"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

terça-feira, 21 de setembro de 2010

UMA BOA NOTÍCIA!

Censo Escolar 2010 – Gravatá entregou os dados com antecedência e será gratificada

O INEP / MEC deu início desde maio até o mês de agosto ao trabalho de coleta de dados do Censo Escolar 2010. Todas as escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, inclusive de educação de jovens e adultos, forneceram dados sobre alunos, professores, turmas e sobre a própria escola. A secretaria de educação de Gravatá entrou em ação e realizou o trabalho com antecedência, enviando os dados ao MEC. A rapidez com que os números forma entregues rendeu a Gravatá uma boa gratificação. Quinze escolas receberam 12 mil reais cada uma, essa quantia deve ser investida em pequenas reformas como pintura, troca de vasos sanitários, entre outros, e 30 % desse valor deve ser destinado a compra de bens permanentes como geladeira, fogão e armários.
Ainda sendo beneficiada pela agilidade, Gravatá irá receber vários computadores (a quantia ainda não foi informada) para que as máquinas sejam entregues às escolas do município. As escolas que receberão os computadores serão escolhidas pelo Ministério da Educação. A secretária Rosa Melo está bastante satisfeita com o resultado, “Fizemos esse trabalho de coleta de dados com a maior agilidade possível para que pudéssemos entregar a tempo todas essas informações ao MEC. A gratificação veio em excelente momento, essas escolas merecem e mais ainda seus alunos. Estamos satisfeitos, é a conseqüência de um trabalho bem executado”, disse a secretária.
Desde 2007 a coleta do Censo da Educação Básica vem sendo feita pela Internet, com o sistema Educacenso, que possibilitou precisão de dados.
As informações deixaram de ser agregadas por escola e passaram a ser individualizadas. Dessa forma, ao invés de fornecer apenas o número de alunos matriculados, a escola começou a dar informações detalhadas sobre cada um de seus alunos: nome completo, data de nascimento, sexo, cor/raça, nome dos pais, naturalidade, endereço residencial, necessidades de atendimento escolar diferenciado, utilização de transporte público, necessidades educacionais especiais e rendimento escolar do ano anterior.

Da mesma forma são solicitadas informações sobre cada professor que esteja em regência de classe, sobre as turmas existentes e, ainda, detalhes sobre a escola, como infra-estrutura, equipamentos, participação em programas como livro didático e alimentação escolar, dados educacionais como modalidades (regular, especial ou de jovens e adultos) e etapas (creche, pré-escola, fundamental, médio, profissional) oferecidas. Também forma solicitadas informações sobre utilização de material didático específico para grupo étnico, sala de recursos, atendimento educacional especializado.

Os dados do Censo Escolar constituem a mais completa fonte de informações utilizada pelo Ministério da Educação para a formulação de políticas e para o desenho de programas. É também a base para a definição de critérios para repasse - a escolas, a estados e a municípios - dos diversos tipos de recursos existentes.
Conheça os Números de Gravatá
Número de Escolas em Atividade
70 escolas
Número de Alunos
3.595 – Zona Rural
7.703 – Zona Urbana
Total – 11.298 alunos
Professores
474 professores
Monitores
52 Monitores em atividades complementares

____________________
Com informações do site da Prefeitura
www.prefeituradegravata.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails