"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

terça-feira, 29 de maio de 2012

ESCOLA IRMÃ JUDITH VISITA AS ALDEIAS XUKURU EM PESQUEIRA

Nossos alunos das 3ªs. séries A e B e da 4ª. série B, acompanhados dos professores Aldenise, Célia, Cibelle e Manoel e também os alunos da EJA, juntamente com as professoras Cristiane, Dora, Maria e Silvana, além da nossa equipe gestora, Ceça e Wanessa, realizaram ontem, dia 27, uma aula-passeio às aldeias indígenas Xukuru, localizadas no município de Pesqueira. O agendamento da visita foi feito pela profª. Penha (de Pesqueira), a quem agradecemos pela disponibilidade. No total, 90 alunos participaram da visita, distribuídos em dois ônibus.
Do Blog da Escola Irmã Judith (http://escolairmajudith.blogspot.com.br/2012/05/visita-as-aldeias-xukuru-em-pesqueira.html)
Mata do Ororubá, Território Indígena Xukuru, Pesqueira-PE
Fomos à casa do cacique Marcos Xukuru, mas o mesmo havia saído havia poucos minutos, pois tinha um compromisso naquela manhã. "Ele esperou por vocês ansiosamente, mas infelizmente teve que sair para um compromisso", disse Joice, sua irmã, que nos recebeu. Mas, a visita ao local valeu a pena, pois lá funciona a central de organização da educação escolar do povo Xukuru e assim, foi possível conhecer um pouco da educação indígena desenvolvida nas aldeias.
De lá, seguimos para o encontro com a mãe do cacique, a srª. Zenilda. Pessoa mais simpática e acolhedora impossível. Todos nos sentimos em casa com sua recepção. Fomos com ela da aldeia Pedra d'Água até o local onde os mortos são enterrados ou "plantados" como dizem os Xukuru. Lá estão, entre outros, o cacique Chicão e um de seus filhos.

D. Zenilda 'pedindo licença' para entrar num local sagrado para o povo Xukuru. Nossos alunos, em silêncio, observando.

A fala da mãe do cacique prendeu a atenção dos nossos alunos. Explicou com palavras simples toda a luta do povo Xukuru, sua história, sua cultura, seu trabalho... Contou suas conquistas e se emocionou ao falar do seu marido (cacique Chicão), que foi assassinado. Realmente, uma lição de vida.

Mulher incansável e destemida. Ainda na ativa, visita todos os dias as escolas das aldeias, distribuindo alimentos produzidos no território Xukuru. "Não temos mais mortalidade infantil em nossas aldeias", disse.
Para se referir à sua luta e, lembrando do cacique Chicão, citou por diversas vezes uma frase dele, que diz:
"Em cima do medo, a coragem".
 Um toré com a mãe do povo Xukuru, D. Zenilda



De volta para o ônibus, levando as lições aprendidas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

UMA ESCOLA ENTREGUE A PRÓPRIA SORTE!

Área externa onde as crianças brincam e treinam para poderem participar do JOEG - com pedras, terreno desnivelado, com buracos, sem cimetno.
ESCOLA MARIA ALICE DA VEIGA PESSOA - TERRA DE NINGUÉM!




Fio instalado desde 2005, esperando pelo Laboratório de Informática (PROINFO)




Piso da sala da 3ª série
Frente da escola - sem calçamento





domingo, 27 de maio de 2012

APENAS PARA REFLETIR!

"Nenhum educador de mediano bom senso vai achar que a educação, por si só, liberta. Mas também não pode deixar de reconhecer o papel da educação na luta pela libertação."
"Há duas condições para você ser eficaz no trabalho. Uma que seja competente no que faz. Em segundo lugar, não acredito em eficácia quando se faz a coisa sem que haja uma entrega. É preciso também exigir respeito por nosso trabalho."
(PAULO FREIRE) 
 

 



segunda-feira, 21 de maio de 2012

Um duro golpe na educação!!



Com muita tristeza e muito pesar (até porque desconhecia essa prática), li há alguns minutos em meu facebook, uma nota publicada por uma colega de trabalho, de que, foi enviado no dia de hoje, um relatório para prefeitura de Gravatá, informando que a “proposta” do executivo em dividir as três parcelas do retroativo de 2012 mais uma das 5 de 2011, em 8 vezes, deixando 4 parcelas de um acordo descumprido, feito em 2011 para serem pagas em 2013, foi aceito por uma maioria de professores que participaram da última assembleia no dia 14 deste mês. Ao que me consta (e me corrijam se estiver equivocada), fui a única educadora presente nesta reunião, que levantou os dois braços, sinalizando a não-aceitação a esta proposta imoral e indecente, dentro do meu direito de pensar, por ter conhecimento e por ter publicado diversas situações que a mim parecem no mínimo “estranhas”, na forma de uso do dinheiro destinado a educação em Gravatá, bem como em outras pastas, conforme se pode verificar no Portal da Transparência. É importante ressaltar também que, a reunião não contou com a totalidade dos professores filiados ao sindicato, por diversas razões: um número expressivo de professores, trabalham em outros municípios, como forma de multiplicar seus ganhos, para manter um padrão de vida médio. Alguns comunicaram que se encontravam doentes. Os demais, desconheço o motivo da ausência.

Diante deste comunicado, senti uma dor semelhante a um golpe desferido no estômago, por ver esvaindo-se dentre os princípios defendidos pela educação, o princípio da não subserviência, da consciência crítica. Quando não aceitei o tal acordo, não tinha (nem tenho) a pretensão de ser uma figura polêmica, nem do contra. Muito pelo contrário. Minha não concordância tem embasamento nos números demonstrados nas despesas feitas pelo município desde 2009, que estão a disposição de qualquer cidadão, que dão conta de que o município gastou milhões com propaganda, com shows superfaturados e outras contas estarrecedoras até aos olhos do mais humilde munícipe, o que torna óbvio que, um município que paga mais de 200 mil a uma única atração musical que se apresentou na cidade, tem dinheiro suficiente para pagar o salário integral dos professores e, se não o faz, demonstra a falta de respeito com que trata a educação.

Esta decisão, de uma maioria presente na referida assembleia, gerou em mim um conflito imenso, referente ao que aprendi, desde quando fui aluna do curso de magistério no Devaldo Borges há 18 anos, tendo dentre outros mestres, a Prof.ª Lúcia Amorim, Prof.ª Poliana, Prof.ª Leonor, que provocavam reflexões sobre o papel da educação e seu efeito. Diziam elas em forma de parábolas, seguindo a orientação de outros grandes mestres como Paulo Freire, que a educação traz luz, esclarecimento, combate a ignorância, abre os olhos. O grande Albert Einstein disse certa vez: “Uma mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará a seu tamanho original”. A bíblia sagrada traz em um de seus textos a seguinte reflexão: “Quem tem posto a mão no arado* não pode mais voltar atrás”. (Lc. 9:61). Hoje, curso Mestrado em Ciências da Educação, e continuo aprendendo estes mesmos ensinamentos.

Ouvi como explicação e/ou justificativa de alguns colegas de que aceitar esta “proposta” se dá pelo fato de saberem que a justiça é morosa, lenta demais e, que se fossem esperar por uma decisão judicial, o pagamento seria feito a seus netos ou bisnetos. Não julgo-os, nem os condeno. Não é este meu papel. Creio que cada um age movido por alguma força, convicção ou ideologia, por mais absurda que possa parecer. Eu, defendo o que acredito!!!

No entanto, não compactuo deste pensamento. Estarei recorrendo a justiça, sim, acreditando que a justiça atende aos que dela se valem, aos que a ela recorrem por terem seus direitos desrespeitados. Se meus netos tiverem de receber o valor que me está sendo negado agora, saberão que não fui de encontro aos meus princípios e ao que defendo enquanto educadora.

Olharei-os de cabeça erguida, assim como olharei para meus alunos segunda-feira, com altivez, defendendo com veemência que, não devem se conformar em morar num barraco, já que existem favelas no mundo todo. NÃO!! Existem programas do governo federal, custeado com nossos impostos, para combater a pobreza extrema. Vamos lutar para ter esse direito respeitado. Não direi aos meus alunos que continuem assistindo as aulas em uma sala quente, com buracos no piso, em cadeiras que aleijam nossa coluna, porque os alunos na África assistem aulas debaixo de uma árvore. NÃO!! Nossos impostos garantem, através de programas do governo como o FNDE, escolas bem equipadas, com material de qualidade, móveis adequados para facilitar o trabalho de ensino-aprendizagem. Não direi aos meus alunos que comam cuscuz seco com mortadela frita, já que há milhares de crianças que estão morrendo de fome no mundo todo. NÃO!! Nossos impostos garantem através de programas do governo federal, como o PNAE, uma merenda de qualidade, que não precisa ter caviar, mas garante alimentos nutritivos, saudáveis e saborosos na merenda. Finalmente, erguerei a cabeça e direi aos meus alunos que, trabalhei em 2011, e não esperarei para receber em 2013, porque isso fere princípios básicos da dignidade e as leis trabalhistas deste país. Se eu assim não o fizer, estarei indo de encontro a tudo que defendo e acredito. Estarei jogando pelo ralo 11 anos vividos intensamente em prol da educação, que procuro fazer de forma dinâmica, combatendo a mediocridade do sistema, que a toda hora tenta me empurrar de goela abaixo que, ensino público não tem qualidade, e que devemos nos conformar com o que tem ai, já que não poderemos mudar o mundo. NÃO!! Acredito no que faço. Continuarei a fazer, tão somente, porque continuo sendo aluna, e como tal, aprendi que: “"Nenhum educador de mediano bom senso vai achar que a educação, por si só, liberta. Mas também não pode deixar de reconhecer o papel da educação na luta pela libertação."(Paulo Freire ).

Neste momento, me uno aos meus companheiros professores de Bezerros, que por aceitarem receber migalhas, decretaram GREVE naquele município, com apoio do SINPRO-PE. Aos companheiros da Bahia, que soma mais de 40 dias de greve, por terem consciência de que não estão pedindo esmolas, mas lutando por um direito justo, inalienável!! Se ainda alguém que acredita nisto, una-se a mim nesta luta. Não estaremos sozinhos. Temos ao nosso lado as maiores e melhores coisas que um ser humano pode ter: A VERDADE E A JUSTIÇA!!

*Arado é um instrumento que serve para lavrar (arar) os campos, revolvendo a terra com o objetivo de descompactá-la e, assim, viabilizar um melhor desenvolvimento das raízes das plantas.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

IMPORTANTÍSSIMO!!!


DESABAFO DO PROF. CARLOS FESTER (CARLÃO)

 TEATRO DA PAIXÃO DE GRAVATÁ, AINDA NÃO RECEBEU PELAS APRESENTAÇÕES NO MÊS DE ABRIL!
 
Tenho q informar pois , muitos nao acreditam q a prefeitura não pagou e dizem que recebemos e somos desonestos.....
Mais uma semana se passou   o prefeito Ozano Brito nem lembrou do pagamento do patrocínio do Teatro da Paixão NEM LIGA PARA O GRUPO... Estamos endividados.Já estamos pedindo novos empréstimos, agora para pagar os "buracos" e as dívidas.. Absurdo.. A gente não pode nem REIVINDICAR, senão corre o risco de não receber de vez.. NÃO É COSTUME DOS GOVERNANTES! Mas a dor quem está sentindo somos nós..
ARTISTAS  MAIS UMA SEMANA PEÇO DESCULPAS MAS A REUNIÃO FICARÁ PARA O OUTRO SÁBADO DIA 26 DE MAIO, REPASSEM.
Quem está do nosso lado ???

quinta-feira, 17 de maio de 2012

GRAVATÁ: AS CONTRADIÇÕES DE UM GOVERNO

As descobertas das últimas semanas têm sido surpreendentes e ao mesmo tempo revoltantes, diante do que é divulgado no Portal da Transparência do Município, quando confrontado com a realidade. Já que uma imagem vale mais que mil palavras... vamos a elas!!

COMO SE EXPLICA E SE JUSTIFICA, DESTINAR SUPOSTAMENTE MAIS DE 300 MIL PARA "PASSES ESTUDANTIS" PARA ALUNOS DA ZONA RURAL,  
 

ENQUANTO ESTES, O TRANSPORTE QUE DISPÕEM SÃO CAMINHÕES PAU-DE-ARARA?

 COMO EXPLICAR E COMO COMPREENDER O PAGAMENTO DE MAIS DE 1 MILHÃO DE REAIS PARA TRANSPORTE DOS ALUNOS,NESTAS CONDIÇÕES, COMO SE FOSSEM ANIMAIS??

SE AS ESTRADAS SÃO INTRANSITÁVEIS PARA OUTRO TIPO DE TRANSPORTE, QUE SE CONSERTEM AS ESTRADAS!!!MAS, ALUNOS NÃO SÃO BOIS NEM MERCADORIAS PARA SEREM CARREGADOS COMO CARGAS, MUITO MENOS, POR ESTE VALOR!!!


COMO DIZ A LETRA DA CANÇÃO: "ALGUMA COISA ESTÁ FORA DA ORDEM"!!!!

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE TYHAGO FERREIRA - BLOG DO CAJU! PARABÉNS!!

Feliz aniversário Tyhago!

Que Deus te abençoe e te conceda muitos anos de vida!

Continue firme e forte, com sua missão e talento em informar, debater assuntos relevantes, com brilhantismo!


Parabéns!!

PRECONCEITO CONTRA NORDESTINOS RECEBE PUNIÇÃO!!!ATÉ QUE ENFIM!!


internetA Justiça Federal de São Paulo condenou nesta quarta-feira a estudante Mayara Penteado Petruso a 1 ano, 5 meses e 15 dias de prisão pelo crime de racismo.
O crime da estudante foi ofender nordestinos por meio da rede social Twitter.
A ofensa foi publicada no dia 31 de outubro de 2010, logo após a vitória eleitoral da petista Dilma Rousseff sobre o tucano José Serra.
Os maiores índices de votação de Dilma na ocasião foram registrados na região Nordeste.
“Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!”, escreveu a estudante em sua página. As informações são da Folha de São Paulo.
A notícia-crime que deu origem ação que, por sua vez, desembocou na punição de Mayara, é de autoria da OAB-PE.
A informação foi motivo de matéria publicada, com exclusividade pelo Diario no dia 04 de novembro de 2010. O texto foi assinado pelo editor do Blog. Relembre aqui ou abaixo:
OAB aciona xenófoba no Ministério Público
O preconceito contra os nordestinos expresso por meio do Twitter na última segunda-feira motivou ação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Pernambuco (OAB-PE).
Hoje, a entidade protocola, no Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP), notícia-crime contra Mayara Petruso, a estudante de direito daquele estado.
Ela é apontada como autora da frase xenófoba que desencadeou uma avalanche de posts agressivos no microblog contra os nascidos na região.
De acordo com informações da assessoria da OAB, a expectativa é que o MPF-SP analise as provas e decida se é cabível a ação penal contra a universitária.
Na declaração escrita no Twitter a estudante afirmou: “nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado”. A frase foi ‘inspirada’ no suposto poder de decisão dos nordestinos no resultado do segundo turno da eleição presidencial.
Em outras palavras, a vitória de Dilma Rousseff (PT) só teria ocorrido por conta dos votos recebidos por ela entre o Maranhão e Bahia.
No entanto,a totalização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indica que a petista venceria mesmo que fossem considerados apenas os votos das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
No cenário em que os votos do Nordeste não são contabilizados, Dilma ficaria com 1,3 milhão de votos a mais que Serra. Até mesmo se fossem computados apenas votos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ela sairia vencedora, com cerca de 300 mil votos à frente.
Segundo o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, ao fazer tal declaração a estudante de direito praticou os crimes de racismo e de incitação pública à pratica delituosa.
“O crime de racismo é um crime cuja penalidade é muito severa. É imprescritível e inafiançável. Ela poderá ser condenada a uma pena de dois a cinco anos de reclusão. Já o crime de incitação pública à prática de ato delituoso é mais brando. Ele prevê detenção de três a seis meses ou multa”.
Ainda de acordo com Mariano, o que mais preocupa é o fato de o ocorrido não ser um ato isolado ou incomum. “Eu fico preocupado porque isso é recorrente. Agora, acredito que isso representa a movimentação de uma parcela pequena da população”, ressalta.
Para ele, essas ações têm por objetivo caluniar e difamar as pessoas que moram no Nordeste. “Isso não pode crescer. É o momento de as instituições reagirem, de efetivamente mostrarem que quem fizer será punido. A verdade é que as pessoas praticam esses atos delituosos na certeza de que não serão punidas”.
Há cinco meses, o site de relacionamento Orkut também foi instrumento para atitude do gênero. Uma das comunidades da rede social veiculou mensagens preconceituosas contra as vítimas das enchentes registradas em Pernambuco e Alagoas, entre junho e julho deste ano.
Na ocasião, a OAB-PE se mobilizou para acionar o MPF, mas, diante de ações já encaminhadas ao órgão motivadas pelo mesmo assunto, a entidade considerou a denúncia desnecessária.
O questionamento sobre o fato de Mayara ter sido ou não a primeira a se manifestar contra os nordestinos é irrelevante, segundo o presidente da OAB-PE.
“Estamos partindo desse pressuposto, que a declaração dela foi que motivou todas aquelas declarações horríveis que foram postadas. Agora, se ao longo da instrução do processo, identificarmos que as outras pessoas, isso não impede movamos notícia-crime também contra os outros participantes. Não vou perder tempo tentando identificar todos. Isso pode levar muito tempo. Ela já está devidamente identificada e, independentemente se ela foi a primeira ou a segunda a postar, isso, ao meu ver, é irrelevante. O fato é que ela postou essa declaração”, afirmou.
Estudante é demitida(vinculada)
O Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop) enviou ontem ofício ao ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, pedindo atenção especial para recorrência do racismo contra os nordestinos na internet. ONG de Direitos Humanos com Status Especial Consultivo perante o Conselho Econômico e Social da ONU, o Gajop cobra uma atitude do órgão como forma de coibir atitudes discriminatórias.
No ofício, a entidade ressalta que a prática viola “claramente os Direitos Humanos, assim garantidos em Convenções e tratados internacionais ratificados pelo Brasil, bem como a lei nº 7.716/1989, que define os crimes de preconceito de raça ou de cor”.
O Gajop lembra que está de olho na onda xenófoba “desde que denúncias, de características semelhantes, foram apresentadas a esta Secretaria, quando da discriminação evidenciada para com os desabrigados das enchentes que causaram danos gravíssimos à população dos estados de Pernambuco e Alagoas, em especial, no mês de junho do corrente”. OGajop destaca que a internet é um instrumento ímpar e de utilidade inquestionável, mas que tornou-se veículo para “fins atentatórios aos direitos garantidos a todo(a) cidadão(ã)”. Por fim, destaca que por ser criminosa a prática requer imediata atenção por parte dos órgãos competentes.
Por sua vez, Mayara Petruso, viu seu nome encher, novamente, posts e mais posts no microblog, dois dias depois de usar a liberdade de expressão para externar seu racismo via Twitter. Ontem, ela foi demitida do estágio no escritório Peixoto e Cury Advogados. A empresa informou, porém, que o desligamento estava programado desde antes do episódio e que nada tem a ver com o racismo expresso pela estudante. Além de perder o estágio, Mayara teve informações pessoais, encontradas no seu perfil em sites de relacionamento, expostas e comentadas no Twitter e em blogs contrários à xenofobia. (Josué Nogueira)
Tags: , , , , , ,
Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/politica/?p=18548

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A DOR DE UMA MÃE!

Este é o meu filho,tão pequeno e lindo,tão amado MORTO pelo PLANO DE SAÚDE e HOSPITAL PARTICULAR emcaruaru,que deveriam dar assistencia a quem quer que fosse com dinheiro ou sem dinheiro,mas so pudemos internar ele com cheque 24 horas depois q ele deu entrada no hospital,mesmo encaminhado pela medica do plano de vitoria de santo antao.Mesmo passando 4 dias internado,nao deram assistencia medica correta e meu filho MORREU.Isso pq ele so tinha infeccao urinaria e estava com anemia.Extremamente tratavel em poucos dias.Mas eles querem só dinheiro e mesmo assim cobrando tão caro,queriam mais e por este motivo manteram meu filho com uma medicao fraca e fez com que isso levasse a generalizar e ele ter 5 paradas cardiacas e no final quando precisamos de uma UTI movel pra transferir para um lugar mais adequado para a sobrevivencia dele,o plano NEGOU e ele morreu.Divulguem,compartilhem,façam parte desta historia para nao acontecer com alguem de sua familia.Que DEUS os abencoe.

Joseane Lourenço Luna

A DITADURA VOLTOU: BLOG DO CAJU RECEBE AMEAÇAS POR DENUNCIAR IRREGULARIDADES NA PREFEITURA DE GRAVATÁ!

As constantes denuncias e matérias que envolvem o quadro político da cidade estão definitivamente incomodando muita gente grande, assim como afirma o ultimo email recebido em nossa redação que ainda pedia para o editor do blog tomar cuidado no que publicava. Além dos emails, recebemos no ultimo dia 11 de maio por volta das 16hrs uma ligação com numero confidencial afirmando e repetindo as mesmas ameaças do ultimo email.
Visando a integridade dos editores do blog e da imparcialidade com a notícia registramos na ultima segunda feira (14) um Boletim de Ocorrência na 62ª Delegacia de Policia de Gravatá sob o nº 12E0152002227 que nos resguarda e matem o nosso direito de liberdade de imprensa. As cópias dos endereços de emails e dos textos das ameaças foram anexadas ao B.O e segundo o policial João Ricardo que registrou a queixa o caso começará a ser investigado ainda esta semana.
Na tentativa de inibir e controlar as matérias publicadas no blog, pessoas desocupadas e sem compromisso com a cidade começam a praticar esse tipo de ameaças. O blog deixa público o acontecimento e avisa que jamais irá se calar no meio de tantos descasos e abandonos que acontecem em nossa querida cidade.

O blog recebeu ameaças dos seguintes emails:
- claudiozzetir1987@yahoo.com.br – Nome: Ricardo Junior
- albertobabagta@gmail.com – Nome: Alberto Filho



terça-feira, 15 de maio de 2012

PARA ONDE VAI O DINHEIRO QUE DEVERIA SER PARA A EDUCAÇÃO EM GRAVATÁ


ALUGUEL DE UM PRÉDIO TÉRREO, NO BAIRRO NOVO, POR MAIS DE 4 MIL REAIS!!





MAIS DE 300 REAIS EM "PASSES" ESTUDANTIS, E OS ALUNOS CONTINUAM EM "PAUS -DE-ARARA"!!











LinkWithin

Related Posts with Thumbnails