália, Filipinas e Sri Lanka. Por que tanta raiva e tanta violência da natureza? Parece que o planeta está reagindo e é aqui que entra a Maria fecha a porta.

Teu pai morreu

A última vez que vi a Maria fecha a porta foi em setembro de 2007, em Soure, ilha do Marajó, acompanhado de uma pajé cabocla, Zeneida Lima, e de um sábio guarani, então com 96 anos, o karai Tupá Werá, da Aldeia de M’Biguaçu (SC). Não resisti em reconstituir uma brincadeira de infância em Manaus, que consiste em passar a ponta do dedo no meio da sua folha, dizendo: “Maria, fecha a porta que teu pai morreu”. Ela fecha. Os folíolos obedecem sempre, se inclinam numa reverência e imediatamente murcham, para logo em seguida, com o pai ressuscitado, voltarem à posição normal.

Tem algo de mágico para uma criança falar com uma planta, trocar sensibilidade com ela, provocá-la e obter uma resposta imediata, o que não é nenhuma novidade para os índios para quem não é só a Maria que fecha sua porta, é possível falar com a terra, as plantas, os bichos, os rios, os morros, as pedras. É outro sistema de pensamento. O guarani Marcos Moreira, meu aluno no curso de formação de professores, entrevistou para um trabalho de avaliação o velho karai Alexandre Acosta, da Aldeia de Jataity (RS) que declarou, entre outras coisas:

- Esta Terra que pisamos, é gente como nós, é nosso irmão. É por isso que o guarani respeita a terra, que é também um guarani. O guarani não polui a água, pois é o sangue de um karai. Esta terra tem vida, só que muita gente não sabe. É uma pessoa, tem alma. A mata, por exemplo, quando um guarani precisa cortar uma árvore pede licença, porque sabe que ela é uma pessoa. A terra é nosso parente, mas está acima de nós. Por isso ensinamos as crianças a respeitarem a terra, que até hoje se movimenta, só que não percebemos. Quando os parentes morrem, carne e corpo se misturam com a terra. Por isso, temos que respeitar esta terra e este mundo em que a gente vive.

A tragédia vivida em diferentes partes do planeta nessa última semana não é um acidente natural, mas produto de uma intervenção desastrada do homem, que esqueceu que a terra é gente como nós. As chuvas, que aterrorizam e paralisam as cidades, não causam tais estragos numa aldeia indígena. É que as cidades cresceram sem respeito ao “nosso parente”, se expandiram sem “pedir licença”, isto é, desordenadamente, agressivamente, sem planejamento de impacto ambiental e adoção de medidas para proteção de encostas, reflorestamento, uso do solo e destino do lixo urbano.

Jogar no mato

Na busca do lucro rápido e fácil, a especulação imobiliária desmatou indiscriminadamente, construiu em encostas, alterou os caminhos naturais da drenagem da água, tornando instáveis os terrenos e ferindo de morte a terra. Expulsos das áreas mais nobres, os deserdados abriram ainda mais a ferida, construindo perigosamente nos morros. Hoje, as cidades não ensinam às crianças sequer a tratar o lixo.

Quando chove, minha rua alaga. Da janela do meu apartamento, contemplo a estupidez humana. Vejo boiando garrafas pet, sacos de plástico, embalagens de alumínio, latas de refrigerantes, que entopem as grelhas dos bueiros das galerias pluviais, prejudicando a vazão da água. Na minha infância, a vovó Filó recomendava dar um destino ao lixo: “joga no mato”. Mas o lixo atirado no quintal era sobra de alimentos, casca de banana e de outras frutas, bagaço de laranja, que adubavam a terra.

Hoje, o lixo é formado por resíduos sólidos, embalagens descartáveis de plástico, lata, vidro, alumínio, mas continua predominando a mentalidade de “jogar no mato”. A foto da Folha de São Paulo é uma prova gritante do fracasso da educação ambiental na escola e no ambiente familiar. Crianças e adultos atiram o lixo em espaços coletivos, com a mentalidade patriarcal de que o espaço público é terra de ninguém e de que existem garis para limpar nossa sujeira. Quem a terra fere, com a terra será ferido?

Na visita feita ao sítio da pajé Zeneida Lima, em Soure, ela entrou no mato com o guarani Tupã Werá, conhecido no mundo não indígena como Alcindo Moreira. Os dois trocaram informações. Ali, onde qualquer pessoa, mesmo o paraense comum, só via árvores genéricas, eles viam cada espécie em particular. Alcindo dava o nome em guarani, algumas vezes também em português, descrevendo as propriedades medicinais ou alimentícias de cada planta.

- As árvores falam – disse ele – a gente é que desaprendeu e não sabe mais escutar o que elas dizem.

Gabriel Garcia Márquez conta que em dezembro de 1981 recebeu telefonema de um amigo sério e inteligente, perguntando-lhe qual era o tema da crônica da semana, que seria publicada no dia seguinte no jornal El Espectador, de Bogotá. Ele respondeu que estava escrevendo sobre o sofrimento das plantas e das flores, sustentando que elas têm alma. Alarmado, o amigo exclamou: - “Ay, carajo! Te estás volviendo maricón?”.

Meus amigos do Ceará me informam que o governador Cid Gomes – aquele que levou a sogra para Paris com dinheiro público – encaminhou à Assembléia Legislativa, em caráter de urgência, Projeto de Lei que dá poderes extraordinários ao governador para dispensar de licenciamento ambiental no Estado do Ceará uma série de atividades, dentre as quais o desmatamento, os aterros sanitários, habitação dita de interesse social, estradas de rodagem, projetos agropecuários e outras atividades e obras modificadoras do meio ambiente.

Enquanto o planeta for povoado por machos dessa estirpe, que formulam e implementam políticas públicas, não ouviremos a voz da terra e as tragédias se repetirão. Maria, fecha a porta que teu pai está morrendo.

_____________________________
Enviado por email pelo Profº Dr. Edson Hely Silva, do Colégio de Aplicação da  UFPE.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ESCOLA RECREIO DESPONTA EM GRAVATÁ PELO ENFOQUE DADO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA


ATENDIMENTO DIFERENCIADO PARA ATENDER CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS 


Durante 04 anos, peregrinei por várias escolas particulares do município de Gravatá, com intuito de oferecer a meu filho com Síndrome de Down, um atendimento educacional de qualidade, onde suas necessidades específicas e dificuldades fossem levadas em consideração.

Muitos discursos, pouca prática e atividades excludentes marcaram este tempestuoso período, até que em 2010 encontrei a ESCOLA RECREIO, dirigida pela Profª Lidiane Dias, que por sua sensibilidade e real compromisso com a educação, criou uma sala especial - sala de aceleração, onde crianças como meu filho passaram a ter um atendimento diferenciado, tal qual nos moldes das melhores escolas de Educação Especial do estado de Pernambuco, e por que não dizer, do país.

A Escola Recreio está localizada na Rua Vereador Elias Torrres, nº 152 - Centro - Gravatá - Fone: (81) 3533 1151.

MATRÍCULAS ABERTAS
Felipe, Tia Nice e Guilherme
Larissa, aluna da Sala de Aceleração

Se concordarmos que todas as crianças, jovens e adultos têm direito a uma educação de qualidade, então, como assinala Lindquist, “não são nossos sistemas educacionais que tem direito a certos tipos de crianças. É o sistema escolar de um país que tem que se ajustar para satisfazer as necessidades de todas as crianças”.

Escola Especial Nilza Tartuce - Curitiba - PR

A partir daí, um dos maiores desafios que os países da região enfrentam diz respeito a como avançar na direção de uma escola inclusiva, que ensine e eduque todas as crianças e simultaneamente reconheça as diferenças individuais como um valor a ser levado em conta no desenvolvimento e na materialização dos processos de ensino-aprendizagem.  


Uma escola que precisa adaptar-se à diversidade de características, capacidades e motivações de seus alunos, a fim de responder às necessidades educacionais de cada criança. Uma escola cuja política se comprometa com a igualdade de oportunidades e condições para todos os estudantes a fim de garantir que todos possam ser bem sucedidos educacionalmente. Neste contexto, todos os estudantes devem ser beneficiados pelo acesso à escolarização e não apenas aquele(a)s que são considerados pessoas com necessidades educacionais especiais.

Sem dúvida, a educação inclusiva pressupõe que todas as crianças de determinada comunidade devem aprender juntas, independentemente de suas condições pessoais, sociais, culturais ou habilidades e potenciais diferenciados, abrangendo aquele(a)s com algum tipo de deficiência. Para que uma escola se torne um modelo de educação inclusiva não deve haver exigências quanto a acesso nem mecanismos de seleção ou discriminação de qualquer espécie. Neste sentido, a promoção da inclusão implica na identificação e minimização de barreiras à aprendizagem e participação, e na maximização dos recursos que apóiam ambos os processos. Essas barreiras podem ser identificadas em todos os aspectos e estruturas do sistema e da vida escolar (por exemplo, nas unidades escolares, na comunidade, nas políticas locais) e, podem impedir o acesso ao estabelecimento de ensino, como também conter limitações em termos de participação. 


Com informações do Blog Ari Vieira
Disponível em:

VEREADOR EM AÇÃO


VEREADOR ELSON CAMPOS DIVULGA EM BLOG INDICAÇÕES E CONQUISTAS DE SEU MANDATO


O vereador é o político mais próximo do povo. É a ele que a população recorre almejando as melhorias para seus bairros e para todo município. Conhecendo este anseio, o vereador Elson Campos apresenta uma prestação de contas à população de Gravatá de suas indicações à Câmara de Vereadores, além de divulgar propostas para 2011 e 2012. Acesse o blog do vereador Elson Campos e fique por bem informado sobre as indicações, projetos e leis que tramitam na Câmara de vereadores de Gravatá.

CONHEÇA O BLOG E OPINE!

domingo, 16 de janeiro de 2011

PROFESSOR RICARDO CAMPELO LANÇA BLOG SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS

DICAS, PROJETOS, METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS, E APLICABILIDADE DOS CONTEÚDOS EM NOSSO DIA-A-DIA


O Blog é destinado a apresentar questões relevantes das Ciências Biológicas em nosso cotidiano, bem como apresentar propostas, projetos e ideias para professores de Ciências do ensino fundamental I e II, amigos, estudantes e pessoas interessadas no estudo das Ciências.  Contato: bioaulacampelo@gmail.com


Ricardo Campelo é professor especialista em Ciências Biológicas pela FAINTVISA desde 1998. Atua há mais de 12 anos em escolas das rede pública (MUNICIPAL/ESTADUAL) e particular em Gravatá, tanto no ensino Fundamental II quanto no ensino médio, e agora é professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

CONFIRA!

CULTURA INDÍGENA INTERNACIONAL

ONU e EUA reconhecem indígenas no papel

Nova York, Estados Unidos, 3/1/2011


No final de 2010, os Estados Unidos e a Organização das Nações Unidas se voltaram para um dos setores mais esquecidos do mundo, os povos indígenas. No início deste ano, começa o trabalho de preparação da primeira Conferência Mundial sobre Povos Indígenas, que acontecerá em 2014, de acordo com a resolução adotada por unanimidade na semana retrasada pela Assembleia Geral da ONU, formada por 192 membros.
As tarefas prévias ao encontro, que durarão três anos, incluem a redação de uma elaborada proposta de Plano de Ação. O principal objetivo é proteger os esquecidos direitos das comunidades aborígines e preservar suas culturas, que desaparecem rapidamente. Há mais de 370 milhões de indígenas, que representam mais de 5% da população mundial e cerca de 15% dos pobres no mundo, segundo as Nações Unidas.
Em meados de dezembro, os Estados Unidos avançaram na matéria quando o presidente Barack Obama anunciou na Conferência de Nações Tribais, realizada na Casa Branca, que reconhece a Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas, adotada pela Assembleia Geral em setembro de 2007. O anúncio foi feito durante uma reunião de Obama com líderes das 565 tribos reconhecidas desse país.
Austrália, Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia são os únicos que votaram contra a Declaração. Este documento estabelece direitos coletivos e individuais sobre os povos indígenas, bem como sobre seu direito a cultura, identidade, língua, emprego, saúde e educação. “Os indígenas devem participar dos processos internacionais que possam afetá-los, mas seus problemas não serão solucionados em conferências”, disse Christina Chauvenet, do Survival International USA (Siusa), ao ser consultada pela IPS sobre o papel que as comunidades aborígines desempenharão no encontro de 2014.
O futuro dos povos indígenas estará assegurado quando os governos reconhecerem seu direito à terra e que este deve ser protegido, acrescentou Christina. “O problema é que acatem seus compromissos”, prosseguiu, referindo-se ao apoio universal à Declaração da ONU. “Só poderá ser cumprido se muitas pessoas apoiarem sua luta e fizerem os governos compreenderem que são necessárias ações reais, não palavras nem resoluções de conferências”, ressaltou.
O encontro previsto para 2014 é significativo por reconhecer a necessidade de atender os direitos dos indígenas em termos de padrões internacionais, disse à IPS a advogada e professora de direito Sarah H. Paoletti. “Seu verdadeiro significado será medido pelo resultado e pelas medidas concretas que forem tomadas para garantir que os direitos dos indígenas são atendidos de forma inclusiva e valiosa”, destacou Sarah, também diretora da Clinica Legal Transnacional, da Faculdade de Direito da Universidade da Pennsylvania.
As comunidades aborígines devem desempenhar um papel principal na preparação da conferência para que sua opinião seja incluída no planejamento e nos resultados buscados, afirmou a advogada, para quem é importante reconhecer que os indígenas não são uma unidade. “Não é uma população monolítica e não pode ser tratada como tal”, acrescentou Sarah, que também coordena o Projeto Universal de Revisão Periódica, da Rede de Direitos Humanos dos Estados Unidos. É necessário gerar os espaços para promover uma participação transparente e inclusiva das comunidades indígenas na fase preparatória, ressaltou.
Nos Estados Unidos, um indígena tem 62% mais possibilidades de suicidar-se do que qualquer outra pessoa e 600 vezes mais chances de contrair tuberculose, segundo dados das Nações Unidas. A decisão de Obama de aprovar a Declaração da ONU marca uma mudança importante em relação a posições anteriores de Washington e em sua vontade de colaborar com a comunidade internacional na defesa dos direitos humanos, disse Sarah.
“O que importa são as ações que o governo tomar para melhorar a situação dos acordos contidos na Declaração para os indígenas deste país e do mundo”, disse o próprio Obama. Washington somente poderá reclamar autoridade moral em matéria de direitos humanos se, primeiro, adotar medidas concretas e afirmativas para melhorar a situação interna, afirmou, por sua vez, Sarah.
A Declaração da ONU é um padrão de referência para avaliar o tratamento dado às comunidades indígenas e um instrumento importante para erradicar o abuso, afirmou Tess Thackara, coordenadora do Siusa. É um documento muito valioso, mas não é um tratado vinculante, recordou. O Siusa lançou uma campanha para que todos os países ratifiquem o Convênio 169 sobre Povos Indígenas e Tribais, da Organização Internacional do Trabalho, que é obrigatório. Apenas 22 Estados o ratificaram. Envolverde/IPS

(IPS/Envolverde

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

RESTAURANTE ESPETUS EM GRAVATÁ: EXCELÊNCIA NA COMIDA E NO ATENDIMENTO FAZEM A DIFERENÇA!


Gravatá é conhecida como um dos melhores pólos gastronômicos do estado de Pernambuco. Até aqui, não apresentei nenhuma novidade. Contudo, dentre as centenas de boas opções que encontramos na cidade, para nos deliciarmos com uma boa comida, em um ambiente agradável, encontra-se o Restaurante Espetus, do amigo Alexandre, ali pertinho da UVA Gravatá, ao lado da perimetral.

Além dos deliciosos pratos, que vai do simples ao sofisticado, agradando aos paladares mais exigentes, o atendimento diferenciado é uma marca registrada do lugar, sem falar no preço, acessível a todos os bolsos.

Dificilmente, deixamos de convidar os professores que vêm à Universidade, para almoçar no Espetus, e todos saem encantados. Uma boa impressão para levar de nossa cidade.

Ao passar ou estar em Gravatá, conheça o Espetus e comprove o que eu e todas as amigas da turma de Pedagogia já constatamos.Palavra de escoteiro, de pedagoga, de psicólogo, de historiador, de doutores....







A melhor nevada da cidade!!Dessa, somos freguesas assíduas!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

GRAVATÁ DEVERÁ RECEBER RECURSOS DO PAC PARA CONSTRUÇÃO DE UMA CRECHE

Municípios recebem verbas para creches e quadras esportivas

Quinta-feira, 06 de janeiro de 2011 - 16:13
Recursos do FNDE permitirão a construção de 520 creches em 223 municípios. (Foto: Arquivo MEC)Já foram selecionados os primeiros municípios que receberão recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção de creches e quadras poliesportivas, no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A meta do FNDE para 2011 é patrocinar a edificação de 1.500 creches e 2.500 quadras.

Duzentos e vinte e três municípios serão contemplados com verbas para a construção de 520 escolas de educação infantil e 98, para a edificação de 213 quadras de esporte cobertas. Os valores ainda não estão definidos. Agora, esses municípios vão formalizar contrato de repasse com o FNDE para receber o dinheiro. “Os municípios contemplados nesta primeira chamada se cadastraram no sistema integrado de monitoramento, execução e controle do MEC entre setembro e outubro de 2010 e já tiveram seus pleitos aprovados”, afirma Tiago Radunz, coordenador-geral de infraestrutura educacional do FNDE.

Grupos

Os primeiros contemplados fazem parte dos grupos 1 e 2 do PAC 2. O grupo 1 é formado pelas 12 maiores regiões metropolitanas do país e por municípios com mais de 70 mil habitantes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e com mais de 100 mil habitantes nas regiões Sudeste e Sul. Este grupo atinge cerca de 60% da população brasileira. No grupo 2 estão os municípios com 50 mil a 70 mil habitantes no Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 50 mil a 100 mil habitantes no Sudeste e Sul.

Os processos do grupo 3, dos municípios com até 50 mil habitantes, ainda estão em análise. Até abril, o FNDE deve divulgar outras duas listas com os demais municípios a serem beneficiados este ano.

Pendências

Na análise dos processos dos grupos 1 e 2, técnicos do FNDE constataram que muitos não cumpriram todas as exigências técnicas para a aprovação. Essas cidades têm até o dia 31 de janeiro para resolver as pendências e poder concorrer aos recursos para creches e quadras esportivas.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Veja a lista de municípios contemplados

         RESOLUÇÃO/CD/FNDE No 38 DE 29 DE DEZEMBRO - ANEXO I
 Relação dos municípios selecionados em primeira chamada para a construção de unidades de educação infantil do Programa Pró-Infância no âmbito do PAC 2


                                                              clique para ampliar


Informações do site do Ministério da Educação
Disponível em: http://www.mec.gov.br

sábado, 8 de janeiro de 2011

ÉTICA E CIDADANIA: LIÇÕES DA UNIVERSIDADE PARA A VIDA PRÁTICA!


ALUNOS DO 1º PERÍODO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA U.V.A EM GRAVATÁ VISITAM A CASA BENEFICENTE VICENTE SOARES DA SILVA E MARIA ALICE 
(ABRIGO DOS VELHINHOS EM GRAVATÁ)
A culminância da disciplina Ética e Cidadania, ministrada pelo Prof. Edízio Santos, não poderia ser feita de forma mais acertada. Após elaboração de um pré-projeto, com o tema: "VIVENDO UMA TARDE DE SOLIDARIEDADE COM A 3ª IDADE", os alunos do 1º Período da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Gravatá, promoveram uma tarde de muita descontração e resgate da auto-estima entre os idosos abrigos na Casa Beneficente.

Com direito a distribuição de rosas, muita música com o artista gravataense Paulo Taciano e um delicioso lanche, além da essencial troca de afeto. Vários ouvidos dispostos a escutar as histórias, os sonhos e desabafo daqueles que foram pais cuidadosos e hoje, lamentam e sofrem com o abandono de alguns filhos.

Por vários momentos, via-se alunos enxugando os olhos mas, buscando forças para ofertar amor, mesmo que por um breve momento.
Há exceções em toda regra, mas o que escutamos de boa parte dos idosos que estão abrigados, foi o relato da dor de terem sido abandonados pela família.
Felizmente, eles encontram na Casa Beneficente, o carinho de pessoas como D. Lourdinha, cuidadora e uma das responsáveis pela instituição, além de vários outros funcionários, responsáveis pelos cuidados para com os idosos.
Nossa contribuição, embora pequena, temos certeza de que foi significativa. Pudemos propiciar um momento de descontração e trazer um sorriso aos lábios já marcados pelo tempo.

Fomos com o intuito de levar algo, mas saímos de lá com muito mais do que levamos! Tenho certeza que nenhum aluno que participou desta atividade será mais o mesmo, incluindo a mim! Esta é uma lição que levaremos para toda a vida. Difícil sair de lá sem se emocionar e muito menos, sair do jeito que entrou.
A turma do 1º período apresentou ainda uma paródia escrita especialmente para a ocasião:

ABC DA ANIMAÇÃO

O Primeiro período vem homenagear
todos os idosos, vou começar
Aquele ali, venha pra cá
venha pro meio da turma
venha se animar.

Até o Professor já se animou, 
Todos ê, de novo ê.
A festa aqui, não vai se acabar
É o primeiro período que veio festejar.

A, bê, cê, dê,
fê, guê,lê, mê,
hê, pê, quê, vê,
tê, xê e zê.

Prof. Edízio Santos e o cantor Paulo Taciano
PRÉ-PROJETO:

Tema: Vivendo uma tarde de solidariedade com a 3ª idade


Período: Uma tarde

Justificativa:

Proporcionar interação social, cidadania e higiene mental aos idosos da Casa Beneficente São Vicente, em Gravatá, através do intercâmbio entre os estudantes do primeiro período do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, e os idosos abrigados nesta instituição.

Objetivo Geral:

Propiciar aos idosos, uma tarde de solidariedade, descontração, afetividade e valorização da auto-estima.


Objetivo Específico:

Desenvolver afetividade entre os alunos e os idosos, através de atividades lúdicas, de expressão corporal e de música com repertório refinado de MPB, com a presença do artista gravataense Paulo Taciano, bem como, através da degustação de um lanche, momento no qual se aguçamos sentidos degustativos e olfativos, responsáveis também pela sensação de bem-estar.


Desenvolvimento:

  1. Dinâmica para promover interação, aproximação e identificação dos nomes.
  2. Recital de poesias.
  3. Contação de histórias.
  4. Música.
  5. Lanche.


Culminância:

Apresentação e divulgação de um artigo, com fotos, no Blog Educar Encantando (http://www.educarencantando.blogspot.com) e na UVA Gravatá.


Avaliação:

Verificar a participação, reação e envolvimento de cada um para com as atividades desenvolvidas.

_____________________________

VOCÊ PODE CONTRIBUIR COM A CASA BENEFICENTE VICENTE SOARES DA SILVA E MARIA ALICE!


DOAÇÕES: BANCO DO BRASIL S.A
AGÊNCIA: 0922-9    CONTA CORRENTE: 3324-3
Av. Cícero Batista de Oliveira, 2315 - Gravatá - PE
Fones: (81) 3533 - 0074/ 2138


ALÉM DAS DOAÇÕES EM DINHEIRO, QUE AJUDAM A MANTER ESTE BELO E IMPORTANTE TRABALHO, VOCÊ TAMBÉM PODE LEVAR SEU SORRISO, SEU ABRAÇO, SEUS OUVIDOS, E DOAR UM POUCO DE CARINHO PARA OS IDOSOS QUE ESTÃO NO ABRIGO. ELES QUE JÁ FIZERAM TANTO, HOJE ESPERAM APENAS POR UM POUCO! VISITE O ABRIGO! FAÇA AOS OUTROS AQUILO QUE GOSTARIA QUE FIZESSEM COM VOCÊ!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PROFª ROSA DA SILVA MELO SE DESPEDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GRAVATÁ

 

30 ANOS DEDICADOS À EDUCAÇÃO MUNICIPAL, DOS QUAIS, 08 ANOS, A FRENTE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Experiência, prudência e temperança são suas marcas registradas. Para muitos, é considerada a "mãe da educação" em Gravatá, por ter conseguido com sua doçura mas também firmeza, reverter várias situações de conflito entre professores e o prefeito, bem como com as outras categorias. Seu nome de fato faz juz a sua personalidade!
Sempre conciliadora, conseguia atender a todos que a procuravam com serenidade. Mesmo quando precisava dizer um "não", muitas vezes contrariando sua própria vontade, o fazia com tanta delicadeza que não causava insatisfação, mesmo quando não éramos atendidos.

Deixou um grande legado para os professores municipais de Gravatá, por ter participado ativamente da elaboração do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Professores de Gravatá, que hoje serve de modelo para o resto do estado, dentre vários outros trabalhos e projetos.

Findou-se a "Era Lula". Findou-se a "Era Rosa Melo". Nosso reconhecimento e agradecimento por todo apoio, em todos os momentos, é singelo e humilde, mas intensamente verdadeiro. De coração: MUITO OBRIGADA, D. ROSA DA SILVA MELO!! Em sua homenagem, o poema de Pixinguinha, na voz de Marisa Monte:





ROSA


Tu és divina e graciosa
Estátua majestosa
No amor!
Por Deus esculturada
E formada com ardor...

Da alma da mais linda flor
De mais ativo olôr
Que na vida é preferida
Pelo beija-flor...

Se Deus
Me fora tão clemente
Aqui neste ambiente
De luz, formada numa tela
Deslumbrante e bela...

Teu coração
Junto ao meu lanceado
Pregado e crucificado
Sobre a rosa e a cruz
Do arfante peito teu...

Tu és a forma ideal
Estátua magistral
Oh! alma perenal
Do meu primeiro amor
Sublime amor...

Tu és de Deus
A soberana flor
Tu és de Deus a criação
Que em todo coração
Sepultas um amor...

O riso, a fé, a dor
Em sândalos olentes
Cheios de sabor
Em vozes tão dolentes
Como um sonho em flor...

És láctea estrela
És mãe da realeza
És tudo enfim
Que tem de belo
Em todo resplendor
Da santa natureza...

Perdão!
Se ouso confessar-te
Eu hei de sempre amar-te
Oh! flor!
Meu peito não resiste
Oh! meu Deus
O quanto é triste
A incerteza de um amor
Que mais me faz penar
Em esperar
Em conduzir-te
Um dia ao pé do altar...

Jurar aos pés do Onipotente
Em preces comoventes
De dor, e receber a unção
Da tua gratidão...

Depois de remir meus desejos
Em nuvens de beijos
Hei de envolver-te
Até meu padecer
De todo fenecer...


 Sempre atuante!

 Participativa!

 Globalizada: visita ao povo Xukuru, em excursão da Escola John Kennedy.Com o Cacique Marcos Xukuru e  a Profª Sunamita


Nesta ocasião, caminhou ao lado dos alunos por aproximadamente 40 minutos, até a Aldeia São José.

Companheira.

 Amiga.


_______________________________________

Nossas boas-vindas à nova secretária de educação de Gravatá - Maria da Paz - que atuava neste mesmo governo como diretora de ensino. Querida pelos professores, Dapaz já tem sua marca registrada. Seu nome também lhe é muito sugestivo! Competente e comprometida com a  educação.
Nossos votos de que este novo tempo traga novas oportunidades, renovação, compromisso, ética e desenvolvimento na educação em nossa cidade!



Secretaria de Educação – Maria Da Paz

Curso de “Latu Sensu”de especialização em língua portuguesa pela UFPE;
Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Caruaru.

Maria trabalhou como professora do Ensino Fundamental e Médio na Escola Cleto Campelo e José Ricardo Almeida. Foi coordenadora pedagógica e diretora de ensino da secretaria de Educação de Gravatá.

domingo, 2 de janeiro de 2011

2011 É O ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS!


As florestas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre. Pela importância que têm para o planeta, elas merecem ser mais preservadas e valorizadas e, por isso, a ONU declarou que 2011 será o Ano Internacional das Florestas


 
Mônica Nunes/Débora Spitzcovsky
Planeta Sustentável - 14/12/2010

 

Segundo dados do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.

Para sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta, a ONU – Organização das Nações Unidas declarou que 2011 será, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas.

A ideia é promover durante os próximos 12 meses ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta. Entre eles:
– a perda da biodiversidade;
– o agravamento das mudanças climáticas;
– o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais;
– o estímulo a assentamentos clandestinos e
– a ameaça à própria vida humana.

Para saber a respeito dos eventos que serão realizados durante 2011, em homenagem ao Ano Internacional das Florestas, acesse o site oficial da iniciativa. No portal, ainda é possível divulgar as ações que você pretende promover nos próximos 12 meses em homenagem à causa. 
 
 
 
Disponível em:
 
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/2011-ano-internacional-florestas-preservacao-manejo-sustentavel-612833.shtml

AGORA CHEGOU A VEZ VOU CANTAR, MULHER BRASILEIRA EM PRIMEIRO LUGAR!!


DISCURSO DA PRESIDENTA DA REPÚBLICA DILMA ROUSSEFF

publicado em 01/01/2011 às 17h31:

Leia a íntegra do discurso de Dilma no Congresso

Dilma enaltece conquista das mulheres e promete erradicar pobreza
Do Portal R7

Ueslei Marcelino/ReutersUeslei Marcelino/Reuters
Dilma lembrou de Lula em sua fala


A Presidência da República divulgou a íntegra do discurso feito por Dilma Rousseff, durante cerimônia de posse no Congresso Nacional. Leia abaixo:
"Senhor presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney,
Senhores chefes de Estado e de Governo que me honram com as suas presenças,
Senhor vice-presidente da República, Michel Temer,
Senhor presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia,
Senhor presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso,
Senhoras e senhores chefes das missões estrangeiras,
Senhoras e senhores ministros de Estado,
Senhoras e senhores governadores,
Senhoras e senhores senadores,
Senhoras e senhores deputados federais,
Senhoras e senhores representantes da imprensa,
Meus queridos brasileiros e brasileiras,

Pela decisão soberana do povo, hoje será a primeira vez que a faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher. Sinto uma imensa honra por essa escolha do povo brasileiro e sei do significado histórico desta decisão. Sei, também, como é aparente a suavidade da seda verde-amarela da faixa presidencial, pois ela traz consigo uma enorme responsabilidade perante a nação. 
Para assumi-la, tenho comigo a força e o exemplo da mulher brasileira. Abro meu coração para receber, neste momento, uma centelha da sua imensa energia.
E sei que meu mandato deve incluir a tradução mais generosa desta ousadia do voto popular que, após levar à presidência um homem do povo, um trabalhador, decide convocar uma mulher para dirigir os destinos do país.
Venho para abrir portas para que muitas outras mulheres também possam, no futuro, ser presidentas; e para que - no dia de hoje - todas as mulheres brasileiras sintam o orgulho e a alegria de ser mulher.
Não venho para enaltecer a minha biografia; mas para glorificar a vida de cada mulher brasileira. Meu compromisso supremo - eu reitero - é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos!
Venho, antes de tudo, para dar continuidade ao maior processo de afirmação que este país já viveu nos tempos recentes.
Venho para consolidar a obra transformadora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, venho para consolidar a obra transformadora do presidente Lula, com quem tive a mais vigorosa experiência política da minha vida e o privilégio de servir ao país, ao seu lado, nestes últimos anos.
De um presidente que mudou a forma de governar e levou o povo brasileiro a confiar ainda mais em si mesmo e no futuro do país.
A maior homenagem que posso prestar a ele é ampliar e avançar as conquistas do seu governo. Reconhecer, acreditar e investir na força do povo foi a maior lição que o presidente Lula deixa para todos nós.
Sob a sua liderança, o povo brasileiro fez a travessia para uma outra margem da nossa história.
Minha missão agora é de consolidar esta passagem e avançar no caminho de uma nação geradora das mais amplas oportunidades.
Quero, neste momento, prestar minha homenagem a outro grande brasileiro, incansável lutador, companheiro que esteve ao lado do presidente Lula nesses oito anos: nosso querido vice-presidente José Alencar. Que exemplo de coragem e de amor à vida nos dá este grande homem!! E que parceria fizeram o presidente Lula e o vice-presidente José Alencar, pelo Brasil e pelo nosso povo!! Eu e o vice-presidente Michel Temer nos sentimos responsáveis por seguir no caminho iniciado por eles.
Um governo se alicerça no acúmulo de conquistas realizadas ao longo da história. Ele sempre será, ao seu tempo, mudança e continuidade. Por isso, ao saudar os extraordinários avanços recentes, liderados pelo presidente Lula, é justo lembrar que muitos, a seu tempo e a seu modo, deram grandes contribuições às conquistas do Brasil de hoje.
Vivemos um dos melhores períodos da vida nacional: milhões de empregos estão sendo criados; nossa taxa de crescimento mais que dobrou e encerramos um longo período de dependência do Fundo Monetário Internacional, ao mesmo tempo em que superamos a nossa dívida externa.
Reduzimos, sobretudo, a nossa dívida social, a nossa histórica dívida social, resgatando milhões de brasileiros da tragédia da miséria e ajudando outros milhões a alcançarem a classe média.
Mas, em um país com a complexidade do nosso, é preciso sempre querer mais, descobrir mais, inovar nos caminhos e buscar sempre novas soluções.
Só assim poderemos garantir, aos que melhoraram de vida, que eles podem alcançar mais; e provar, aos que ainda lutam para sair da miséria, que eles podem, com a ajuda do governo e de toda a sociedade, mudar de vida e de patamar.
Que podemos ser, de fato, uma das nações mais desenvolvidas e menos desiguais do mundo - um país de classe média sólida e empreendedora.
Uma democracia vibrante e moderna, plena de compromisso social, liberdade política e criatividade.
Queridos brasileiros e queridas brasileiras, para enfrentar estes grandes desafios é preciso manter os fundamentos que nos garantiram chegar até aqui. Mas, igualmente, agregar novas ferramentas e novos valores.
Na política é tarefa indeclinável e urgente uma reforma com mudanças na legislação para fazer avançar nossa jovem democracia, fortalecer o sentido programático dos partidos e aperfeiçoar as instituições, restaurando valores e dando mais transparência ao conjunto da atividade pública.
Para dar longevidade ao atual ciclo de crescimento é preciso garantir a estabilidade, especialmente a estabilidade de preços, e seguir eliminando as travas que ainda inibem o dinamismo da nossa economia, facilitando a produção e estimulando a capacidade empreendedora de nosso povo, da grande empresa até os pequenos negócios locais, do agronegócio à agricultura familiar.
É, portanto, inadiável a implementação de um conjunto de medidas que modernize o sistema tributário, orientado pelo princípio da simplificação e da racionalidade. O uso intensivo da tecnologia da informação deve estar a serviço de um sistema de progressiva eficiência e elevado respeito ao contribuinte.
Valorizar nosso parque industrial e ampliar sua força exportadora será meta permanente. A competitividade de nossa agricultura e da nossa pecuária, que faz do Brasil grande exportador de produtos de qualidade para todos os continentes, merecerá toda a nossa atenção. Nos setores mais produtivos a internacionalização de nossas empresas já é uma realidade.
O apoio aos grandes exportadores não é incompatível com o incentivo, o desenvolvimento e o apoio à agricultura familiar e ao microempreendedor. As pequenas empresas são responsáveis pela maior parcela dos empregos permanentes em nosso país. Merecerão políticas tributárias e de crédito perenes.
Valorizar o desenvolvimento regional é outro imperativo de um país continental, sustentando a vibrante economia do Nordeste, preservando e respeitando a biodiversidade da Amazônia no Norte, dando condições à extraordinária produção agrícola do Centro-Oeste, a força industrial do Sudeste e a pujança e o espírito de pioneirismo do Sul.
É preciso, antes de tudo, criar condições reais e efetivas capazes de aproveitar e potencializar, ainda mais e melhor, a imensa energia criativa e produtiva do povo brasileiro.
No plano social, a inclusão só será plenamente alcançada com a universalização e a qualificação dos serviços essenciais. Este é um passo decisivo e irrevogável, para consolidar e ampliar as grandes conquistas obtidas pela nossa população no período do governo do presidente Lula.
É, portanto, tarefa indispensável uma ação renovadora, efetiva e integrada dos governos federal, estaduais e municipais, em particular nas áreas da saúde, da educação e da segurança, o que é vontade expressa das famílias e da população brasileira. 
Queridos brasileiros e brasileiras, a luta mais obstinada do meu governo será pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos.
Uma expressiva mobilidade social ocorreu nos dois mandatos do Presidente Lula. Mas ainda existe pobreza a envergonhar nosso país e a impedir nossa afirmação plena como povo desenvolvido.
Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimentos na mesa, enquanto houver famílias no desalento das ruas, enquanto houver crianças pobres abandonadas à própria sorte. O congraçamento das famílias se dá no alimento, na paz e na alegria. É este o sonho que vou perseguir!
Esta não é tarefa isolada de um governo, mas um compromisso a ser abraçado por toda a nossa sociedade. Para isso peço com humildade o apoio das instituições públicas e privadas, de todos os partidos, das entidades empresariais e dos trabalhadores, das universidades, da juventude, de toda a imprensa e das pessoas de bem.
A superação da miséria exige prioridade na sustentação de um longo ciclo de crescimento. É com crescimento que serão gerados os empregos necessários para as atuais e as novas gerações.
É com crescimento, associado a fortes programas sociais, que venceremos a desigualdade de renda e do desenvolvimento regional.
Isso significa – reitero - manter a estabilidade econômica como valor. Já faz parte, aliás, da nossa cultura recente a convicção de que a inflação desorganiza a economia e degrada a renda do trabalhador. Não permitiremos, sob nenhuma hipótese, que essa praga volte a corroer nosso tecido econômico e a castigar as famílias mais pobres.
Continuaremos fortalecendo nossas reservas externas para garantir o equilíbrio das contas externas e bloquear, e impedir a vulnerabilidade externa. Atuaremos decididamente nos fóruns multilaterais na defesa de políticas econômicas saudáveis e equilibradas, protegendo o país da concorrência desleal e do fluxo indiscriminado de capitais especulativos.
Não faremos a menor concessão ao protecionismo dos países ricos que sufoca qualquer possibilidade de superação da pobreza de tantas nações pela via do esforço de produção.
Faremos um trabalho permanente e continuado para melhorar a qualidade do gasto público.
O Brasil optou, ao longo de sua história, por construir um Estado provedor de serviços básicos e de previdência social pública.
Isso significa custos elevados para toda a sociedade, mas significa também a garantia do alento da aposentadoria para todos e serviços de saúde e educação universais. Portanto, a melhoria dos serviços públicos é também um imperativo de qualificação dos gastos governamentais.

Outro fator importante da qualidade da despesa é o aumento dos níveis de investimento em relação aos gastos de custeio. O investimento público é essencial como indutor do investimento privado e como instrumento de desenvolvimento regional.
Através do Programa de Aceleração do Crescimento e do programa Minha Casa, Minha Vida, manteremos o investimento sob estrito e cuidadoso acompanhamento da Presidência da República e dos ministérios.
O PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] continuará sendo um instrumento de coesão da ação governamental e coordenação voluntária dos investimentos estruturais dos estados e municípios. Será também vetor de incentivo ao investimento privado, valorizando todas as iniciativas de constituição de fundos privados de longo prazo.
Por sua vez, os investimentos previstos para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas serão concebidos de maneira a dar ganhos permanentes de qualidade de vida, em todas as regiões envolvidas.
Esse princípio vai reger também nossa política de transporte aéreo. É preciso, sem dúvida, melhorar e ampliar nossos aeroportos para a Copa e as Olimpíadas. Mas é mais que necessário melhorá-los já, para arcar com o crescente uso desse meio de transporte por parcelas cada vez mais amplas da população brasileira.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros, junto com a erradicação da miséria, será prioridade do meu governo a luta pela qualidade da educação, da saúde e da segurança.
Nas últimas décadas, o Brasil universalizou o ensino fundamental. Porém é preciso melhorar sua qualidade e aumentar as vagas no ensino infantil e no ensino médio.
Para isso, vamos ajudar decididamente os municípios a ampliar a oferta de creches e de pré-escolas.
No ensino médio, além do aumento do investimento público vamos estender a vitoriosa experiência do ProUni para o ensino médio profissionalizante, acelerando a oferta de milhares de vagas para que nossos jovens recebam uma formação educacional e profissional de qualidade.
Mas só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso dos professores e da sociedade com a educação das crianças e dos jovens.
Somente com avanço na qualidade de ensino poderemos formar jovens preparados, de fato, para nos conduzir à sociedade da tecnologia e do conhecimento.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros, consolidar o SUS (Sistema Único de Saúde) será outra grande prioridade do meu governo. Para isso, vou acompanhar pessoalmente o desenvolvimento desse setor tão essencial para o povo brasileiro.
O SUS deve ter como meta a solução real do problema que atinge a pessoa que o procura, com uso de todos os instrumentos de diagnóstico e tratamento disponíveis, tornando os medicamentos acessíveis a todos, além de fortalecer as políticas de prevenção e promoção da saúde.
Vou usar, sim, a força do governo federal para acompanhar a qualidade do serviço prestado e o respeito ao usuário.
Vamos estabelecer parcerias com o setor privado na área da saúde, assegurando a reciprocidade quando da utilização dos serviços do SUS.
A formação e a presença de profissionais de saúde adequadamente distribuídos em todas as regiões do país será outra meta essencial ao bom funcionamento do sistema.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros, a ação integrada de todos os níveis do governo e a participação da sociedade é o caminho para a redução da violência que constrange a sociedade e as famílias brasileiras.
Meu governo fará um trabalho permanente para garantir a presença do Estado em todas as regiões mais sensíveis à ação da criminalidade e das drogas, em forte parceria com estados e municípios. 
O Estado do Rio de Janeiro mostrou o quanto é importante, na solução dos conflitos, a ação coordenada das forças de segurança dos três níveis de governo, incluindo – quando necessário – a participação decisiva das Forças Armadas.
O êxito dessa experiência deve nos estimular a unir as forças de segurança no combate, sem tréguas, ao crime organizado, que sofistica a cada dia seu poder de fogo e suas técnicas de aliciamento dos jovens.
Buscaremos também uma maior capacitação federal na área de inteligência e no controle das fronteiras, com o uso de modernas tecnologias e treinamento profissional permanente.
Reitero meu compromisso de agir no combate às drogas, em especial ao avanço do crack, que desintegra nossa juventude e infelicita as nossas famílias.
O pré-sal é nosso passaporte para o futuro, mas só o será plenamente, queridas brasileiras e queridos brasileiros, se produzir uma síntese equilibrada de avanço tecnológico, avanço social e cuidado ambiental.
A sua própria descoberta é resultado do avanço tecnológico brasileiro e de uma moderna política de investimentos em pesquisa e inovação. Seu desenvolvimento será fator de valorização da empresa nacional e seus investimentos serão geradores de milhares de novos empregos.
O grande agente dessa política foi e é a Petrobras, símbolo histórico da soberania brasileira na produção energética e do petróleo.  O meu governo terá a responsabilidade de transformar a enorme riqueza obtida no pré-sal em poupança de longo prazo, capaz de fornecer às atuais e às futuras gerações a melhor parcela dessa riqueza, transformada, ao longo do tempo, em investimentos efetivos na qualidade dos serviços públicos, na redução da pobreza e na valorização do meio ambiente. Recusaremos o gasto apressado, que reserva às futuras gerações apenas as dívidas e a desesperança.
Queridos e queridas brasileiras e brasileiros, muita coisa melhorou no nosso país, mas estamos vivendo apenas o início de uma nova era. O despertar de um novo Brasil.
Recorro a um poeta da minha terra natal. Ele diz: “o que tem de ser, tem muita força, tem uma força enorme”.
Pela primeira vez o Brasil se vê diante da oportunidade real de se tornar, de ser, uma nação desenvolvida. Uma nação com a marca inerente também da cultura e do estilo brasileiros - o amor, a generosidade, a criatividade e a tolerância.
Uma nação em que a preservação das reservas naturais e das suas imensas florestas, associada à rica biodiversidade e à matriz energética mais limpa do mundo, permitem um projeto inédito de país desenvolvido com forte componente ambiental.
O mundo vive em um ritmo cada vez mais acelerado de revolução tecnológica. Ela se processa tanto na decifração de códigos desvendadores da vida quanto na explosão da comunicação e da informática.
Temos avançado na pesquisa e na tecnologia, mas precisamos avançar muito mais. Meu governo apoiará fortemente o desenvolvimento científico e tecnológico para o domínio do conhecimento e para a inovação como instrumento fundamental de produtividade e competitividade do nosso país.
Mas o caminho para uma nação desenvolvida não está somente no campo econômico ou no campo do desenvolvimento econômico pura e simplesmente. Ele pressupõe o avanço social e a valorização da nossa imensa diversidade cultural. A cultura é a alma de um povo, essência de sua identidade.
Vamos investir em cultura, ampliando a produção e o consumo em todas as regiões de nossos bens culturais e expandindo a exportação de nossa música, cinema e literatura, signos vivos de nossa presença no mundo.
Em suma: temos que combater a miséria, que é a forma mais trágica de atraso, e, ao mesmo tempo, avançar investindo fortemente nas áreas mais modernas e sofisticadas da invenção tecnológica, da criação intelectual e da produção artística e cultural.
Justiça social, moralidade, conhecimento, invenção e criatividade devem ser, mais que nunca, conceitos vivos no dia a dia da nossa nação.
Queridas e queridos brasileiros e brasileiras, considero uma missão sagrada do Brasil a de mostrar ao mundo que é possível um país crescer aceleradamente, sem destruir o meio ambiente.
Somos e seremos os campeões mundiais de energia limpa, um país que sempre saberá crescer de forma saudável e equilibrada.
O etanol e as fontes de energias hídricas terão grande incentivo, assim como as fontes alternativas: a biomassa, (incompreensível) a eólica e a solar. O Brasil continuará também priorizando a preservação das reservas naturais e de suas imensas florestas.
Nossa política ambiental favorecerá nossa ação nos fóruns multilaterais. Mas o Brasil não condicionará sua ação ambiental ao sucesso e ao cumprimento, por terceiros, de acordos internacionais.
Defender o equilíbrio ambiental do planeta é um dos nossos compromissos nacionais mais universais.
Meus queridos brasileiros e brasileiras, nossa política externa estará baseada nos valores clássicos da tradição diplomática brasileira: promoção da paz, respeito ao princípio de não intervenção, defesa dos Direitos Humanos e fortalecimento do multilateralismo.
O meu governo continuará engajado na luta contra a fome e a miséria no mundo.
Seguiremos aprofundando o relacionamento com nossos vizinhos sul-americanos; com nossos irmãos da América Latina e do Caribe; com nossos irmãos africanos e com os povos do Oriente Médio e dos países asiáticos. Preservaremos e aprofundaremos o relacionamento com os Estados Unidos e com a União Europeia.
Vamos dar grande atenção aos países emergentes. O Brasil reitera, com veemência e firmeza, a decisão de associar seu desenvolvimento econômico, social e político ao nosso continente.
Podemos transformar nossa região em componente essencial do mundo multipolar que se anuncia, dando consistência cada vez maior ao Mercosul e à Unasul. Vamos contribuir para a estabilidade financeira internacional, com uma intervenção qualificada nos fóruns multilaterais.
Nossa tradição de defesa da paz não nos permite qualquer indiferença frente à existência de enormes arsenais atômicos, à proliferação nuclear, ao terrorismo e ao crime organizado transnacional.
Nossa ação política externa continuará propugnando pela reforma dos organismos de governança mundial, em especial as Nações Unidas e seu Conselho de Segurança.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros, disse, ao início deste discurso, que eu governarei para todos os brasileiros e brasileiras. E vou fazê-lo.
Mas é importante lembrar que o destino de um país não se resume à ação de seu governo. Ele é o resultado do trabalho e da ação transformadora de todos os brasileiros e brasileiras. O Brasil do futuro será exatamente do tamanho daquilo que, juntos, fizermos por ele hoje. Do tamanho da participação de todos e de cada um: dos movimentos sociais, dos que labutam no campo, dos profissionais liberais, dos trabalhadores e dos pequenos empreendedores, dos intelectuais, dos servidores públicos, dos empresários, das mulheres, dos negros, dos índios, dos jovens, de todos aqueles que lutam para superar distintas formas de discriminação. 
Quero estar ao lado dos que trabalham pelo bem do Brasil na solidão amazônica, no semiárido nordestino e em todos os seus rincões, na imensidão do cerrado, na vastidão dos pampas.
Quero estar ao lado dos que vivem nos aglomerados metropolitanos, na vastidão das florestas; no interior ou no litoral, nas capitais e nas fronteiras do Brasil.
Quero convocar todos a participar do esforço de transformação do nosso país.
Respeitada a autonomia dos poderes e o princípio federativo, quero contar com o Legislativo e o Judiciário, e com a parceria de governadores e prefeitos para continuarmos desenvolvendo nosso país, aperfeiçoando nossas instituições e fortalecendo nossa democracia.
Reafirmo meu compromisso inegociável com a garantia plena das liberdades individuais; da liberdade de culto e de religião; da liberdade de imprensa e de opinião.
Reafirmo que o que disse ao longo da campanha, que prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras. Quem, como eu e tantos outros da minha geração, lutamos contra o arbítrio, a censura e a ditadura, somos naturalmente amantes da mais plena democracia e da defesa intransigente dos direitos humanos, no nosso país e como bandeira sagrada de todos os povos.
O ser humano não é só realização prática, mas sonho; não é só cautela racional, mas coragem, invenção e ousadia. E esses são os elementos fundamentais para a afirmação coletiva da nossa nação.
Eu e meu vice-presidente Michel Temer fomos eleitos por uma ampla coligação partidária. Estamos construindo com eles um governo onde capacidade profissional, liderança e a disposição de servir ao país serão os critérios fundamentais.
Mais uma vez estendo minha mão aos partidos de oposição e às parcelas da sociedade que não estiveram conosco na recente jornada eleitoral. Não haverá de minha parte e do meu governo discriminação, privilégios ou compadrio.
A partir deste momento sou a presidenta de todos os brasileiros, sob a égide dos valores republicanos. Serei rígida na defesa do interesse público. Não haverá compromisso com o desvio e o malfeito. A corrupção será combatida permanentemente, e os órgãos de controle e investigação terão todo o meu respaldo para aturem com firmeza e autonomia.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros, chegamos ao final deste longo discurso. Queria dizer a vocês que eu dediquei toda a minha vida à causa do Brasil. Entreguei, como muitos aqui presentes, minha juventude ao sonho de um país justo e democrático. Suportei as adversidades mais extremas infligidas a todos que ousamos enfrentar o arbítrio. Não tenho qualquer arrependimento, tampouco não tenho ressentimento ou rancor.
Muitos da minha geração, que tombaram pelo caminho, não podem compartilhar a alegria deste momento. Divido com eles esta conquista, e rendo-lhes minha homenagem.
Esta, às vezes dura, caminhada me fez valorizar e amar muito mais a vida e me deu sobretudo coragem para enfrentar desafios ainda maiores. Recorro mais uma vez ao poeta da minha terra: 'O correr da vida – diz ele – embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem'.
É com essa coragem que vou governar o Brasil. Mas mulher não é só coragem. É carinho também. Carinho que dedico a minha filha e ao meu neto. Carinho com que abraço a minha mãe que me acompanha e me abençoa. É com esse imenso carinho que quero cuidar do meu povo, e a ele dedicar os próximos anos da minha vida.
Que Deus abençoe o Brasil! Que Deus abençoe a todos nós! E que tenhamos paz no mundo!"

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails