"Acreditando na magia que existe na educação! Buscando ser a mudança que quero ver no mundo"!
CONTATOS: sunamitamagalialbuquerque@hotmail.com /sunamitanativaoliveira@gmail.com

domingo, 27 de fevereiro de 2011

GRAVATÁ FOI PALCO DE UMA DAS MAIS BELAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE PERNAMBUCO


IV ENCONTRO DOS MARACATUS PROMOVIDO PELA PREFEITURA DE GRAVATÁ FOI EMOCIONANTE

A riqueza cultural é incontestável. O contexto e o valor  histórico inegável. Mas, além de tudo isso, há a beleza de cada passo, de cada compasso, a expressão de cada participante que carrega literalmente a cultura de nosso povo nas costas. como no caso da vestimenta pesada, mas de uma beleza ímpar, do caboclo de lança, personagem do Maracatu Rural.

O evento promovido pela Prefeitura Municipal de Gravatá através  do prefeito Ozano Brito Valença, da Secretaria de Turismo que tem por secretário o jornalista  Ricardo Guerra e da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural que tem como secretário Aarão Lins de Andrade Neto, conhecido como Arãozito, que por sinal, participa do Maracatu do GAMR, aqui no município como batuqueiro, propiciou um momento não apenas de lazer para os gravataeses e demais visitantes, mas sobretudo a oportunidade de adquirir conhecimento acerca das expressões culturais de nosso estado.

A noite iniciou com a apresentação de um grupo de crianças assistidas pelo PETI (Programa de erradicação do trabalho infantil), gerido pela Secretária de Ação Social e Primeira-dama Maria Dulce. Em seguida, veio o Bloco da Saudade, que relembrou as marchinhas dos antigos carnavais.

A empolgação foi tanta, que até o prefeito  entrou na roda, atendendo ao convite dos integrantes do grupo e participou da festa juntamente com a Primeira-dama D. Dulce, dançando e cantando ao som da Banda XV de Novembro. A noite também marcou a estréia da bela radialista Aline Sousa no comando das apresentações.

Por volta das 22 horas, soaram os tambores do Maracatu Sol do GAMR, anfitrião deste evento. A partir deste momento, as imagens falam por si só. Magia, encanto, beleza, resistência, tradição, história, luta, vida! Um misto de força e superação na batida de  cada tambor, Indescritível!!!

Eu com o prefeito Ozano Brito Valença - agradecimento!

A bela radialista e amiga Aline Sousa
Tia Leonor (minha ex-professora do magistério) sendo entrevistada pela amiga Aline Sousa
O prefeito e a Primeira-dama caindo na folia com o Bloco da Saudade

Bloco da Saudade de Gravatá
O Maracatu do GAMR (Grupo de Apoio a meninos de rua)
O ilustre batuqueiro Arãozito - secretário de meio ambiente e desenvolvimento rural de Gravatá
A beleza incontestável do Caboclinho


Tambores de Olorum de Recife
Maracatu Nação Camaleão de Olinda-PE


Frevo de Bezerros e Gravatart
Os Caboclos de lança do Maracatu Rural Águia Dourada, de Glória do Goitá



A bela Rainha do Maracatu presenteia o prefeito Ozano Brito





PARABÉNS À PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAVATÁ, NA PESSOA DO PREFEITO OZANO BRITO VALENÇA POR PROPICIAR UM EVENTO CULTURAL DESTE QUILATE, POSSIBILITANDO APRENDIZADO, DIVULGAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE NOSSA CULTURA, ALÉM DE CONTRIBUIR COM A DESMISTIFICAÇÃO DA CULTURA AFROBRASILEIRA, DERRUBANDO A BARREIRA DO PRECONCEITO, ADVINDA DA IGNORÂNCIA!

FOI LINDOOOOOOOOOOO!!!!!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails